, 87 tweets, 20 min read Read on Twitter
1 fav = Uma curiosidade realmente curiosa sobre a 2ª Guerra Mundial.

(Se 'flopar' eu apago rs)
1) 1) Existe um submarino alemão afundado no litoral piauiense. O U-507 afundou vários navios brasileiros na costa nordestina e foi mandado ao fundo do mar por um Catalina americano. Essa é a foto real do ataque ao U-507, ele e sua tripulação jazem a 100 milhas de Luís Correia.
2) O Brasil quase entrou na guerra do lado nazista. Na época, Hitler e Getúlio Vargas tinham excelente relacionamento e uma grande parceria comercial. A judia Olga Prestes (a do filme) foi deportada pra Alemanha a pedido dos Nazistas, posteriormente executada.
3) Zé Carioca foi criado por Walt Disney para tentar 'trazer' o Brasil para o lado americano na guerra. Isso fez parte da 'Política da Boa Vizinhança' dos EUA com países americanos. O pacote também deu, de graça, dinheiro para o Brasil fundar a CSN e a Vale do Rio Doce.
4) Porém, caso o Brasil não se 'alinhasse' aos aliados, os EUA tinham um plano de invasão pronto para tomar o nordeste à força. A Operação Rubber tratava-se de uma invasão naval americana a Natal, Recife, São Luis e outros pontos no nordeste. Por sorte, não precisaram rs.
5) 25.700 brasileiros foram enviados para a Itália durante a WWII. Destes, 454 homens morreram em combate, dois mil morreram decorrente de ferimentos de combate.
6) As operações da FEB decorreram contra a temida 'Linha Gótica', formação defensiva montada pelo exército alemão que tinha, naquele período da guerra, as divisões mais experientes e duras da Wehrmacht, com experiência de combate na França, Grécia, Libia e Itália.
7) O condecoradíssimo general alemão Otto Fretter-Pico, que exibia orgulhoso sua Cruz de Cavaleiro de Ferro, e toda a 148º divisão da Wehrmacht entregaram sua rendição ao corpo militar da FEB durante os combates.
8) No auge expansionista alemão, eles ocupavam os seguintes países: Áustria, Tchecoslováquia, Polônia, Noruega, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, França, Estônia, Letônia, Lituânia, Albânia, Grécia, Bielorússia, Ucrânia e quase 1/4 do território da União Soviética.
9) Hitler era fissurado em obras de arte. Em todos os países ocupados a Gestapo saqueava museus, palácios e mansões com missões especiais para sequestrar quadros, obras e objetos históricos. O fim da WWII ocasionou uma verdadeira caça ao tesouro de obras de arte desaparecidas.
10) Inúmeros preceitos do marketing e da mídia foram criados por Joseph Goebbels, ministro da propaganda nazista: Unanimidade, Transferência, Contágio, Orquestração, Simplificação, foram princípios criados por Goebbels e seguidos por muitos da mídia até hoje.
11) O Papa Bento XVI lutou na WW2. Convocado obrigatoriamente em 1943, integrou divisões da Wehrmacht que defendiam as fábricas alemãs na Baviera. Desertou, foi capturado e mandado a Áustria para trabalhos forçados. Feito prisioneiro, foi libertado apenas no fim da guerra.
12) O Exército Vermelho foi a maior força militar já constituída na história. No auge da luta, 16 milhões de militares lutavam nas fileiras. Homens, mulheres, crianças, velhos, tudo que fosse vivo, pudesse portar um fuzil e fosse soviético foi usado na guerra.
12) Falando em mulheres, os soviéticos tinham uma divisão só de aviadoras. Temidas, eram apelidadas pelos alemães de "Nachthexen" (bruxas da noite), causavam o terror contra as linhas alemãs por atacarem sempre a noite.
13) Aracy de Carvalho, esposa de Guimarães Rosa, trabalhava no consulado brasileiro na Alemanha e salvou milhares de judeus, fornecendo-lhes vistos falsos para que conseguissem fugir do reich. Em sua homenagem, possui uma árvore plantada no Museu do Holocausto em Israel.
14) 14) O marido da Rainha Elizabeth, Duque de Edimburgo, é um oficial de carreira da Marinha Britânica. Serviu ativamente em combates no Mediterrâneo, Índico e Pacífico. O navio onde servia, o HMS Whelp, estava na baia de Tóquio no dia da assinatura da rendição japonesa.
15) Hiroo Onoda, soldado japonês, rendeu-se apenas em 1972, 27 anos depois da rendição japonesa. Deixado numa ilha no pacífico, lutou até o dia que seu superior foi até a ilha solicitando que baixasse as armas. Após isso, mudou-se para o Brasil onde virou fazendeiro.
16) O Gustav foi a maior arma móvel já produzida na história. Era tão grande que para sua locomoção necessitava que ferrovias fossem construídas. Cada bala do gustav era do tamanho de um carro. Foi destruído pelos próprios alemães antes do fim da guerra.
17) Wernher von Braun, criador do foguete que levou os americanos a lua, era o cientista chefe dos programas de foguete V1 e V2 nazistas. Foi capturado pelos americanos no âmbito da Operação Paperclip, anistiado e abrigado pelos EUA para transferir essa tecnologia aos aliados.
18) Egon Albercht nasceu em Curitiba. Filho de pais alemães, mudou-se para a Alemanha aos 18 anos, onde ingressou na Luftwaffe. Como aviador, conquistou 25 virórias. Morreu em 44, quando seu BF109 foi abatido. É o único brasileiro condecorado com a Cruz de Cavaleiro de Ferro.
19) O Boeing B-17 era apelidado de 'fortaleza voadora' e não à toa. Em missão na Tunísia, o B-17 'All American' foi atingido por uma asa de um BF-109, causando um rasgo de 8 metros na fuselagem. Mesmo assim, seu comandante conseguiu voar por 2 horas e meia, pousando em segurança.
20) Entre 1942 e 1945 não se produziu NENHUM carro civil, fogão ou geladeira nos EUA. TODAS as indústrias do país foram integradas ao esforço de guerra americano, passando a produzir caças, tanques, armas e munições.
21) A Batalha de Stallingrado é o maior e mais sangrento confronto registrado na humanidade. Foram 2 milhões de baixas somente na cidade durante o conflito. No local foi construído um monumento com mais de 85 metros relembrando o conflito.
22) 61 piauienses lutaram ativamente na WWII. Dois deles, Geraldo Elias, de São Raimundo Nonato e Manoel Eduardo de Sousa, de Jaicós, morreram em combate. O primeiro durante um confronto direto, o segundo faleceu após passar por uma mina terrestre enquanto pilotava um Jeep.
23) Talvez, se nascesse hoje (e se desconsiderarmos a xenofobia e a megalomania), Hitler tinha tudo para ser um hipster: Amava pintura, era grande fã de arte, cinema e música, vegetariano, defensor dos animais, era adepto ao uso de drogas recreativas e a medicina alternativa.
24) Várias coisas que usamos até hoje são frutos de invenções da WWII: Computadores, absorventes, nylon, velcro, café solúvel, fita adesiva, banco de sangue, comida enlatada, caneta esferográfica, molas, M&M, aerosol, radar, e por aí vai...
25) Josef Mengele, o 'Anjo da Morte' de Auschwitz que promovia experiências horrendas com pessoas, fugiu para o Brasil no fim da guerra. Vivendo de favores e ajudados por outros alemães, conseguiu escapar do Mossad, morrendo com um ataque cardíaco em uma praia de Bertioga-SP.
26) Outro nazista famoso que fugiu para o Brasil foi Herbert Cukurs, 'o carniceiro de Higa', esse não teve a mesma sorte de Mengele. Capturado em uma emboscada do Mossad em Montevidéu, foi morto, colocado dentro de uma caixa com uma carta que dizia 'Nós nunca esquecemos'.
27) De 1945 até 1993, o único presidente americano que não serviu durante a WWII foi Jimmy Carter. Eisenhower, Kennedy, Johnson, Nixon, Ford e Bush pai, todos eram militares durante o período.
28) O Japão estava longe de se render. Em 1945, o Império Japonês era dono de todo sudeste asiático, partes do pacífico quase 30% do território chinês. Os americanos alçaram que, para uma invasão, seriam necessários pelo menos 1 milhão de homens. A bomba foi o meio mais barato.
29) O tanque soviético T-34 foi o tanque mais produzido de todos os tempos. Em 5 anos, foram produzidos mais de 84 mil tanques desse modelo. Para comparação, para cada Tiger (muito mais forte e moderno) produzido pelos alemães, os soviéticos produziam doze T-34.
30) Alton Moore, um dos soldados americanos que tomaram o 'Ninho da Águia', residência de férias de Hitler na Áustria. Achou o álbum de fotos pessoal do ditador nazista. Sem ninguém notar, Moore escondeu o álbum e trouxe com ele para os EUA ao fim da guerra.
31) Essa prática era comum. Os soldados americanos tinham garantido, por lei, que podiam recolher espólios de guerra. Vários soldados voltaram para os EUA com caixas e caixas de peças que saqueavam dos locais por onde passavam.
32) O espião sérvio Dusko Popov era um agente duplo durante a WWII. Inicialmente um espião alemão, mudou de lado durante a guerra e passou a fornecer informações aos britânicos. Amigo de Iam Fleming, que era oficial britânico, foi sua inspiração para a criação de James Bond.
33) O Ray-Ban Aviator, talvez o óculos mais famoso do mundo, foi pensado e criado para o uso de pilotos e era dado a todo aviador americano como parte de seu uniforme.
34) O soldado americano comia bem. A ele, eram garantidos 3 refeições nutritivas com ovos, bacon, porco, feijões, sucos, café e até mesmo chocolate. Já os japoneses comiam apenas 2 vezes por dia e apenas arroz branco.
35) Hugo Boss não desenhou os uniformes nazistas, isso é uma lenda urbana. Na verdade, a Hugo Boss apenas fabricava os uniformes, quem desenhou todos os uniformes alemães foi o designer alemão Karl Diebitsch.
36) Por 21 dias, o Reich Alemão foi comandado por Karl Donitz, chefe da Kriegsmarine. Quando Hitler suificou-se, passou a Donitz o controle da Alemanha destroçada. Foi Donitz que assinou os tratados de rendição com os aliados.
37) Essa famosa foto mostra um caça britânico Spitfire tentando desviar com a ponta da asa um míssil alemão V1 de atingir seu alvo.
O Messerschmitt Me 262 foi o primeiro caça a jato operacional produzido em série no mundo. Foram produzidos 1400 exemplares desse aparelho, porém nesse período a guerra já estava perdida.
38) O Fusca é um projeto montado por Ferdinand Porsche baseado em sua ideia e em rascunhos desenhados pelo próprio Hitler. A ideia do ditador era construir um carro barato e acessível a todos os alemães.
39) A expressão 'corredor polonês' surgiu na WWII. O dito corredor era uma estreita faixa de terra polonesa que ficava entre a Alemanha e a Prússia Oriental, também território alemão.
40) No início da guerra a Alemanha não tinha os melhores equipamentos. Por exemplo, um único tanque Char B1 francês foi capaz de destruir 14 panzers. Porém, os alemães usavam seus exércitos de forma completamente moderna, enquanto os outros países ainda acreditavam em trincheiras
41) O maior encontro nazista fora da Alemanha aconteceu em Buenos Aires, no início dos anos 40. 20 mil argentinos compareceram a esse encontro.
42) Hans-Ulrich Rudel foi um dos maiores ases alemães da Guerra. Pilotando bombardeiros de mergulho Ju-87, ele destruiu 9 aviões, 520 tanques, 70 navios, um encouraçado, um destróier e vários veículos. Rudel mudou-se para os EUA e colaborou com o projeto do moderno A-10 americano
43) A Luger é a pistola mais icônica utilizada pelos alemães na guerra. Era um troféu de guerra que todo soldado americano queria, segundo relatos foram exportadas mais de 45 mil peças como espólio para os EUA.
44) Vários famosos tiveram parentes que morreram ou sobreviveram em campos de concentração: Gene Simons (Kiss), Gal Gadot(Mulher Maravilha), Lisa Kudrow (Friends), Scarlet Johanson (Viúva Negra), Mila Kunis (Cisne Negro), Steven Spielberg são alguns exemplos.
45) Apesar dos horrores da WWII, não se usou armas químicas no front, Hitler quase morreu por uso de gás mostarda na WWI e por isso proibia o uso em combates. Porém, seu uso foi passado para a “solução final” dos judeus.
46) Reinhard Heydrich era um fanático, idolatrado até por Hitler. Foi designado para ser o protetor da Boêmia e Morávia, parte da antiga Checoslováquia. Apelidado de “O Carniceiro de Praga”, foi morto em uma operação secreta da RAF por dois black ops locais, mortos dias depois.
47) O plano para matar Heydrich, o nazista perfeito de Hitler, foi executado por Jan Kubis e Jozef Gabcík, soldados treinados na Inglaterra. Chegaram a Praga de para-quedas e emboscaram o carro de Heydrich, que foi morto devido a ferimentos de granada.
48) Era comum na 1ª Guerra Mundial que, no natal, a guerra parasse e os soldados nas trincheiras confraternizassem tranquilamente. Na 2ª Guerra as hostilidades eram tantas que em nenhum momento parou-se para comemorar a data.
49) A joia da coroa da Kriegsmarine era o gigantesco couraçado Bismarck. Lançado ao mar, em sua primeira missão afundou dois dos mais condecorados navios de guerra britânicos. A vingança da Royal Navy veio com toda perseguição ao couraçado que foi afundado por vários swordfishes.
50) Do lado japonês, o seu maior navio era o gigantesco Yamato. Foi o líder naval da operação Ten-Go, onde a marinha japonesa jogou tudo que tinha contra a marinha americana no Pacífico. Afundou atacado por, pasmem, 250 caças.
51) Do lado americano, o maior couraçado é o navio de guerra americano mais vitorioso na história, o USS Missouri. Foi a bordo do Missouri que a comitiva japonesa assinou sua rendição a Douglas McCarthur. Hoje, o Missouri é um museu, estacionado no Havaí.
52) Falando em Museu, os EUA mantém um flutuante sobre os restos do afundado USS Arizona, afundado durante o ataque japonês em Pearl Harbour. Dentro do Arizona, ainda estão os 900 marinheiros que não conseguiram escapar do ataque.
53) 53) "TORA, TORA, TORA!", mensagem que o comandante da esquadra japonesa gritou no rádio no ataque a Pearl Harbour era um código. Significa: "TO" Totsugeki (Ataque) "Ra" Raigeki (Torpedos.) = Ataque com Torpedos. Significava que o ataque foi um sucesso.
54) Quando o Japão rendeu-se, a sociedade internacional queria que os americanos prendessem o imperador japonês, Hirohito, pelos crimes de guerra cometidos, sobretudo, na China. Douglas McCarthur falou que, para pacificar o país, era necessário que o imperador continuasse vivo.
55) O maior crime de guerra nas costas do imperador é o Massacre de Nanquim, quando soldados japoneses tinham carta branca para cometer estupros, roubos e assassinatos contra a população chinesas. 300 mil civis foram mortos apenas em 30 dias, por ordens de Hirohito.
56) Se assim quisessem, os soviéticos poderiam conquistar toda a Europa, pois o seu exército era maior do que todos os outros exércitos somados. Um dos motivos que Trumam autorizou o uso da bomba atômica foi justamente dissuadir os soviéticos.
57) Nesse local havia uma pessoa. Ela foi completamente desintegrada pela bomba atômica de Hiroshima.
58) A Suíça não foi invadida por Hitler porque, para ele, era melhor a Suíça manter-se neutra, assim o Reich podia negociar com outros países de forma indireta através da Suíça. Além disso, onde vocês achavam que eles guardavam seu ouro?
59) Até existia um plano de invasão, porém esse plano foi rechaçado quando perceberam que era melhor a Suíça manter-se neutra para servir como mesa de negociações.
60) Apesar de simpatizar com o nazismo, Salazar e Portugal mantiveram-se neutras graças a Aliança Luso-Britânica, a aliança mais antiga da história, assinada em 1.373 e valendo até os dias atuais. Lisboa, inclusive, concentrava a maior quantidade de espiões da guerra.
61) Mais cedo eu falei de Ian Fleming, autor de 'Casino Royale' e criador de 007. Pois bem, ele trabalhava no serviço secreto britânico, e frequentemente ia para o Cassino Estoril, em Portugal. O local era um famoso ponto de encontro entre espiões, que negociavam informações ali
Neutros*
62) Além dos já citados Suíça e Portugal, apenas a Espanha, Andorra, Irlanda, Suécia e Vaticano mantiveram-se neutros na Europa. Todos os outros países lutaram, de alguma forma, na guerra.
63) Haile Selassie, chamado de Ras Tafari, é considerado deus reincarnado na cultura rastafari. Era o Rei da Etiópia quando o exército italiano invadiu seu país. Para evitar a morte, fugiu e foi para o exílio na Inglaterra. Com o fim da guerra, voltou a governar seu país até 1970
64) Existe uma lenda que diz que a Igreja Católica apoiou o nazismo. Na verdade, Pio XII condenou diversas vezes a perseguição judia. O Vaticano concedeu asilo a 800 mil perseguidos. Hitler ordenou que as SS cercassem o Vaticano. Por sorte deles, a ordem de invasão não foi dada.
65) Em 40 a França tinha o maior e mais bem equipado exército do mundo, nada na força alemã era comparável em tecnologia. O problema é que os generais franceses acreditavam em uma guerra estática, semelhante a WWI. 45 dias após o início da guerra alemães marchavam em Paris.
66) Em 1940, Chaplin lançou sua obra-prima. 'O Grande Ditador' era um filme que satirizava Hitler, mas o ponto alto do filme é sem dúvidas o discurso final, onde Chaplin quebra a quarta parede e fala diretamente aos soldados que já afundavam na guerra. Brilhante!
67) 'A Canção do Expedicionário' é o hino oficial da Força Expedicionária Brasileira, composta por Spartaco Rossi e Guilherme de Almeida. A linda letra tem trechos que exaltam várias partes do Brasil, e parte do poema de Gonçalves Dias
Ps: Eu, como um apaixonado por hinos nacionais e hinos militares considero, esse, a canção militar mais linda das forças armadas, disputando de perto com o belíssimo 'Cisne Branco' da Marinha do Brasil.
Ps2: O Willame mais novo sempre sonhou em ser aviador. Passei minha infância/adolescência me preparando para ingressar AFA, em Pirassununga. Infelizmente o Willame adolescente/youg adult era rebelde demais para o militarismo rs.
68) Aproveitando o clima de canções, 'Bella Ciao' (aquela da Casa de Papel), foi uma música composta no Século XIX em homenagem aos trabalhadores. A versão que ficou famosa foi uma composição criada por cima da melodia pelos partisans italianos que lutavam contra o fascismo.
69) 'A Guerra Sagrada' é a canção mais famosa da WWII. "De pé, imenso país, de pé para a batalha mortal, contra o obscuro fascista e suas hordas bestiais" O significado dela é tanto que, até hoje, toda vez que é executada todo cidadão russo fica de pé.
70) Simo Hayha é o maior atirador da história. Lutou contra a URSS na Guerra de Inverno para defender seu país, a Finlândia. Mais de 600 mortes soviéticas são creditadas ao atirador. Baleado no rosto, sobreviveu e viveu até seus 96 anos.
71) 'Kamikaze' significa 'vento divino', era a tática onde o soldado japonês partia para missões sabendo que não voltaria. Mas o curioso é que, além dos Zeros, os japoneses desenvolveram uma 'bomba voadora', o MXY-7 Ohka. Sem armas, o único objetivo era ser jogada nos navios.
72) Outra forma kamikaze dos japoneses agirem era com seus navios. No fim da guerra, os japoneses atiravam até destroiers contra navios americanos. Pensando nisso, os japoneses projetaram o Kaiten, que nada mais era do que um torpedo controlado por um homem que partia para morte.
73) Ao todo, 34 navios brasileiros foram afundados pelos alemães durante a WWII. Destes, o maior desastre foi no ataque ao Baependi na Bahia, afundado pelo U-507 (aquele que foi afundado no litoral piauiense), vitimando 270 pessoas.
74) Além do U-507, outros 10 submarinos alemães foram afundados em águas brasileiras. Destes, o mais próximo da costa foi o U-513, afundado em Santa Catarina.
75) Os comandantes dos u-boats eram considerados estrelas na Alemanha, endeusados pela propaganda nazista. O maior deles, Otto Kretschmer, afundou um total de 46 embarcações. Seu u-boat foi pego em 1941, onde foi capturado pelos aliados e permaneceu preso até o fim da guerra.
76) Apesar dos u-boats terem causado o terror no Atlântico, provavelmente estar em um desses submarinos possivelmente era o local mais perigoso para estar na WWII. Menos de 40% dos marinheiros que serviram em u-boats durante a guerra sobreviveram.
77) Erwin Rommel foi um dos mais brilhantes estrategistas militares da WWII. As manobras dele merecem algumas citações:
78) Durante a batalha da França, os marechais alemães nunca sabiam onde Rommel estava, enquanto outras divisões percorriam 80 km/dia, suas divisões chegavam a percorrer 150 km/dia. Atacava e sumia sem ninguém saber, sua divisão foi apelidada de “Divisão Fantasma”
79) Quando líder dos Afrika Korps (divisão alemã de deserto), Rommel pedia para seus tanques passarem a noite andando no deserto. Os rastros deixados eram vistos pelos ingleses que acharam que era uma divisão muito maior e fugiam, dando a Rommel vitórias sem tiro
80) Era considerado um líder justo e inspirador. Certa vez, um oficial inglês prisioneiro reclamou a Rommel da pouca comida dada a seus colegas. Rommel levou o ofical a sua cozinha e mostrou que os soldados alemães comiam exatamente a mesma quantidade de comida dos prisioneiros.
81) Promovido a Marechal de Campo, alertou a todos que o Dia D aconteceria na Normandia, mas Hitler não acreditou. Perguntado porque da certeza, Rommel disse: “Era exatamente por onde eu atacaria se fosse americano”.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Willame Figueredo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!