, 61 tweets, 15 min read Read on Twitter
ATENÇÃO PRODUTORES DE CONTEÚDO, BLOGUEIROS E PESSOAS DESESPERADAS NO GERAL

Atendendo a pedidos

1 like = 1 dica de SEO que você não vê na Globo
1- O mais importante em SEO não é saber onde colocar as palavras-chave, porque isso até um plugin sabe (e te avisa!)
A etapa mais importante (e demorada) é a pesquisa e escolha da palavra-chave. Pode levar horas, mas compensa o esforço 😉
2- Você não precisa pagar uma ferramenta para isso. É possível fazer bom SEO com ferramentas gratuitas. O recém atualizado Ubersuggest (do guru @neilpatel) é a melhor ferramenta dos-últimos-tempos-da-última-semana: neilpatel.com/ubersuggest/ [+]
[+] cont. DICA: a ferramenta tá bastante completa, mas ainda não é perfeita. Depois de duas ou três pesquisas em sequência ela pode ficar lenta ou não carregar a próxima página. Respire, volte pra pagina inicial da ferramenta e digite ali sua próxima palavra-chave. Segue o baile.
PARÊNTESIS: a partir daqui chamaremos as palavras-chave pela sigla KW (keyword) por motivos de limites de caracteres.
3- Pesquise sem acento! O Google exibe resultados corretos mesmo qdo fazemos pesquisa sem acentos. A maioria das ferramentas de pesquisa de KW NÃO! ¯\_(ツ)_/¯
Portanto, dica de amigues: faça as pesquisas ali sem acentos, q representam a maioria das pesquisas dos usuários, anyway
4- Não compre, plante... digo... escreva vc mesmo! Ainda q precise de ajuda às vezes (e não há nenhum crime nisso), o ideal é vc compreender como se faz SEO. Pense como um investimento: pagando por 3-4 aulas de SEO você estará se capacitando a escrever infinitos textos otimizados
5- Se você escreve textos jornalísticos, informativos ou técnicos (e não literários), é possível escrever bem mesmo usando SEO.
Pare de usá-lo pra justificar sua preguiça ou despreparo.
6- Se você também produz conteúdo em inglês, o LSIGraph é uma ferramenta muito útil! lsigraph.com
7- Fazer UM curso de SEO pra aprender o básico é legal. Depois disso, não caia na cilada de participar de mil palestras, cursos online e e-books!
Opte por 2 ou 3 aulas particulares para solucionar as SUAS dúvidas e ter uma consultoria sobre os problemas que o SEU site apresenta.
BÔNUS: Se quiserem saber mais sobre porque eu considero a maioria das palestras e cursos de SEO uma CILADA, retuítem esta thread.
Ou vocês estão achando que vou entrar nessa polêmica só a troco de uns likes? 😂
8- Ainda que sob o risco de ser repetitiva, vou reforçar: se vc ainda está usando o Google Ads para pesquisar KWs, larga isso e vai fazer tricô! 😜
As informações ali são muito amplas e ele já não é + a melhor ferramenta de pesquisa. Veja a dica 2 desta thread pra saber qual usar
9- Se você ainda não entendeu o que é palavra-chave de cauda longa esta imagem aleatório do Google é sua penúltima chance:
10- E esta é a última:
11- Use títulos diferentes para o topo do seu artigo e para o snippet do Google. Você pode, por exemplo, usar o título “Penteados para cabelos cacheados” no Google e manter no topo do seu artigo o poético “Meu cabelo, minhas regras”. 😉 [+]
[+] cont. Esta é uma ótima maneira de ter relevância na KW sem abrir mão do seu toque autoral.
Para fazê-lo, é necessário que seu site possua uma ferramenta ou plugin de SEO (como o @yoast por exemplo). Se isso ainda não existe no seu site, volte 3 casas e instale um já!
12- Devo aproveitar eventos sazonais pra fazer post sobre o assunto? DEPENDE do evento!
Textos sobre verão, carnaval, Natal dão mto certo, pois as pessoas estão procurando oq fazer nessa época.
Posts sobre “dia do esmalte”, ou “aniversário do museu X”, não trazem qualquer tráfico
13- Erro de 9 entre 10 pessoas recém-saídas de um curso SEO: achar que cauda longa é a maior invenção da humanidade desde a roda e passar a usar KWs super específicas em tudo, sem nem avaliar seu potencial.
Exemplo de potencial de cauda curta bem avaliado e aproveitado:
14- Apesar do Google Analytics ser um grande aliado para notarmos aumentos e quedas de fluxo, o Search Console é a melhor ferramenta para entendê-los!
1- Acesse seu SC
2- Menu esquerdo: “Performance”
3- No gráfico, aba “Average Position”
4- Role pra baixo e selecione “Pages” [+]
[+] cont. analise tudo! Se alguns posts têm muitas impressões mas poucos cliques, hora de melhorar os títulos e descrições no Google!
Na aba “Queries” veja se os artigos estão sendo encontrados com palavras-chave q vc nem escolheu. Boa chance de otimizá-los e ser o 1o resultado!
PAUSA PRA UM PROTESTO:
acho que Twitter não tá gostando dessa palhaçada de conversa de SEO não! O tuíte já tinha mais de 30 likes e voltou pra 2 agora kkkkkkkk 😂 😂😂
Print que tirei quando tinha uns 28 x agora:
A última palavra era, claro TRÁFEGO, 3 não tráfico kkkkkk
Alguém precisa urgentemente separar as partes do cérebro que falam inglês e português. My bad, sorry!
Ooooooops!!! Fiz de novo! Kkkk
15- Sabia que você pode e deve usar SEO também nas redes sociais? Especialmente YouTube e Pinterest!
16- Rápido glossário (in a nutshell):

SEO on-page: feito no conteúdo
SEO off-page: link building
SEO on-site: características e ações técnicas q deixam o site otimizado (como velocidade de carregamento, estrutura responsiva, redirecionamentos, SSL, hierarquia de head tags etc.)
17- A pergunta que mais recebo é: atualizo um conteúdo antigo ou crio um texto novo? ATUALIZE! Pois:
a) Dá metade do trabalho
b) Você não perde a autoridade e link building que sua página antiga (por pior que seja) fatalmente adquiriu
c) Você não fica com dois posts concorrentes
18- Em SEO existem muitos “não pode” (e vc provavelmente os decorou). Mas o mundo gira, e já existe solução pra qse todas estas questões.
Ou seja: é importante saber oq é prejudicial, pra vc lembrar de usar o “raio solucionador”! (E não pra deixar de criar o conteúdo X ou Y)
19- EXEMPLO PRÁTICO: aprendemos q “não pode” conteúdo duplicado, certo?
Então é 100% proibido? Nope!
Se vc definir uma URL canônica para a página com conteúdo repetido, o Google fica devidamente informado sobre aquela q veio 1o e a considera como original, sem prejuízos. [+]
[+] cont. ALERTA DE PIADA NERD:
Se ao menos a galinha ou o ovo tivessem vindo com canônico de fábrica, a gente não ficava na dúvida existencial eterna.
20- Se vc possui + de um canal de comunicação (p. ex. um site + canal YT + podcast), use seu próprio conteúdo como fonte de KWs!
“Mas como, Bottini?”
Se um texto alcançou mto acesso através de certa KW, faça um vídeo, um podcast, o tema da sua festa de aniversário, enfim.. tudo!
21- A meta description é um resumo informativo q criamos para as ferramentas de busca, mas elas não se comprometem a exibi-la.
Se o Google entende q dentro do texto existe um trecho mais pertinente, ele o escolherá. Estudos mostram q isso acontece em 66% dos casos.
22- Eu costumo dizer que a 1a pessoa que traduziu "bounce rate" como "taxa de rejeição" criou uma legião de blogueiros desesperados (afinal o ser humano não lida bem com rejeição, não é mesmo? 😅). Por isso, vamos tirar um minuto para inspirar, expirar e ver a imagem abaixo:
[+] cont. Como pode ser visto na imagem do Quicksprout, a taxa de rejeição varia MUITO de um tipo de site/negócio para outro. E os blogs estão mesmo entre os sites com maior bounce rate. Por isso, só está liberado se desesperar se seu número estiver fora desta curva.
23- Mas ainda assim, seu foco deve ser ter a menor taxa possível. E para isso eu tenho 2 máximas: dê opções de interação e NÃO assuste os usuários. Como?
a) parágrafos curtos
b) número sensato de fotos (senão a rolagem parece interminável)
a) links, links, links por toda a parte
24- Tem dificuldade de ter ideias pra textos novos ou de escolher entre varias opções? Use os fóruns e grupos de sua área pra ter uma ideia do q as pessoas estão procurando. Vale optar pelos assuntos mais recentes (sobre os quais ninguém escreveu ainda) ou os mais buscadas. 😉
25- O Google é o dono da internet. E você não quer ser a pessoa q contraria o dono da p*** toda.

Tenha um site rápido! Atualmente, em 90% dos casos isso significa ter que implantar a tecnologia AMP. Aquela criada pelo... Google!

[vai aí de brinde + 2 tuítes sobre pagespeed]
26- Muito se fala sobre o perigo (real) de se usar muitos plugins. Mas existem plugins “do bem”, que na verdade contribuem justamente para melhorar a velocidade de um site.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: NUNCA INSTALE PLUGINS SEM POSSUIR UM BACKUP COMPLETO DO SEU SITE.
27- Vale investir em plugins que cuidem ao menos de 3 questões:

a) Cache
b) Lazyload
c) Compactação de imagens

(importante lembrar que nem todo site será compatível com todos os plugins, mas na maioria dos casos é possível fazer tais configurações via programação)
28- CTR é um conceito importante em SEO. Este é o nome que se dá para a taxa de cliques que seu link recebe. E em termos de rankeamento Google vale ficar de olho nesta info, que pode ser vista no Search Console (use o passo a passo da dica 14 desta thread para encontrá-la).
29- Normalmente um bom snippet (título + descrição chamativos) pode te dar um ótimo CTR, mesmo se não estiveres em 1º lugar na SERP. Essa é uma boa tática para lidar com uma concorrência de sites grandes (com peso no Google), mas menos competentes/preocupados com SEO.
30- Este é um dos motivos pelos quais é importante analisar os resultados q aparecem no topo da SERP de sua KW. Abaixo um exemplo prático de artigo na 4ª posição, mas com bom CTR. Isso ocorre pq os resultados do topo têm tom de propaganda e não parecem responder o tal "como" 🙃
31- Nunca, jamais, jamé acredite em alguém q diz saber td de SEO ou q sempre critique o trabalho de outros profissionais da área. Além deste ser um campo em constante atualização (oq torna impossível este ser onisciente), grande parte das escolhas em SEO são subjetivas ou testes.
32- Apareceu entre as dúvidas da galera na thread e trouxe pra cá:
O Google sabe ignorar oq chamamos de stop words (como "de", "em", "no"). Portanto, se a KW ideal q encontrou é "curso fotografia campinas", pode escrever pelo texto a fora "curso de fotografia em campinas" [+]
[+] cont. Mas eis a dica de ouro: nos locais em q a KW está oculta ou menos aparente, experimente usá-la sem as stop words. Onde?
a) alt das imagens
b) slug (parte final da URL)
c) meta descrição, se não ficar mto estranho ("Carnaval em Floripa" e "Carnaval Floripa" dá na mesma)
33- Outro mal-entendido comum: backlinks são tudo? Não.
Conseguir backlinks para seu site é ótimo e deve ser um trabalho constante. Mas não existe backlink que vá te colocar no topo do Google. Se sua página não tiver SEO no conteúdo ou for mais lenta que múscia da Adele.
34- É comum colocarmos em 1º no Google posts de sites com poucos backlinks e baixa autoridade de domínio (DA). Mas nunca vi site/blog pequeno ou médio chegar ao topo sem fazer um bom SEO de conteúdo. Já no caso de grandes portais (DA acima de 50) esta autoridade pesa +.
PAUSA PARA A MADRUGADA kkkkkkkkkk na volta tem continuidade e a opinião sobre o dinheiro que jogamos fora ao acumular cursos e mais cursos de SEO. Não saia daí! (ok, pode dormir, mas deixa o twitter aberto)
Nem minha dívida do cheque especial aumenta nesta velocidade... 😅
35- A slug, esta danadinha q aparece faceira no seu Yoast qse implorando pra ser alterada, faz parte da URL do post. Portanto, se seu post já está publicado vc só deve alterá-la se puder fazer tb um redirecionamento!
Não mexa em slugs já publicadas se não souber redirecionar!
36- Dúvida de 10 entre 10 blogueiros das antigas: devo tirar a parte com as datas das minhas URLs (ex.: 2017/01/23)? Resposta: SIM!
As datas acrescentam uma hierarquia que chamo de “vazia”. Alongam sua URL deixando sua palavra-chave ainda mais longe do domínio. [+]
[+] cont. No WordPress isso pode ser feito em um clique. Mas cuidado! Antes é necessário fazer os tais redirecionamentos. De todas as URLs do site!
Para um técnico este é um trabalho fácil, rápido e até barato. Pra vc pode ser impossível. Não faça economia burra. Contrate alguém.
37- Por falar em hierarquia, seja esperto no uso das categorias. Para quem não conhece o termo Breadcrumbs, deixo aqui um artigo com mais detalhes. Escolhi um texto em espanhol pq além de este ser um bom artigo, eu adoro a tradução “migas de pan” 😂
webempresa.com/blog/que-son-b…
38- Preparados pra queda de + um mito?
Mudanças de URLs ou mesmo domínios inteiros, qdo feitas corretamente, NÃO causam perdas de posições no Google!
Pode haver flutuação temporária (e rápida) q o próprio Google atribui à dificuldade em garantir um prazo padrão pro crawling. [+]
[+] cont. Infelizmente mta gente tenta fazer sozinha e... se ferra.
As migrações de domínio são um serviço que fazemos com sucesso cotidianamente. E não é caro.
Mas tão frequentes qto estas são os serviços de correção de migrações mal-feitas. Estes sim, bem mais caros. ¯\_(ツ)_/¯
39- Você já deve ter ouvido q o Google já sabe reconhecer sinônimos e até o Yoast agora tem um campo para vc controlar este uso. Mas cuidado! Qse toda tecnologia avança primeiro na língua inglesa e demoooooora anos pra ser completamente válida nas demais línguas. [+]
[+] cont. Os sinônimos já são uma realidade em inglês e caminham a passos largos em línguas como alemão, francês... mas nós sabemos onde está o português na fila do pão global, né?
Ou seja: use sinônimos, mas não deixe de ter a qtd mínima de sua KW no texto contando com isso.
40- Algo parecido acontece com outras tecnologias da moda. Voice search, bots, schema... são tendências sim! Mas tem muito blogueiro se desesperando pra aplicar essas técnicas, sem sequer ter um bom SEO de conteúdo no seu site. Comecem pelo feijão com arroz, por favor!
41- Promessa é dívida: fiz uma mini-thread contando pq fazer muitos cursos de SEO é perda de tempo e dinheiro. Vcs queriam verdades, agora façam o favor de curtir lá:
42- Backlinks suspeitos são menos graves do que vc imagina! É normal se deparar com ALGUNS links estranhos apontando para seu site e isso não deve tirar seu sono. Porém, como esta é uma dúvida frequente, deixo aq o link do passo a passo para a solução: support.google.com/webmasters/ans…
Eita... tava pensando aqui... será que posso pagar minha dívida em backlinks, que valem mais do que dinheiro? Má ôe!!!
43- Derrubando + um mito: o nome dos seus arquivos de imagem NÃO precisa ter a KW do post.
Porém, eis uma dica importante q nada tem a ver com SEO: evite usar espaços, acentos, maiúsculas e caracteres especiais, pois eles causam conflitos com plugins e várias outras ferramentas.
44- Mais uma dica facinha de Pagespeed procêis: escolha 2 fontes para seu site e FIM! Cada fonte usada são + arquivos carregados.
Dica extra: como vc normalmente só precisa de 1 ou 2 variações de cada fonte, ao construir seu site, é possível escolher apenas a(s) necessária(s).
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Malas pra q te quero
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!