Profile picture
Góes, Carlos📈 @goescarlos
, 12 tweets, 3 min read Read on Twitter
Amigos que vão de 1️⃣3️⃣: se vocês não entendem pq eu vou de nulo, esse fio é pra vocês.
Eu estou tomando como verdade o que Haddad-é-Lula e seu partido disseram em seu programa de gov: q o Brasil vive estado de exceção; q a eleição é fraudulenta pq um condenado por corrupção n pôde pleitear; q n há prob fiscal com previdência; e q se deve controlar MP e Judiciário.
Foi clara escolha do PT fazer uma campanha para a militância (não pra população), apostar na polarização, escrever um programa de governo radical, insistir na tese do golpe, colocar Lula como candidato, dizer que Haddad-é-Lula e preferir Bolsonaro como seu opositor.
Na política, como na vida, a persistência importa. É impossível se convencer que Haddad é um moderado quando ele assinou um programa e uma campanha de 1T radicais. Além disso, as tentativas de moderação no 2T foram erráticas, limitadas e desmentidas pelo partido.
Qdo a gente dizia que Haddad tinha que girar ao centro, n tava falando da cor do logotipo. Tava dizendo que ele tinha que dizer Lula não é preso político, ir pra TV rasgar o plano de governo do primeiro turno; e chamar o Lisboa pra Fazenda.
A sinalização teria que ser mto forte, pq a radicalização do PT pós-2015 foi muito forte. N pra levar a sério um PT que dizia q o Brasil de 17, em q a PF tinha autonomia p/ indiciar presidente, era um estado de exceção eqto a Venezuela de Maduro, q tortura e mata, era democrática
Ele teria que repudiar Gleisi, Dirceu, Lula e Dilma. Ele teria que dizer claramente que o PT foi corretamente punido porque assaltou o erário. Ele teria que dizer que a Nova Matriz Econômica de Dilma causou a pior recessão da história do país - e q aquelas pol não se repetiriam.
Aos que dizem que tudo isso é vdd, mas Haddad continua sendo um mal menor, eu não discordo. O cenário + provável é que nem Bolso nem PT consigam mudar o regime em BSB. Não precisamos de histeria. Mas há riscos. Bolsonaro é autoritário; Haddad tem um plano de governo autoritário.
Pra mim, voto não é um exercício utilitário. Se fosse, ele não valeria mto: a prob de meu voto decidir a eleição tende a zero. Mas ele continua tendo valor: sinalizar qual projeto de país eu quero. E eu não posso assinar embaixo de nenhum desses dois projetos.
Por tudo isso é preciso respeitar o nulo. Quem vota nulo não está ajudando Bolsonaro ou compactuando com ele. Haddad-é-Lula e o PT não têm direito inalienável ao meu voto. Eles teriam de conquista-lo. E falharam miseravelmente nessa missão, por todos os motivos citados.
Para uma versão mais refinada desses pensamentos, ver esse editorial d’@OMercadoPopular, escrito por mim e pelo @raduan_.

mercadopopular.org/2018/10/editor…
.@ex_magico, @FakeArtur, @NPTO, escrevi pensando em vocês. Abração!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Góes, Carlos📈
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!