Profile picture
Lucas Mafaldo @lucasmafaldo
, 13 tweets, 3 min read Read on Twitter
Torço para que Moro assuma o Ministério da Justiça. Ao contrário da maioria dos meus amigos, creio que essa será uma ótima decisão -- melhor até do que as minhas já altas expectativas para o novo governo.

Segue o porquê.
O principal argumento contra sua nomeação é que, ao assumir um cargo no governo, Moro prejudicaria a própria reputação, reforçando a narrativa de que ele teria sido parcial nas suas condenações anteriores.

Eis porque esse argumento está errado: não tem absolutamente nada, nada..
... nada que Moro possa fazer para convencer os petistas de que ele foi isento durante as investigações. Lembrem-se que há poucos meses se espalhavam teorias da conspiração de que Moro seria um peão do governo americano em busca do petróleo brasileiro.
Para o núcleo duro do petismo, não há fatos que alterem as "narrativas". Eles simplesmente jamais irão perdoá-lo pela condenação de Lula.

Além disso, essa tentativa de evitar as críticas é exatamente o mecanismo auto-castrador que eu descrevi no meu texto sobre "isentões".
O mecanismo é o seguinte: um acusador constante e determinado leva o acusado a uma situação da paralisia. O acusado fica com tanto medo de ser visto como um pecador que acaba pecando por omissão -- e fazendo tudo para evitar desagradar quem sempre lhe odiará.
Não caiam nessa armadilha. Nessas situações, o melhor é esquecer o dano reputacional e se concentrar em fazer a coisa certa.

O que depende do seguinte: deixando as narrativas de lado, será que Moro causará um bem maior indo para o Ministério da Justiça ou ficando onde está?
Levando em conta que ele já provou ter muita coragem, inteligência e integridade (ninguém enfrenta e vence uma quadrilha bilionária sem uma alta dose dessas três virtudes), minha tendência é torcer para que ele acabe no cargo mais elevado possível.
Para mim, a oportunidade de colocar um cara desse calibre no topo do executivo já valeria qualquer dano reputacional.

Sem falar o seguinte: eu não acredito que sua reputação irá sofrer dano algum. Acho mais provável que ela saia até reforçada.
Fora da bolha dos acusadores, a grande maioria da população interpretará sua nomeação como uma promoção merecida a alguém que ainda tem muito a oferecer ao país.
Isso está me lembrando daquela história de que o país "pegaria fogo" se Lula fosse preso. É o argumento de quem está morrendo de medo do adversário dar um lance vencedor.
Bolsonaro já começaria seu mandato enviando um forte sinal de respeito às instituições e de compromisso com o combate contra a corrupção. Moro ganharia uma oportunidade de continuar seu trabalho em outro patamar.

Estou ansioso para ver o que vai acontecer.
O texto organizado está aqui: facebook.com/lucasmafaldo/p…
Eis o texto sobre os isentões e o clima de acusação geral e constante: facebook.com/lucasmafaldo/p…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Lucas Mafaldo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Trending hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!