, 61 tweets, 9 min read Read on Twitter
Bem, existe a possibilidade disso esclarecer algumas coisas muito mal propagadas e desconhecidas, então:

1 like = um fato sobre minha profissão de Assistente Social
1. Para ser Assistente Social é necessário completar quatro anos de bacharelado em Serviço Social em instituição homologada pelo MEC.
Isso mesmo, Serviço Social não é curso técnico nem uma especialização da Psicologia.
2. Só é Assistentes Sociais quem está devidamente inscrita no Conselho Regional de Serviço Social. Isso significa dizer que nós possuímos Código de Ética Profissional (Resolução 273 CFESS) e lei federal de Regulamentação (Lei Federal 8662-93). cfess.org.br/arquivos/CEP_C…
3. Existe uma imagem social muito equivocada do Serviço Social que está ligada diretamente à sua gênese como profissão (1930): somos todas moças boazinhas, dedicadas, religiosas, com coque na cabeça e que possuem grande devoção para com as pessoas mais pobres.
4. Bem, como vocês já perceberam, não sou nem uma moça nem religioso. Essa concepção da profissão vem de décadas deligação com os ditames e concepções da igreja católica, ao ponto das encíclicas papais serem documentos de referência para a profissão (!?)
5. O período inicial da profissão era muito caracterizado com uma concepção de apostolado e de que os problemas sociais eram de ordem moral e não social. Se você era pobre, isso estaria ligado diretamente aos designos de Deus ou ao fato de você ser um VA-GA-BUN-DO, talkey?
6. Isso só começou a ser superado a partir da década de 60 e avançou muito até a década de 1980, quando as profissionais fizeram o Congresso da Virada, destituindo o Ditador Figueiredo da mesa de abertura e rompendo com essa concepção de mundo desligada da realidade social.
7. A política pública de Assistência Social é uma política cravada na constituição federal de 1988. Apesar do nome, as Assistentes Sociais não trabalham somente nessa área. Elas podem trabalhar na Saúde, Educação, Empresas, ONG, Segurança Pública, etc.
8. Você já deve ter percebido que ando falando majoritariamente no feminino. Isso se dá porque a profissão é composta em sua maioria por mulheres, ou seja, eu definitivamente ainda sou uma raridade na profissão.
9. A profissão, em seu código de ética, coloca-se a favor da classe trabalhadora e da concepção da superação da nossa sociedade por uma que não haja a exploração das pessoas. O mesmo código de ética tem noção de que há uma pluralidade de pensamentos. Tem AS de direita sim.
10. Inclusive, tem Assistente Social de direita que usa termos marxistas... ou seja, não faz ideia do que raios tá falando. O confusismo existe em qualquer profissão...
11. A formação em Serviço Social é muito generalista. Ela irá te capacitar para ter condições de avaliar a realidade e propor programas, projetos e políticas p a resolução de determinada expressão da "Questão Social", ou seja, vc terá essa capacidade em qualquer área de atuação
11.1. Se você for trabalhar na saúde, deverá avaliar o sistema de saúde em que está inserido, o trabalho da equipe técnica multiprofissional, os usuários do serviço e ter capacidade de propor resoluções e encaminhamentos para situações X ou Y.
11.2. Exemplo: um idoso veio à unidade de saúde reincidindo com pneumonia: qual o motivo da reincidência? Será que a habitação dessa pessoa lhe proporciona abrigo? Ele é morador de rua? Essa pessoa tem renda própria? E seus familiares? O atendimento médico é efetivo? etc.
11.3. Exemplo 2: criança apareceu na unidade com larvas na cabeça: quais as condições de saneamento? há animais propagando zoonoses? há negligência por parte da família? pode ser uma situação de maus tratos da família ou do Estado? devo acionar o Ministério Público? etc.
12. O atendimento com uma assistente social goza de sigilo profissional. Ou seja, se ela sair contado coisas por aí você pode e deve acionar o Conselho Regional de Serviço Social da sua região.
12.1. Claro que, se você virar pra profissional e falar "eu vou matá o bátema kkkj" e sair com uma faca eu vou ter que ligar pra polícia, né?
13. Ter um código de ética profissional significa que as profissionais possuem parâmetros básicos de atuação com seus usuários. Se você acha que o melhor pra pessoa seria uma reza, sinto lhe dizer, mas você vai ter que guardar a reza no bolso e resolver com política pública.
14. Já me deparei algumas vezes com pessoas me pedindo para dar "susto" em seus filhos. Assistente Social não dá susto, quem faz isso é fantasma e empréstimo consignado no contracheques.
15. Assistente Social não TOMA filho de ninguém. Quem tem poder de destituir o poder familiar é o judiciário quando instigado pelo Ministério Público e-ou Conselho Tutelar. Dependendo da área de atuação, o relatório da Assistente Social é só mais um documento no processo.
16. Majoritariamente as profissionais são empregadas pelo Estado brasileiro. Uma pequena parcela está na iniciativa privada ou organizações não governamentais.
17. Sou um dos poucos Assistentes Sociais que sabe mexer bem em computador. A maioria não passa do Word. RYSOS
18. Como prova de q podemos trabalhar em várias áreas e não só na Assistência Social, já fui assessor técnico em Conselho Tutelar. Foi dodimais. Além disso temos a @izismorais que é AS no Ministério Público do Distrito Federal e o @mdavidmacedo q já estagiou no sistema prisional
19. Como prova de que a maioria das pessoas tem na cabeça que assistente social é tudo mulher: quando trabalhei em hospital, todo mundo achava que eu era médico e não entravam na minha sala pq estavam esperando a assistente social.
20. Como prova cabal do machismo impregnado nas pessoas: toda vez q eu falo exatamente a mesma coisa q a profissional q me antecedeu falava, eu era acatado no mesmo momento. Houve caso q a profissional ficou sem sala por 2 anos e eu arrumei a sala na primeira semana de trabalho.
20.1. Além disso, todos os homens mudam o tom de voz para o modo "por favor não me mate" quando eu entrava na sala depois que outra profissional iniciava um atendimento.
21. O casal moderno de profissionais na Assistência Social é composto de 1 assistente social e um psicólogo. A maioria dos psicólogos não entende que a chave de trabalho ali está mais ligada a Psicologia Social, o que gera vários conflitos e alguns psicólogos "nos imitar"...
22. Eu brinco dizendo que "se o Gestor Público está feliz com você, provavelmente você está trabalhando errado".
23. Assistente Sociais são as profissionais que mais notificam situações de violações de direitos humanos contra crianças, adolescentes, idosos, mulheres, negros, LGBTs, Deficientes, etc.

O que nos rende o rótulo de encrenqueiro.

SOU MERMO
24. A política de Assistência Social é conhecida como "primo pobre". Em alguns equipamentos falta carro para visitas, papel higiênico, tranca nas portas, computadores, luz, água...

As vezes acho que um dia vão me botar com um guarda sol num terreno vazio pra atender...
25. A precariedade de trabalho das Assistentes Sociais chega ao ponto de muitas terem algum tipo de transtorno depressivo.
Imagina ter que falar pra uma família que não tem cesta básica pra ela comer algo esse mês? Ou que o benefício dela foi cortado por causa de R$50...
26. Se você acredita que sua cidade é ótima de se viver... afirme isso para uma assistente social, ela vai te provar que existem coisas que você não vai acreditar que existem.
27. Eu tinha um canal no Youtube e já respondi algumas perguntinhas sobre ser Assistente Social lá:
28. Se você quer ficar rico como Assistente Social: jogue na mega sena todos os dias até o fim da sua vida.
29. O caso mais aterrorizante que eu já atendi envolvia três garotos que fugiram do pai por três dias na mata. Eles eram espancados com arame farpado e as costas deles pareciam uma colcha de retalhos. Foi a única vez que eu vi o juiz pedir uma pausa na audiência pra chorar...
30. O segundo caso mais aterrorizante envolvida tráfico internacional de pessoas e estávamos abrigando uma pessoa procurada pela banda podre da Polícia Federal no abrigo municipal. Eu mudava a rota pra casa todos os dias...
31. Já fui ameaçado de morte três vezes durante atendimento. Todos os casos envolviam violência doméstica e, obviamente, foram os violentadores que me ameaçaram.
32. Em oito anos de profissão aprendi uma coisa: desconfie muito dos homens.
32.1. Já cansei de perceber que alguns homens utilizam os serviços de denúncia para encher o saco das suas ex-mulheres. A única coisa que eles conseguiam mesmo era que eu melhorasse a vida delas ao perceber que elas tinham acesso a programas sociais. rysos.
33. Você não precisa de um advogado para dar entrada no Benefício de Prestação Continuada (LOAS). Basta ir em qualquer Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e pedir atendimento com uma assistente social.
34. O Serviço Social brasileiro destoa completamente das profissões fora do país. O que significa dizer que, se você for fazer especialização nos EUA todo mundo vai CAGAR E ANDAR pra você. Porque a profissão lá está na idade da pedra da teoria social.
35. Assistente Social não é investigadora, isso é atribuição da polícia civil. Se há suspeita de abuso sexual nós vamos acionar o Ministério Público e este vai avaliar a abertura de inquérito policial.
36. Ouvir as pessoas dizendo o que acham dos problemas sociais é um exercício de paciência. É como ser médico e ouvir que câncer se cura com rezadeira...
37. Já tive que sentar com uma equipe e demonstrar o quão desesperador era a situação social de uma família. Coloquei no quadro o gasto total de comida por ser humano e o valor disso em R$. + aluguel + transporte + roupas + remédios.
38. Já tive que conversar com uma família inteira junto com a equipe médica, claro, que tinham acabado de descobrir que todos tinham AIDS. Eles gostaram tanto do atendimento que me trouxeram uma touça de cana-caiana de presente... (fiquei comendo cana por um mês hahaha)
39. Já tive que explicar pra uma senhora que colocar coco na cama do neto porque ele não limpava o coco do cachorro não foi uma boa ideia e dar ideia de como resolver isso. Ela voltou um mês depois tão feliz que trouxe um bolo de fubá HHAHAHAHA
40. Em uma das abordagens sociais q fiz com população de rua, o coordenador pegou a cachaça do morador e jogou fora. Eu dei um berro e falei que ele tinha q comprar outra. Iniciamos a revolta da cachaça, compramos uma nova.
No dia seguinte ele fazer novo e deram uma paulada nele.
40.1. Desnecessário dizer que o coordenador abandonou o serviço.
41. Existe mestrado e doutorado em Serviço Social nas principais universidades federais do país.
42. A fantástica sambista Dona Ivone Lara era Assistente Social. cressrj.org.br/site/wp-conten…
43. Uma colega já me contou que estava atendendo num hospital e um sambista famoso apareceu querendo passar na frente falando "eu sou X". Ela apresentou todo mundo da fila pra ele e disse "agora que todos se conhecem, pode aguardar também". AJAAHAHAHAH
44. A parte inicial do livro Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos de Maria Lúcia Barroco deveria ser lida por qualquer um, independente da área profissional.
45. O livro Economia Política de José Paulo Netto e Marcelo Braz (biblioteca básica do serviço social) é uma fantástica introdução à crítica da economia política e vai te dar uma boa base para entender Marx.
46. Quando uma AS fala "questão social" ela está se referindo ao embate entre o Capital e os Trabalhadores. De um lado o lucro em detrimento da vida e do outro a luta pela subsistência digna.
Isso gera expressões como a Pobreza, Violências, Baixa expectativa de vida, etc.
46.1. No cotidiano do trabalho da assistente social ela só trabalha com a mediação das expressões da questão social. Para resolver a questão social isso necessita organização político partidária para além do trabalho. Não confundam as coisas.
47. Toda assistente social consciente sabe empiricamente que a família tradicional brasileira é uma ficção.
48. Em uma reunião com o diretor executivo de uma autarquia municipal ele me perguntou: por que tantos casos de depressão em nossa empresa? Eu de pronto: oras, o salário é uma merda! Como não entrar em depressão com 954 por mês?! Ele ficou bugado olhando pra mim...
49.1. O salário de lá continua sendo uma merda.
50. Recentemente descobri que meu nome está na contracapa do livro em homenagem aos 30 anos do congresso da virada. Eu era da executiva nacional do meu curso.

Fiquei todo bobo :3
51. Marilda Iamamoto descreve três perspectivas que atrapalham o serviço social: o militantismo, o fatalismo e o messianismo.

a) você fala muito e nada faz;
b) você não acredita em nada e nada faz;
c) você acha q vai salvar o mundo e se mata de frustração.
51.1. Eu acrescento:
a) se você quer mudar o mundo, não vai ser só dentro do seu trabalho, mas em movimentos coletivos e partidos políticos.l;
b) fatalismo pode ser sinal de depressão;
c) tem que acabar o messianismo!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Líquidificador Magnum .44
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls (>4 tweets) are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!