, 101 tweets, 15 min read Read on Twitter
Um like, um fato sobre visual kei.
(pra ficar organizadinho)
01. O termo visual kei surgiu na edição de 21/10/1990 na SHOXX, graças ao Seiichi Hoshiko que entrevistou o hide e ele disse que o estilo dele era "visual kei". "kei" significa linhagem, estilo só. Antes as bandas eram chamadas de "okeishou" que significa só "maquiagem".
02. Por sinal, muita gente vê o Seiichi Hoshiko como o "velhinho que tira foto com o polegar pra cima" com muita gente de banda, mas ele é SÓ o cara que criou o visual kei. Se tu gosta e acompanha até hoje, saiba que se não fosse a SHOXX dele, isso ia morrer com o X Japan.
03. Controverso, mas antes do vk, o Japão não tinha um rock com som com a identidade deles (apesar de ter várias bandas tocando beat rock, post punk, cena japcore e muitas delas famosas). Muito do X Japan ser lenda, é por conta da identidade japonesa que colocaram em TUDO.
04. O DEAD END foi uma banda fundamental pra se criar a "sonoridade" conhecida no VK. Muitas bandas faziam um som voltado pro hard rock, mas quando eles lançaram o álbum ZERO, tudo mudou e serviu de inspiração pra muita gente que se tornaria muito mais influente anos mais tarde.
05. Assim como o L'Arc en Ciel, Kuroyume e Luna Sea foram importantes pra estética e sonoridade. Em particular, o Luna Sea fez muita gente comprar revista pra aprender a tocar guitarra porque era muito acessível e fácil o que eles faziam. (por isso são referência até hoje)
(fazendo uma péssima comparação, o Luna Sea foi o Legião Urbana das rodinhas de violão)
06. A primeira banda visual a ir pro Tokyo Dome foi o BUCK-TICK em 89 e a última foi o Gazette em 2010. Dificilmente alguém da nova geração vai chegar a esse feito novamente.
07. O visual kei é dividido em fases. Dawn of visual kei (anos 80), Golden Age (X, Luna Sea e Kuroyume), Ice Age (pós fim das bandas anteriores), Neo Visual Kei (PS Company, banda saindo do JP e etc) e "Renovação", que é o que a gente vive hoje.
08. A primeira mulher do visual kei foi a Lucifer Luscious Violenoue. Ela também era modelo e é a mulher na capa do Nakigara Wo do Kuroyume. Pesquisem sobre ela. Ela sofreu preconceito por ser mulher e por ter uns lances nazi, mas é complicado explicar em poucos caracteres.
09. Por falar em nazi, visual kei surgiu como uma onda contracultural e principalmente, pra CHOCAR. Aí o que os caras faziam? Usavam roupa de SS ou qualquer coisa do tipo. Algumas bandas fizeram isso. Japonês hoje em dia choca com Vocaloid. (?)
10. Pós Neo visual kei, surgiram muitas bandas que se assemelham a cultura IDOL japonesa, transformando mais o estilo em entretenimento, o que fez com que muitos músicos declarassem em revistas que o que essas bandas fazem não é visual kei e que o estilo se perdeu.
11. O reflexo disso é visto em vendas fracas, VK ficando somente no underground e não sendo mais mainstream como antes, cada vez mais restrito a fanbases pequenas, não indo a TV ou Budokan ou qualquer coisa do tipo.
12. O Danchou do NoGOD fala que o Golden Bomber foi a última banda a ser aceita pelo grande público, tendo em vista o número de vezes que participaram do Kouhaku Utagassen. Também fala que não vê tão cedo um sucessor deles e que o visual kei precisa de uma renovação urgente.
13. Assim como o emo sofreu muito preconceito e membros de banda diziam que não eram emo, o VK também passou por isso. L'arc en ciel, D'espairs Ray, Kagrra e mais um monte de artistas se esquivavam porque VK começou a ser mal visto quando chegou a era do Dir en grey/Pierrot.
14. Malice Mizer, SHAZNA, Fanatic Crisis e La'cryma Christi formaram o que erroneamente traduziram como big four do visual kei. Na real são os "4 imperadores" como o termo original sugere e eram a grande promessa no fim dos anos 90. Foram extremamente famosos lá e nada aqui.
15. Por sinal, o vocal do SHAZNA era o IZAM, que era um dos caras mais andrógenos e bonitos da cena. Ator, se casou com uma atriz famosa, a banda começou a sofrer boicotes, apesar da fama e eles acabaram. Voltaram recentemente, então ouçam.
16. Muitas bandas eram rivais de verdade na cena. Uns não iam em eventos que o rival estava e vice e versa. Muita banda mesmo e é por isso que foi MUITO importante o Visual Japan Summit e o Lunatic Fest que juntou certos artistas, assim como Yoshiki feat. Hyde. Geral velho né?
17. Penicillin era rival do Kuroyume/SADS, o Dir en grey era rival do Pierrot, An Café era do Shelly Trip Realize e esses são os que eu lembro mais. As bandas brigavam principalmente por causa de vendas ou porque não se gostavam mesmo. (?)
18. Teve até um incidente famoso na ponte de Harajuku que no fim dos anos 90 se juntavam os fãs de visual kei nos domingos. Teve porrada entre os fãs do Dir en grey e os fãs do Pierrot. Em 2017 saiu o ANDROGYNOUS juntando as duas bandas num show no Yokohama Arena.
19. Ainda sobre DEGxPierrot, quando surgiu o projeto ANDROGYNOUS, saiu uma entrevista com o Kaoru e o Aiji onde eles falam que não existia rivalidade e era tudo inventado por fãs, mas é historinha né?
20. Muitos artistas de visual que estão na cena a mais tempo, não curtem muito a cena atual e acredito que isso ajudou a "trégua" nas rivalidades, o que fez surgir esses festivais enormes de hoje em dia. Sempre teve festival, mas não como os de hoje.
21. Um dos maiores festivais undergrounds era/é o Shibuya ga Taihen (adoro esse nome pq pode ser traduzido como SHIBUYA TÁ FODA). Tinha festival da SHOXX, da Fool's Mate e da maioria das revistas. Acho que a maioria não existe mais, infelizmente.
22. Quando o X JAPAN acabou, eles planejavam voltar com a banda com o hide nos vocais e os planos do próprio hide era de expandir o visual kei pro ocidente com o zilch. Infelizmente não aconteceu por causa da morte dele, mas ainda acho que o Neo Visual Kei e o MIYAVI o fizeram.
23. Quando o LUNA SEA acabou, entrou no que eles chamam de era glacial do vk porque não existia mais bandas que mobilizavam MUITA gente. Essas duas bandas foram realmente fenômenos de vendas e pessoas fanáticas e até hoje não existiu banda que chegasse a esse nível de fanatismo.
24. Mesmo com SID e Gazette sendo as maiores bandas visuais da geração Neo Visual Kei, não dá pra comparar com o sucesso que foi a geração do X Japan e Luna Sea, embora as mais novatas tenham ótimas vendas na Oricon.
25. No fim do LUNA SEA, o Sugizo principalmente ficava revoltado por abrir revistas e ver várias pessoas o copiando. Ele deu várias entrevistas falando mal da fase visual dele e tentou montar uma banda pra ser mais famosa que o Luna Sea, pra apagar a imagem dele antiga.
26. Além dos membros do Luna Sea, o Kirito do Pierrot é outro que em vários momentos já falou que as pessoas não entenderam nada sobre visual kei e o que fazem hoje em dia não é visual kei. Que se perdeu a essência e etc.
27. Dentre as pessoas que tem esses pensamentos de não ir muito com a cara do VK atual é o Mamo do RShitei, Chiaki do DEZERT, Kirito do Angelo/Pierrot, Sugizo do LUNA SEA/X JAPAN, Danchou do NoGOD e deve ter mais e eu to esquecendo.
28. Vamos dizer que existe um "dono" da cena visual kei e ele é o DYNAMITE TOMMY. Ele é dono da Free-Will e foi vocalista do COLOR. MUITOS artistas, visual kei e idol, tem dedo dele nos negócios. Ele é fã de futebol e música pra ele é só trabalho, como ele já declarou.
29. Se o Seiichi Hoshiko com o hide inventaram o visual kei, quem inventou o VISUAL do visual kei foi a Yellow House Baba. Inclusive quando eu tive na loja dela, ela falou que ficava meio puta como todas as lojas de Harajuku a copiaram depois.
30. A Yellow House Baba é uma senhora que fez os primeiros visuais do Buck-Tick e faz muitos até hoje. Por indicação, claro, ela fez visual de MUITA gente. X Japan, Zi:Kill, hide, LUNA SEA, Rouage, Raphael, Dir en grey, MUCC, Plastic Tree, Kagerou e por aí vai. Até hoje.
31. O show com mais público de uma banda visual foi o GLAY EXPO 99 com 200 mil pessoas. Eles conseguiram derrubar as linhas telefônicas do Japão por 15 minutos ao ter muitas pessoas procurando por comprar os ingressos.
32. Quando o Luna Sea foi pela primeira vez ao Tokyo Dome em 1995, aconteceu a mesma coisa. As linhas ficaram congestionadas com todos os ingressos sendo esgotados na mesma hora que foram colocadas à venda. 55 mil ingressos.
33. Não sei hoje em dia, mas antigamente alguns artistas se apresentavam em frente ao Shinjuku ALTA (um shopping) pra divulgar seus trabalhos atuais. Até hoje rola anúncio de single novo ou show grande no telão de lá. (Shinjuku ALTA VISION)
34. O hide ia se apresentar lá pela primeira vez em 93 ao anunciar a carreira solo e o primeiro single, EYES LOVE YOU, mas juntou muita gente, deu confusão no trânsito e tiveram que cancelar.
35. A mesma coisa aconteceu com o Laputa, DIAURA e o Gazette em anos diferentes.
36. O RShitei, apesar de ser uma das bandas mais famosas de visual da atualidade, é proibido de tocar no Nippon Budokan. Muito se especula, mas dizem que é porque as letras incentivam ao suicídio e tem temas pesados.
37. O MIYAVI quando lançou Sakihokoru Hana no You ni fez uma letra que provavelmente ces leram a tradução e não entenderam porra nenhuma das homenagens que ele fez pro visual kei, então os próximos comentários vão ser dessa letra.
38. "X, LUNA SEA ni kuroyume, senpai kata ga nokoshita michi shirube" ele fala dos 3 maiores influenciadores da cena visual. Se existe uma cena, é graças a esses caras que VIVIAM na mídia. Revistas, TV, tudo.
39. "Ma, demo FANDE, CHIIKU ni MASUKARA
'keshou tottara (dareka) wakarimasen kara'" é sobre a polêmica de muitas bandas ao abandonarem o visual, sofrerem com os fãs enchendo o saco dos artistas. Isso acontecia MUITO.
40. "Rokumeikan, AREA ni SAIBAA & ON AIR WEST" Ele fala sobre as casas underground onde nasceram o visual kei. São casas que dão oportunidades pra artistas novos e tem em média um público modesto de 100 pessoas. Meguro Rockmeikan, Takadanobaba AREA e Ikebukuro Cyber.
41. "susume nishi e higashi e yume mo" assim como ele usa leste e oeste com um duplo sentido pra Shibuya O-WEST e Shibuya O-EAST. Em frente uma da outra, eram casas que os primeiros shows ONE-MAN rolavam quando a banda tava crescendo. Hoje elas tem nome de TSUTAYA. (loja de cd)
42. Muitos selos são exclusivos de quem toca em determinado lugar. Por exemplo, o selo oficial do TAKADANOBABA AREA é o Speed-Disk. Perto da estação de Takadanobaba de trem é fácil de achar propaganda de bandas visuais por causa da casa/selo. Membros de banda também ficam por ali
43. Assim como algumas revistas só falavam de determinados artistas. Essa eu nunca entendi como funcionava direito, mas o Dir en grey nunca apareceu na SHOXX, mas sim na Fool's Mate que era a concorrente. Tinha banda que só aparecia em uma e eu acho que é por causa de management.
44. Com a moda de fórum anônimo que surgiu uns anos atrás, surgiu o Tanuki (e várias versões). Muitas vezes eram fãs que se juntavam pra difamar algum artista. Algumas vezes as coisas eram verdade, mas num geral, tem que lembrar que são pessoas comuns e elas fazem bosta.
45. Por sinal, uma das bandas que acabou por conta de boicote de fã foi o Vivid, que era da PS Company. Não lembro da história direito, mas teve algo a ver com festa particular, um deles foi cuzão com uma fã, se espalhou, boicotaram eles, acabou a banda.
46. Tem bandas que acabaram por motivos de direito autoral, o que é bizarro ou simplesmente porque queriam dar uma renovada na estética (aí continuam todos os membros na nova banda e só troca o nome).
47. Nisso, muito artista não pode tocar as músicas antigas porque não ganha dinheiro de royalties e acabam ou desistindo ou mudando de banda. PARECE que esse foi o caso do D'espairs Ray e do Lycaon, por exemplo. (se alguém souber, me informa aí)
48. Não que isso faça alguma diferença, mas um dos poucos membros de banda visual que é declaradamente gay é o Kirito do Angelo/Pierrot.
49. Uma das bandas que mais influenciou a nova geração de artistas foi o Dir en grey. Assim como antes as bandas eram inspiradas pelo X Japan e pelo Luna Sea, as de hoje são pelo Deg e muito por causa do álbum Uroboros. (que teve tour que passou aqui no Brasil, por sinal)
50. Por sinal, Dir en grey e lynch. são muito conhecidas por trazerem público masculino pra cena visual, que é composta majoritariamente por mulheres. A sonoridade e os temas abordados nas letras ajudam bastante.
51. O Exist Trace sofria (deve sofrer ainda) muito preconceito da cena por serem uma banda visual de mulheres.
52. Teve uma época que surgiu uns nomes de sub-estilos de visual kei que levaram a sério demais uns e outros, mas em suma, existe não existindo. Vou falar disso nos próximos.
53. Existe o Kote Kei que também era conhecido como Kote Kote Kei ou Kote V Kei e é o estilo mais pomposo, digamos assim. É o que tem mais adornos nas roupas como o Phantasmagoria era por exemplo.
54. Tem o oshare kei e ao contrário do que muitos pensam, só é o estilo mais fancy ou fashion, não muito gótico como os outros. A primeira banda declarada disso foi o Baroque, mas acho que o Cascade já era oshare muito antes.
55. Nagoya Kei não é estilo. São só bandas que vieram da cidade de Nagoya. Em algum momento vou discorrer mais sobre.
56. Shibuya kei não tem a ver com visual kei, mas eu acho que esse ninguém conhece. Ou conhece? Enfim, procurem aí porque é legal.
57. O Nagoya Kei surgiu logo que o Kuroyume e o Silver Rose começaram. Consolidou quando teve Rouage e Merry Go Round. Eram bandas muito inspiradas em BUCK-TICK, Bauhaus, The Cure e tinham uma carga visual menor do que as do resto da cena.
58. Hoje em dia, temos o lynch. como o maior representante. O Deathgaze foi a única banda do "estilo" a pisar aqui no Brasil.
59. Deixei de adicionar coisas óbvias. O X Japan tinha como "slogan", Psychedelic Violence Crime of Visual Shock. Quando o Seiichi Hoshiko criou a SHOXX, ele usou a tag Visual & Hard Shock Magazine inspirada no X Japan. Isso foi fundamental pro nome visual kei se estabelecer.
60. As principais revistas que ficaram famosas por postar visual kei, começaram na sua maioria falando de bandas ocidentais de new wave ou post-punk. Eram poucas as bandas japonesas que se misturavam, mas ao longo do tempo isso mudou.
61. Bandas ocidentais que inspiraram muito o VK no início foram Japan, The Cure, Bauhaus, David Bowie, Culture Club, Dead or Alive e etc...
62. BOOWY, AUTO-MOD, GASTUNK e THE STALIN são exemplos de bandas japonesas que inspiraram as primeiras bandas. Tem umas curiosidades tipo, o Kuroyume e o Laputa se inspiraram em Duran Duran. L'arc em The Cure e o Kagerou, em Merry e MUCC apesar de serem da mesma época +ou-.
63. As fãs japonesas são chamadas de bangirl/bangyaru, mas isso ces já sabiam né? Os homens são Gyaotoko.
64. Em 1986 o X Japan lançou o selo deles, EXTASY RECORDS com a demo Orgasm. No mesmo ano surgiu a Free-Will também.
65. Uma das coisas que ajudou muito a se propagar o visual kei foi a tour LSB, em 1994. Consistia em Luna Sea, Soft Ballet e Buck-Tick se apresentando juntos com abertura de bandas como L'arc en Ciel, The Yellow Monkey, Mad Capsule Markets e DIE IN CRIES.
66. Quando surgiu o Neo Visual Kei, a SHOXX disse que os visuais estavam mais elaborados e os shows tinham mais cara de entretenimento. Houve um grande boom de casas de show e bandas tocando no underground. Quem pegou a época de slsk vai lembrar fácil de mil bandas surgindo.
67. As maiores bandas do Neo Visual Kei foram o Gazette, Sid e Nightmare. Sempre que lançavam algo, brigavam na oricon entre os lançamentos mais vendidos. Alice Nine, MUCC e Plastic Tree também estavam ali, mas não como as 3 primeiras que citei.
68. À partir de 2007, muitas bandas começaram a voltar as atividades. D'erlanger, Luna Sea, X Japan, Dead End, Maschera, SIAM SHADE. Muitas fizeram só um show especial ou fazem shows esporadicamente.
69. MUCC também pode ser lido como 69. Não ia perder esse número na thread.
70. O Luna Sea voltou no dia que os membros foram visitar o túmulo do hide, em 2010, muito influenciados pelo Yoshiki, que resolveu juntar todo mundo naquelas de SEJAM AMIGOS DE NOVO AÍ PORRA.
71. Por sinal, o LUNA SEA foi descoberto pelo hide, que assistiu um show deles no Meguro Rockmeikan (lembram da música do Miyavi?) e os levou pra conhecer o Yoshiki e assinar com a Extasy Records.
72. Eu tô tentando lembrar ou pegar no livro do hide, mas alguns artistas fizeram músicas em homenagem ao hide. O Yellow Monkey tem uma e No Pain do Luna Sea tem um pouco de homenagem ao hide.
73. Isso porque os membros do Luna Sea receberam a notícia do falecimento do hide enquanto estavam no estúdio compondo/produzindo essa música. Ela tá no álbum Shine.
74. As guitarras melódicas que tanto ficaram famosas no VK foram muito inspiradas no Sugizo, que em entrevista, disse que a inspiração dele foi o You Adachi do DEAD END. (vão ouvir Dead End, por favor)
75. O Takuro do GLAY foi o responsável por viciar uma galera da cena em Beatles.
76. Luna Sea, Glay e Laputa foram as primeiras bandas a saírem do Japão e fazer Asia Tour. Se não me engano, as 3 foram em 1999.
78. O primeiro show transmitido por celular no mundo foi o Grand Cross Tour do L'arc en Ciel, de 1999 também. Esse show é foda demais.
79. Muitas bandas visuais perderam espaço no mundo por terem regras restritivas demais para lançamentos e etc. Hoje em dia tá mudando com bandas colocando material no Spotify, mas ainda é algo bem lento.
80. A primeira banda visual não japonesa a fazer show no Japão foi a Seremedy, da Suécia. Logo depois, ao se separar, o Yohio lançou alguns materiais por lá e fez alguns shows também.
81. Por sinal, em 2014 teve o primeiro DVD de V.A. feito só com bandas ocidentais de visual e foi vendido em lojas de VK no Japão. Inclusive a minha antiga banda tá nesse DVD. Foi meio louco participar disso, por sinal porque sou fã retardado de VK e os senpai me notaram.
82. Em 95 quando fizeram teste pra novo vocalista após a saída do TETSU, o Malice Mizer escolheu o GACKT e isso todo mundo já sabe. Só que ele era baterista do CAIN'S FEEL e aí virou vocalista porque sim.
83. O Kami, baterista, morreu de hemorragia cerebral. Eu ACHO que foi porque ele caiu da escada, mas aí tem a autoridade em Malice Mizer (e primeira cosplayer BR né?) pra confirmar aqui pra gente. @KozixMana
84. O SHUSE do La'cryma Christi falou em uma SHOXX que o Malice Mizer tinha transcendido o que é visual kei. Que o que faziam era uma arte única. Aliás, tem uma SHOXX que as duas bandas trocam elogios e é bem maneiro.
85. O Visual Kei teve alguns jornalistas importantes que vocês devem pesquisar sobre algum dia. Seiichi Hoshiko, Akemi Oshima, Noriko Shouji e Tetsushi Ichikawa. Vou falar mais a respeito porque esses eu tenho certeza que ninguém aqui no Brasil manja e é bom conhecer.
86. O Seiichi Hoshiko já falei da importância dele; a Akemi Oshima fez muitas matérias pra SHOXX, Hot Wave, escreveu o guia de 500 álbuns de VK pra ouvir e duas biografias do hide (eles eram muito amigos); a Noriko Shouji era jornalista e MUITO respeitada no VK +
87. O Tetsushi Ichikawa escreveu 3 livros sobre visual kei e é uma autoridade no assunto. É dele o ROCKIN'ON JAPAN e o Ongaku to Hito. Queria muito saber japonês fluente pra ler os livros. Ele é um dos que declarou que o visual kei está morto e precisa de renovação.
88. Quando o visual kei entrou em declínio, muitas pessoas culparam o file sharing dos ocidentais, mas alguns músicos e pessoas influentes da cena falaram que o público majoritariamente só ligar pros visuais das bandas é o que matou a cena. Só visual não vende CD nem enche show.
89. Teve um programa de TV chamado Kanjam só sobre visual kei com o Kiryuin Sho do Golden Bomber, Mao e Shinji do SID e o DAIGO do Breakerz. Nesse programa eles falaram o que os fizeram gostar de visual kei. O DAIGO foi o Kuroyume e ele era até do fã clube oficial.
90. Por sinal, o Aki do SID é muito fã de LUNA SEA e quando ele foi no programa de rádio do J pela primeira vez, ele passou mal de nervoso porque tava conhecendo o ídolo.
91. O Mao do SID é fã declarado do Kiyoharu do Kuroyume/SADS e inclusive tem a mesma tatuagem de estrela no mesmo lugar na mão.
92. Em 10/02/1989 saiu o single La Vie En Rose do D'erlanger onde tinha no clipe o vocalista Kyo e o guitarrista CYPHER se dando uns bejo de língua.
93. Apesar de terem tido sucessos, mas não como as grandes bandas, o D'erlanger influenciou muitos artistas na cena. Dos famosos, INORAN do LUNA SEA e Die do Dir en grey, que é muito fã do CYPHER e até hoje tem uns trejeitos parecidos, guitarra parecida, faz carão igual...
94. Existiu um mangá famoso chamado Kaikan Phrase que contava a história de uma banda visual com toda a trajetória de um artista. A banda foi montada de verdade e se chamava Λucifer (Lucifer) e durou até depois do anime terminar.
95. Os membros dessa banda adotaram os nomes dos personagens do mangá/anime e tudo. Quem produziu a banda e as músicas foi o Takuya Asanuma, guitarrista do JUDY AND MARY, aquela banda que tocava Sobakasu na abertura de Samurai X.
96. Esses últimos vão ser de experiências minhas porque to afim. Eu tive oportunidade de conversar com a Akemi Oshima duas vezes sobre visual kei e etc e outras pessoas do meio. Todos eles ficaram espantados com a quantidade de informação que eu tenho de visual kei.
97. Na real é porque sempre li muito e pesquisei muito e como estudei japonês por anos, ajudou muito a entender muita coisa nessa thread, mas o que abriu muito as portas pra informações privilegiadas foi falar que eu gosto de ROUAGE.
98. ROUAGE foi uma banda bem famosa de visual nos anos 90. Tiveram alguns hits, o baixista saiu e montou a Soleil Records (que teve bandas como o La'Mule) e todo mundo ficava espantado porque eu gostava dessa banda. Realmente amo até hoje.
99. Também tive a oportunidade de conhecer o SHUSE do La'cryma Christi/Acid Black Cherry e quando comentei que era do Brasil, ele falou que os amigos dele sempre falaram muito bem daqui, que era um ótimo lugar pra fazer show e que ele queria tocar em São Paulo algum dia.
100. Essa thread tá pinada e eu posso ressuscitar ou fazer outra quando tiver vontade ou lembrar de algo. Visual kei é liberdade, então voltem a ouvir, tem coisas boas rolando nos dias de hoje (na minha opinião) e ouvir os antigos é ótimo pelo fator NOSTALGIA.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to ▲ El Ricardito ▼
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!