Profile picture
Psi. Tiago Cabral @psitiagocabral
, 12 tweets, 4 min read Read on Twitter
Estamos na semana da consciência negra e por isso toma uma thread especial: vamos falar de uma psicóloga social negra chamada Mamie Phipps que usou a ciência para combater a segregação racial nos EUA. Vem comigo que essa história é linda demais! Segue o fio:
Mamie nasceu em 1917 em Arkansas, filha de um proeminente médico e uma dona de casa. Em uma entrevista ela descreveu sua infância como feliz, apesar de ter tido “uma educação deficiente” por ter estudado numa escola segregada.
Ela sempre destacou a importância do apoio familiar que recebeu que a ajudou a superar várias barreiras nunca antes transpostas por mulheres negras e atingindo o pioneirismo em suas pesquisas sobre psicologia social.
Em 1934 ela ingressou na universidade de Howard, tendo cursado física e matemática, o que também raro para uma mulher negra da época. Lá conheceu seu marido, que seria um grande parceiro de pesquisas e teria incentivado a carreira na área de psicologia.
Pouco antes de se formar, Mamie precisou trabalhar como secretária de um grande escritório de advocacia, onde pode presenciar a preparação para um caso importantíssimo para o movimento dos direitos civis nos EUA.
Já na área da psicologia (que lá é pós), Mamie, influenciada por seu trabalho no escritório de advocacia e na sua própria história de vida, decidiu estudar a segregação racial nas escolas e seus efeitos em crianças negras.
Tendo ao lado seu marido, Mamie bolou um experimento onde apresentava duas bonecas extremamente parecidas, mas uma era branca e outra era preta, fazendo perguntas como, “qual das duas bonecas é legal” e “qual é má”, “qual é a bonita” e “qual é a feia”, e daí por diante.
O que ela descobriu na época foi chocante: a maioria das crianças de escolas segregadas atribuía características negativas as bonecas negras e positivas as brancas, denotando uma distorção da própria identidade e um sentimento de inferioridade nessas crianças.
O experimento de Mamie provou que a segregação nas escolas causava efeitos devastadores nas crianças e sua dissertação foi utilizada como prova no caso Brown Vs. Board Education que foi o marco final para o fim da segregação nas escolas.
Em 1943 ela se tornou a 1ª mulher negra a adquirir o título de Ph.D. em psicologia experimental pela universidade de Columbia. Mas a psicologia era uma área dominada por homens brancos na época e ela teve muita dificuldade de encontrar emprego.
Mamie veio a trabalhar apenas em 1945 com meninas negras em situação de rua, o que a inspirou a abrir um centro de desenvolvimento infantil que existe até hoje. Além de vários outros trabalhos que impactarem positivamente a comunidade negra.
Mamie faleceu em 1983, deixando dois filhos e uma grande carreira, tendo feito uma enorme diferença na vida de muitos negros e deixando seu nome na história da luta pelos direitos civis dos negros nos EUA!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Psi. Tiago Cabral
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!