Profile picture
Lucas Mafaldo @lucasmafaldo
, 13 tweets, 3 min read Read on Twitter
Boa parte da agressividade dessas eleições é que o discurso brasileiro tem dificuldade de ir além do "bandido bom é bandido morto" na direita e no "bandido bom é bandido solto" na esquerda.

Uma solução melhor foi dado pelo @adnarimrasec há algum tempo: "bandido não é bom".
A tese "bandido bom é bandido morto" é cruel e equivocada. Existem fortes motivos para existir o devido processo legal. Precisamos garantir que os inocentes não serão injustamente punidos. Precisamos garantir que a punição será proporcional. Precisamos interromper um possível...
... ciclo de vingança. Precisamos deixar uma porta aberta para a recuperação e reintegração na sociedade.

Porém, a esquerda-br foi muito para o outro extremo. Não lembro os números exatos, mas mais de 90% dos crimes não são investigados. Além disso, dos que são, a maior parte...
... não dá em nada: os presos ficam presos por pouco tempo e voltam ao a reincidir no crime.

Em paralelo à impunidade, há também uma demonização das forças de segurança. Os policiais e militares são vistos automaticamente tachados de "autoritários", "forças de repressão", etc.
E, bom, tenho instintos liberais e reconheço que as forças do estado podem realmente ser perigosas. Porém, que país funciona sem polícia e sem exército? Atacar violentamente essas instituições é apontar para uma utopia. Mesmo nas sociais-democraciais européias (e ainda mais nos..
... regimes socialistas), as forças de segurança são prestigiadas, pois são necessárias para fazer valer os direitos que protegem a própria sociedade.

No Brasil, no entanto, a esquerda age como se a mera existência da polícia fosse sinal de fascismo e mesmo os liberais se...
... apressam em ver qualquer reconhecimento dessas instituições como sinal de autoritarismo. Somado à impunidade generalizada, isso deixa a criminalidade solta para infernizar a vida dos 99.5% da população que são pessoas perfeitamente decentes.
O verdadeiro autoritarismo, o verdadeiro sufocamento da liberdade dos brasileiros, é a criminalidade onipresente, que impede as pessoas de sair de casa, circular à noite, caminhar à pé.

E, por duas décadas, ninguém quis entrar nessa assunto com medo de parecer fascista.
Só quem teve a coragem de pegar essa pauta era quem, equivocadamente, não hesitava em repetir o bordão "bandido bom é bandido morto". O sucesso dessa perspectiva compreensível: se a opção é matar ou morrer, a maioria da população não precisará pensar muito no caso.
Porém, uma direita que acredita nessa simplificação é também uma direita frágil, sem capacidade de responder às críticas que viriam até do centro.

Eis um discurso razoável que ganharia o apoio de 80% da população: é preciso pagar e treinar as forças de segurança, valorizar os...
... bons profissionais, tratar como heróis quem se dispõem a arriscar a vida pelos direitos do restante da sociedade, criar mecanismos para excluir os maus profissionais, montar um sistema jurídico rápido e eficiente que tire de circulação rapidamente os criminosos e que...
... ofereça oportunidade de reintegração DEPOIS da punição aos que derem sinais claros de capacidade de conviver pacificamente em sociedade.

Não há solução mágica para isso: é preciso colocar muito dinheiro e inteligência na área de segurança e na reforma do código penal.
O PSDB teve 8 anos e o PT teve 14 anos para fazer isso e optaram por chamar de fascista quem queria alguma resposta. Não deveríamos estar surpresos que o eleitorado queira dar uma chance para outros tentarem fazer algo.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Lucas Mafaldo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!