Profile picture
FazendaGovBr @FazendaGovBr
, 26 tweets, 7 min read Read on Twitter
Secretaria de Assuntos Internacionais (Sain) e @EconomiaGV realizam seminário sobre abertura comercial no Brasil. Confira o estudo produzido que será debatido no evento: goo.gl/G16HQ6
02. Secretário de Promoção da Produtividade e Advocacia da Concorrência, @jmpmello, aponta que melhor caminho é buscar evidência empírica sobre boas práticas para abertura comercial e adoção de políticas públicas que aumentem a competitividade brasileira
03. @jmpmello: "O Brasil nos últimos 30 anos teve um desempenho muito aquém do que poderia ter no crescimento da produtividade. Iisso se refletiu no crescimento da renda per capita, que cresceu menos do que poderia”.
04. @jmpmello aponta que, ao contrário de outros países, o aumento da escolaridade no Brasil não tem se refletido no aumento de produtividade do trabalho.
05.@jmpmello diz que a análise da produtividade é importante fator a ser avaliado na formulação de políticas públicas sólidas que promovam a abertura comercial do Brasil e aumentem a inserção brasileira no cenário internacional.
06. No 1º painel, Emanuel Ornelas (@EconomiaGV) informa q nível de abertura comercial brasileira é baixo desde 1960 e registrou nas últimas décadas aumento menor na comparação com demais países.
07. @EconomiaGV Brasil é a 9ª economia do mundo em termos de PIB, mas é o 21º em exportações e 27º em importações.
08. Ornelas diz q Brasil é caso típico de pouco dinamismo. As empresas só entram no cenário internacional com a certeza de que terão sucesso. Acordos de livres comércio poderiam impactar abertura de forma relevante.
09. Ornelas: estudos indicam q Brasil possui estrutura tarifária "um pouco perversa, é uma economia "fechada" por conta da adoção de uma série de medidas de caráter protecionista, especialmente medidas antidumping.
10. Principal consequência deste cenário são oportunidades que o Brasil perde para aumentar o bem-estar da economia como um todo, assim como de sua produtividade.
11. No 2º painel, Lucas Ferraz (@EconomiaGV) defende q não dá p/ falar de aumento da produtividade pensando só na indústria. O cenário internacional mostra relevância crescente do setor de serviços, q hoje responde por 50% das exportações mundiais.
12. Estudo da @EconomiaGV mostra q deterioração logística portuária constitui uma barreira para maior inserção internacional da indústria de transformação brasileira na economia global #comercioexterior #integracaocomercial
13. O forte crescimento do comércio global por via aérea ocorrido nas últimas quatro décadas e o aumento do comércio de bens intermediários reforçam a importância do fator tempo p/ as relações de comércio #comercioexterior #integracaocomercial
14. Análise aponta q para manter a competitividade no longo prazo, será necessário aumentar a inserção internacional do Brasil. Políticas públicas p/ melhoria da logística de comércio exterior contribuem de forma significativa #comercioexterior #integracaocomercial
15. Ferraz: o Brasil perdeu janela de oportunidade dos últimos 20 anos ao não estabelecer acordos comerciais e aumentar sua inserção internacional. Negociação de acordos comerciais é bem-vinda, mas levam tempo.
16. FGV destaca que empresas brasileiras precisarão importar tecnologia e serviços de alto valor agregado para modernizar suas plantas. Há uma necessidade de reduzir custos do frete para o importador brasileiro.
17. FGV: Brasil é signatário do TTA e tem tomado iniciativas importantes para melhorar eficiência aduaneira, como Portal Único do Comércio Exterior e Operador Econômico Autorizado.
18. FGV: Somente o Portal Único pode gerar economia de mais de R$ 20 bilhões/ano para o importador/exportador brasileiro.
19. No 3º painel e último painel, João Paulo Pessoa (@EconomiaGV) explica como a abertura comercial pode impactar o mercado de trabalho.
20. Segundo pessoa, Estudos indicam que maior integração comercial tende a beneficiar os países envolvidos, mesmo considerando os custos de ajustamento enfrentados pelos trabalhadores.
21. Para ele, existem formas de se diminuir as perdas enfrentadas pelos trabalhadores, como maior fluidez de empregados em setores afetados negativamente para setores que estão crescendo.
22. É necessário, porém, haver flexibilidade no mercado de trabalho e investir na qualificação dos trabalhadores, defendeu Pessoa.
23. Secretário @MarcelloEstevao encerra seminário evidenciando benefícios da importação de bens de capital e bens de informática (BIT-BK), que tende a ter impacto elevado na produtividade doméstica.
24. "Isso será um benefício é para a sociedade como um todo", disse Estevão, destacando o efeito multiplicador da redução tarifária de bens de capital.
25. Para @MarcelloEstevao, o cenário internacional mudou e se antes o foco do Brasil era elevar as exportações, hoje um bom acordo comercial é aquele que dá espaço para que as importações tornem o país mais produtivo e, assim, possa exportar mais.
26. Ao defender que as importações podem aumentar a produtividade, o secretário inverteu o lema “Exportar é o que importa” para “Importar é o que exporta”.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to FazendaGovBr
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!