, 81 tweets, 12 min read Read on Twitter
01 like = 01 fato sobre conviver com depressão

(se flopar eu vou escrever mesmo assim)
01. Quando você não é diagnosticado ainda, pode levar bastante tempo para descobrir, mas fique sempre atento a: tristeza excessiva (+ de 20 dias), irritação excessiva, alteração de sono e fome (para mais ou para menos).
02. Tem dia que, de verdade, a gente não consegue nem levantar da cama pra escovar um dente, tomar um banho. só faz o básico tipo xixi porque é meio urgente mesmo
03. às vezes, você consegue se curar com medidas paliativas e terapia, mas tem hora que você chega num ponto que é necessário tomar um remedinho. e tudo bem.
04. Outra coisa muito foda é que você pode começar a ter pensamentos obsessivos / paranóias, o que acaba te levando a crises de ansiedade porque você acredita que aquilo é real (às vezes, é, mas o pensamento ruminante não é normal)
05. um dos melhores livros que li sobre depressão se chama O demônio do meio dia, do Andrew Solomon. Recomendo para quem não estiver 100% cagado da cabeça, é bem pesado e não é muito esperançoso. Mas tem muita informação boa.
06. Eu tive uma crise em 2015, que tinha umas características básicas tipo tristeza excessiva e profunda, falta de esperança, pensamentos obsessivos. Eu também tinha pensamentos suicidas constantemente. Dormia demais e comia demais. E odiava todo mundo tb.
07. Infelizmente, quando você mais precisa de ajuda, você vê que ninguém tá 100% preparado pra lidar com você. E, sinceramente, tudo bem. E essa percepção piora, porque veja bem, você está com depressão. Tudo é mais triste e profundo.
08. Tem várias formas de depressão, não necessariamente você está sempre triste. Por exemplo, em 2015 eu estava sempre triste, mas agora em 2018/2019, meu diagnóstico foi mais voltado para um quadro de ansiedade e irritação.
10. É muito difícil continuar sendo uma pessoa funcional, mesmo porque doenças mentais são descretidadas. Quando e se você for diagnosticado, tente conversar com pessoas próximas, chefes etc. Vez ou outra, eles entendem e ajudam.
11. O mercado de trabalho não está preparado para lidar com pessoas que tenham qualquer tipo de transtornos mentais. Constantemente, você é visto como fraco ou como uma pessoa que tá dando o migué. Ou até mentiroso mesmo. Quem nunca.
12. O que poucos sabem é que você tá fazendo o triplo de esforço pra levantar da cama de manhã. E isso não é brincadeira, não. Você aí que tá lendo isso: GUERREIRINHO.
13. Ajuda muito você achar coisas que você ache legais de fazer e tentar fazê-las com todas as suas forças. Exemplo: agora, eu amo muito ir pro Velocity. Se eu não fosse, estaria muito, muito pior. Agarre-se a qualquer coisa.
14. Tenha animais de estimação se possível. Eles são muito sensíveis e estão sempre do seu lado te ajudando. E você pode abraçá-los, beijá-los, apertá-los. Eles não julgam. Eu tenho 3 gatos <3
15. Mesmo que você faça terapia, tem hora que não é suficiente. Mas ela ajuda você a se autoconhecer. Então quando você sabe que não tá normal, converse com seu terapeuta e ele vai te encaminhar a um especialista. Tive 2 terapeutas excelentes que me ajudaram muito nesse sentido.
16. Às vezes, você tá tão imerso na sua doença que, quando viu, já falou algo extremamente desagradável pra alguém sem perceber. Quando eu me tocava disso, doía demais :( mas é praticamente incontrolável. Aí você começa a se isolar pra não acontecer isso.
17. Eu comecei a me isolar, e basicamente só saía de casa pra trabalhar (com sorte, eu amava meu trabalho). Comecei a achar que ninguém gostava de mim ou que eu estava sendo desagradável, então era melhor ficar em casa mesmo. Me protejo e protejo os outros.
18. Sua cabeça NUNCA desliga. E isso é um saco, porque basicamente você só fica pensando coisas ruins.
19. Muita gente vai se afastar de você. E o melhor a fazer é tentar entender e perdoar essas pessoas. Sabe por quê? Porque você precisa de ajuda profissional acima de tudo. Nenhum amigo ou familiar tem a capacidade emocional necessária para lidar com isso. É muito grave.
20. Você acaba afetando todos à sua volta, porque ou as pessoas estão com medo de falar algo pra você, ou com medo de você se matar, ou putas porque você tá triste e/ou um saco. Ou elas estão em sofrimento porque não sabem como te ajudar também.
21. Os olhos da depressão são olhos cinzas. Tudo fica ruim, e fica pior a cada vez que você pensa. Então também tentem ser empáticos e perdoar nossos momentos ruins, mesmo que você não precise passar por isso. Tá tudo bem mesmo.
22. Como você pode ajudar uma pessoa com depressão? Empatia em primeiro lugar, escute, pegue na mão e leve no médico. Não insista pra ela sair de casa ou fale que ela está chata, que ela não quer fazer nada. Não fale que é só "querer" levantar da cama, porque não é assim.
23. Uma coisa que me ajudava muito na época que eu tava pior era fazer listas. Nessa lista, tinha coisas que eu precisava fazer no dia. Por exemplo, lavar o cabelo. Se eu conseguisse fazer, dava uma estrelinha pra mim mesma <3
24. Eu sei que é muito, MUITO MUITO MUITO difícil, mas tente fazer algum tipo de exercício físico. Sabe, seu corpo já não tá produzindo muita serotonina. Você precisa forçá-lo a produzir. Você vai se sentir bem melhor
25. Tem dia que, JURO PRA VOCÊS, eu não aguento sentir tanta raiva de tudo. É algo que me consome e me afeta. E, bom, à noite não consigo dormir também. Eu achava que tava apenas com alguma insônia e que ia passar. Mas um mês sem dormir direito não é normal. Prestem atenção.
26. Nessa nova temporada depressiva, eu comecei a brisar com espíritos em casa. Achava que ia ter espírito em todo canto, e que eles iam me assistir dormindo, que iam aparecer no banheiro. Mas isso é só uma forma dos pensamentos ruminantes e obsessivos de novo.
27. Pra mim, é espírito. Pra outros, pode ser o seu namorado que você acha que tá te traindo ou seu chefe que te odeia.
28. Eu vou dizer a famosa: meditar ajuda. Mas no meio das minhas crises de ansiedade, eu não conseguia nem fechar o olho. Porém, caso consiga, tem apps ótimos tipo o Headspace.
29. Eu não vou falar muito de remédio aqui, porque isso fica por conta do profissional. Mas os remédios são tipo sistema de erro e acerto. Tem gente que se dá bem, tem gente que não. É normal isso. E sempre precisa de acompanhamento.
30. No meio da minha pior crise, eu tomava uma certa dosagem do remédio. Depois, tive que aumentar a dose. Depois, diminuir e desmamar até parar. Tive alta. É por isso a importância do acompanhamento médico. Não vou cansar de falar isso.
31. A melhor parte de ser claro sobre isso e aberto é que você acaba descobrindo que não está sozinho (mesmo porque, de acordo com dados do meu psi, parece que 2 em cada 5 pessoas convive com depressão).
32. Ser gentil com a gente mesmo é um recado muito importante em vários sentidos, sobretudo quando aceitamos que: não, a gente não tem que aguentar nada porque um dia alguém disse que temos que aguentar. ninguém tem que ficar em sofrimento pra provar nada pra ninguém.
33. Meu terapeuta disse hoje que teve dificuldade em me "diagnosticar", porque eu mascaro meus problemas rindo deles. Quantas pessoas você conhece que são assim? Quantas pessoas cometeram suicídio sem ninguém nem perceber que estavam passando por problemas? pense nisso.
34. Voltando às pessoas, uma vez meu ex me disse que eu não era mais "a menina alegre que ele conheceu" e que eu era muito nova pra tomar antidepressivo. isso não existe. necessidade é necessidade. eu mandei ele se foder, sim. kkkkkk
35. No livro do Andrew Solomon, ele conta que a depressão dele é daquelas que o deixa em estado catatônico, ou seja, não consegue reagir a nada. Ficou de cama, não comia etc. Eu pensei: nossa, mas eu não tô tão mal então. Mas não é assim, não diminua sua dor.
36. Infelizmente, a depressão é uma doença com uma taxa alta de reincidência. Então você tem sempre que se cuidar. E, ao mesmo tempo, fica com medo de qualquer tristeza batendo. É agoniante :( Eu várias vezes fico desesperada por estar triste e fico com medo da doença voltar.
37. Acho que reprimi tanto as minhas tristezas, que a doença acabou adquirindo outra forma, no meu caso (como já disse, crises de ansiedade, insônia, constante irritação, paranóia e obsessão).
38. O mesmo ex zela de quem eu falei ali embaixo disse que não queria se relacionar muito comigo porque a gente formaria o clubinho da depressão (já que ele também não tava legal). Mas não tem nada errado com esse clube. Converse com outras pessoas que possam entender você.
39. Converse c/ seu parceirinho ou parceirinha abertamente sobre seus sentimentos. Mesmo que ele não saiba como te ajudar, só de entender já tá bom. Meu namorado entendeu que ele só precisa às vezes ficar do meu lado me fazendo companhia caladinho ou me abraçando, fazendo carinho
40. tenha paciência com seus processos. não é de um dia pro outro que você vai melhorar. os remédios demoram uns 15 dias pra fazer efeito, e depois você leva uns meses para estabilizar. se acalme, você VAI MELHORAR.
41. alguns de nós somos depressivos privilegiados, então se você tiver a chance de ter um trabalho em que as pessoas te entendam, seja claro: oi, tudo bem? hoje não estou bem, preciso ficar em casa, preciso descansar, preciso sair mais cedo. tem gente que não tem esse privilégio.
42. Tem muita gente hipócrita que fica com discursinho na internet, mas aí chega na hora e te dá uma julgada cabulosa. Eu já fui essa pessoa, confesso. Tento com todas as forças não ser mais. Ser humano é complicado.
43. Não sei se estou me repetindo, mas: não tem vergonha nenhuma em tomar remédio. A depressão é uma doença química também, seu corpo não atinge os níveis necessários de produção de serotonina pra você conseguir viver plenamente.
44. Não tenha vergonha também em pedir ajuda. Essa semana, eu pedi pro meu namorado dormir mais lá em casa, e pedi pra minha roomate pra dormir com ela também kkk ela ainda fez chá pra mim e um exercício de meditação de 1h. anjo.
45. (ecat) Ah, outro privilégio: fazer terapia e psiquiatra é caro para um carai. por isso que depressão é até vista como uma doença de rico.
46. ah, e muitas vezes as pessoas pensam que precisa de um motivo, um gatilho. às vezes, tem. às veze, não. eu tive da primeira vez (mudança de cidade, relacionamento bosta). dessa vez, não identifiquei muito
47. quando descobri a doença em 2015, chamei meu chefe numa sala pra explicar pra ele pq eu não tava rendendo direito. Ele foi super fofo e me aconselhou a tirar uns dias de férias. ❤️ eu fui demitida depois desses dias kkk a empresa tava falindo
48. quantas vezes você já julgou uma pessoa que tirou licença por algum problema mental? eu já, bastante. hoje uma licença me cairia muito bem.
49. nossa, e a autoestima que vai lá pra baixo? e você emagrecendo e o povo perguntando qual é o seu segredo? SIMPLES, doenças mentais 💁🏻‍♀️
50. Eu comecei fazendo essa thread do jeito errado e vou terminar do jeito errado, mas o importante é passar a palavra e mostrar que ninguém tá sozinho. e ajudar as pessoas a prestaren atenção aos sintomas
51. no meu pior momento, já fiquei 3 dias sem tomar banho e me alimentando de froot loops (amo até hoje)
52. (contém spoiler de hill house) um dia desses eu fiquei paranoica porque achei que meu namorado ia morrer no meio da noite igual o marido da nellie
53. economize suas energias, respeite seu corpo e se cuide. às vezes, queremos fingir que estamos bem e fazer mil rolês. isso só piora as coisas.
54. isso é básico, mas álcool é uma droga depressiva. evite kkkkk
55. Se vc não tem depressão, não fique falando que está depressivo ou em depressão nem de brincadeira. e agradeça por não ter a doença, ê bem difícil.
56. eu me incomodo vez ou outra com conteúdo tipo sei lá oq da depressão. me poupe de fazer piada com isso
57. é difícil, mas não se cobre nem se obrigue a fazer coisas se você está em um dia ruim. vc só vai se machucar mais. respira e tenta no dia seguinte
58. “ah pq agora vc só fica em casa ou só sai com seu namorado “. é pq só assim posso respeitar a quantidade de energia que posso gastar, me desculpe
59. “ai pq vc ta estressada ou triste ou desanimada toda hora”. foi mal, é que ultimamente toda hora só penso em sumir, aí n sobra tempo pra fingir felicidade
60. “ai pq vc só anda cansada”. desculpa, é q tem um mês q eu tenho crise de ansiedade todo dia antes de dormir, aí passo a noite acordada
61. (gente, quando é a hora de parar?) Um dia, meu ex (o mesmo) disse que ele era a causa da minha depressão. eu achei de uma petulância. mas sim, ele foi um pouco o gatilho na primeira crise, porém jamais darei esse "glamour" a ele. kkk rindo de nervoso
62. Agora falando um pouco de como a sociedade funciona e como isso pode impactar um pouco no desenvolvimento da doença: a gente guarda MUITO nossos sentimentos com medo do que os outros vão pensar.
63. Quando você fala para alguém que o que ele sente é frescura ou não é importante, ele aprende que as coisas que sente são motivos de vergonha ou erradas
64. quando você ri ou desdenha o sentimento de alguém, você está fazendo mal, mas também está cortando um laço de confiança entre vocês. raramente aquela pessoa vai falar algo para vc de novo. agora imagina se forem seus pais.
65. uma vez, uma pessoa da minha família me disse que eu tava "chorando igual novela" e falou pra eu parar. pronto, foi criada uma situação em que eu tenho vergonha de chorar (choro nem no consultório do psicólogo. às vezes ele manda eu chorar kkkk)
66. a quantidade de homem com depressão, vcs não tão ligado. culpa da masculinidade tóxica? sim, influencia muito. homem pode chorar, sim. se sentir mal, ficar triste. pelo amor de meu deus.
67. Meu psiquiatra antigo me falava muito sobre como era importante, além do remédio, eu fazer um esforcinho extra para seguir com a minha vida. Ele dizia que o remédio é uma faísca, mas quem bota fogo sou eu kkkk eu achava ele muito querido, me ajudou muito <3
68. ele tinha um viés bastante holístico, então me falou sobre alguns alimentos que ajudam (não vou citar, porque não sou especialista). mas é bom conversar com um nutri sobre isso. qualquer coisa ajuda <3
69. nos terreiros de umbanda que eu fui, sempre me falavam que a depressão pode ser fruto de influências do outro plano, porque estamos muito abertos e acabamos captando outras frequências. acreditando ou não (eu acredito), vou sempre ao terreiro por via das dúvidas hahaah.
70. mas mesmo que não acredite, é sempre bom acender um incenso em casa, tomar alguns banhos de ervas, banho de mar etc para dar uma renovada nas energias.
71. Tem um vídeo bem clássico sobre depressão, sob a metáfora de um cachorro preto. é ótimo:
72. Dizem que aquele filme "Babadook" (ao qual nunca assisti por motivos de medo), é uma metáfora para a depressão da mãe também. No fim, tanto o babadook quanto o blackdog estão ali e precisamos aprender a conviver com eles.
73. não querendo colocar a culpa nos astros, tá, mas não é fácil ter ascendente câncer e lua em escorpião.
74. tem dia que você tá tão, tão cego por conta da doença que você se vê completamente sozinho e não adianta nem a pessoa falar na sua cara que ama você, que você vai no mínimo achar que ela está falando por pena. é bizarro.
75. Quando você achar que algum amigo seu tá passando por isso, tenha um certo tato para falar. A pessoa, para se tratar, precisa primeiro aceitar. E a aceitação é um mix de terapia x autoconhecimento.
76. então, quando você for falar com seu amigo, pergunte como ele se sente DE VERDADE, se está tudo bem, se precisa de alguma coisa. plante a sementinha na cabeça da pessoa.
77. Mesmo fazendo terapia, eu tive que chegar à conclusão de que eu precisava de tratamento sozinha. E aí ela me encaminhou. Alguns criticaram esse fato, mas não sei bem como funciona. O meu terapeuta atual já quis cortar logo o mal pela raiz antes que eu piorasse.
78. Eu não recomendo ficar pesquisando coisas sobre depressão quando a gente tá no meio de uma crise. Tem umas coisas assustadoras por aí, sério. Temos que nos apegar a coisas boas pra ter esperança, porque você fica totalmente sem perspectiva.
79. E eu não recomendo também ficar indo atrás de coisa que te faz mal, tipo eu que, em meio a uma crise, fui inventar de ver Hill House. Agora eu vejo vcs sabem quem em todo o lugar e fico crente que vou ter paralisia do sono. sério.
80. Eu vou parar nesse, e se for lembrando de mais coisas ao longo do dia, falo mais <3 Mas eu queria dizer que: sim, é difícil. Mas sim, tem cura, tem jeito. Não é normal vc estar sempre triste ou irritado. procure ajuda. a vida pode ser boa, sim. E converse com quem vc ama <3
81. Tenho observado que, para conseguir me concentrar nas tarefas, eu tenho que fala-las na minha mente (além de anotar, pq se n anotar, esquece tudo). Exemplo: ok, agora eu vou abrir meu email. Beleza, agora eu tenho que abrir um ppt.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to eu só acho engraçado que
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls (>4 tweets) are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!