Profile picture
Góes, Carlos📈 @goescarlos
, 15 tweets, 4 min read Read on Twitter
Escutei hoje o discurso do Chanceler @ernestofaraujo. Tentando ser bem objetivo, tenho quatro reações: (1) o positivo; (2) o contraditório; (3) o negativo; e (4) o perigoso ufanismo quixotesco.
(1) O positivo - o Chanceler fez uma ótima autocrítica do papel do Itamaraty na sociedade. Numa democracia é natural que mude a política externa quando mudam os desígnios populares sobre a política. Diplomatas em geral tem uma postura comumente elitista e afastada do povo.
Eles se dizem servidores “de estado” e não “de governo”, como se fossem imbuídos eles próprios de definirem “o” interesse nacional. Na verdade, política externa é um instrumento de maximização de interesses definidos pelo processo político (pelo povo, via eleições).
Genericamente, a missão de trazer o Itamaraty de volta aos braços do povo parece bem louvável. Mas aí chegamos no (2) o contraditório: como realizar a missão de aproximar a política externa do povo recitando grego e latim?
O Chanceler deu uma aula de “erudição de salão”, tão comum entre nossos diplo. Essa erudição é um conhecimento pouco útil e qse exclusivamente estético. Talvez recitar grego e latim encante os deslumbrados - mas n traz nenhuma grande vantagem p/ alcançar os obj de pol externa.
Esse é sintoma de 1 problema mais profundo com o modelo que temos (diplo generalistas, q quase nunca se especializam em um tema ou região). A compensação da falta de especialidade técnica é o excesso de erudição de salão. Na forma, o novo Chanceler n indica um rompimento com isso
A inovação que ele propõe é (3) o negativo. Ele é enfático em propor uma política abertamente nacionalista e um rompimento com a tradição de defesa da ordem liberal internacional pela diplomacia brasileira.
Tradicionalmente, o q definimos como interesses nacionais e os objetivos da ordem liberal internacional se confundem. Defender direitos humanos, autodeterminação dos povos e multilateralismo é defender tanto os interesses do Brasil qto os regimes internacionais da ordem liberal.
O novo Chanceler diz que os diplomatas não são pagos para defender a ordem liberal, mas para defender a pátria (o Brasil), deixando claro que há em sua visão um conflito entre o Brasil e a ordem internacional.
Em contraposição ao globalismo e à ordem liberal internacional, o Chanceler propõe o nacionalismo. A estratégia é olhar para pátria, sem medo. Mas propõe isso num país que já é isolado da economia int (só comercia 25% do PIB) e tem só ~0,5% da sua pop de migrantes. Estranho.
Um dos prob é q ele n define quais são os objetivos, nem quais são os atores representados. “O Brasil” n existe. Os interesses do Brasil são os do consumidor; do partido do Presidente; da CNI; de quem? Antes de saber como chegar lá, precisamos saber oq e pra quem queremos.
Nessa confusão chegamos ao último ponto: (4) o ufanismo quixotesco. Antes de 1 análise de capacidades e clareza de obj e estratégias, o Chanceler quer ganhar “na raça”. Citou D. Quixote e a certeza de saber quem se é (mesmo que em delírios) como fosse suficiente p/ ganhar. N é.
Isso tdo regado a 1 nacionalismo simplório q poderia vir d 1 panfleto da juventude do PSOL (“leia menos Foreign Affairs e + Zé de Alencar; ouça menos CNN e + Raul Seixas”); e um messianismo de q Bolsonaro nos livraria da síndrome de vira-latas e nos tornaria em grande potência.
Fica faltando uma definição clara de objetivos e uma estratégia clara sobre como chegar nesses objetivos. Também não ficou claro como se alcançaria a des-elitização da política externa, em especial pq a estética do discurso foi extremamente elitizada.
Apesar de ter formação na área, n sou especialista em pol int. Essas são só impressões de quem estudou o assunto, trabalhou com diplomatas e em ambientes int. Se ficou algo faltando, perguntem a @GCasaroes, @dbelemlopes, @MatiasSpektor, @hussein_kalout, @MarcosDegaut e @AAbdenur.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Góes, Carlos📈
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!