Profile picture
Psi. Tiago Cabral @psitiagocabral
, 12 tweets, 5 min read Read on Twitter
Nessa thread eu vou usar a psicologia pra te libertar de um arquétipo perverso: o #vagabundo; uma ficção criada pra marginalizar a pobreza e principalmente o povo negro.
O nosso povo foi taxado como vagabundo desde que deixou de ser escravizado. Não é atoa que um dos atributos negativos que a cultura do #blackface atribuía em seus espetáculos era de que os negros seriam preguiçosos e desengonçados.
Existe uma técnica de limpeza social velada que é usada com êxito até hoje: a criminalização de certos comportamentos. Nos EUA e em outros lugares é discutido se o uso e a venda de certos entorpecentes foi atribuída a grupos étnicos como forma de reprimi-los.
No Brasil ainda existe uma lei em desuso que pune a vadiagem com até 15 dias de cadeia, que na prática permite prender alguém simplesmente por estar sem trabalho ou sem documentos! ( art. 59 do Decreto n.º 3.688/41). Esta lei era muito aplicada na época da ditadura militar.
Por isso acabou sendo criado no inconsciente das pessoas essa história de que o “bandido” é uma pessoa que não gosta de trabalhar e quer adquirir bens sem esforço. Logo ele é preguiçoso, por isso é bem comum ouvirmos o termo “vagabundo” quando se referem a criminosos.
Então é curioso observar que as mesmas características atribuídas aos negros são difundidas como características dos ditos criminosos talvez fomentando uma paranoia contra negros e gente pobre em geral.
Esta também é uma forma de culpabilizar o pobre pela sua própria miséria e tirar um peso da consciência da sociedade atribuindo um “desvio de caráter” ao fora da lei. Isso também tira a obrigação dos governantes de fazer algo sobre o assunto.
E portanto, se o #vagabundo está nessa situação por conta própria, porque é preguiçoso e tem um desvio de caráter, ele se torna “incorrigível”, portanto fica autorizado o seu extermínio?
Essa é a lógica maligna por trás da sociedade brasileira na atualidade, a lógica por trás da meritocracia, do racismo, da eficaz guerra às drogas que na verdade é a guerra ao pobre e ao povo negro.
Afinal para a psicologia somos também produto da sociedade e da cultura onde estamos inseridos, mas sim, certamente existem pessoas para as quais a única solução seja o afastamento da sociedade. Mas quem está avaliando isso?
Portanto o mito do vagabundo pode ser interpretado como uma ferramenta de criminalização da pobreza e da negritude tendo em vista o contexto histórico que o precede. A reavaliação dos valores morais atribuídos ao pobre e ao negro pode ser um viés de desarticulação dessa falácia.
Divulgar esse thread pode ser uma forma de desarticular essa ideia ;). Confira esse texto no meu site onde você pode encontrar a bibliografia e a origem das imagens: tiagocabral.net/2018/08/o-perv… ! Obrigado!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Psi. Tiago Cabral
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!