1 like = 1 dica de marketing digital. Go!
1- Em 1960, Bill Bernbach já dizia que "O boca a boca é a melhor mídia de todas". Lembre-se que toda ação ou conteúdo produzido tem o objetivo de fazer as pessoas espalharem sua mensagem.
2- Você precisa saber em qual plataforma seu público está. Instagram é bom para muitos segmentos, mas o TripAdvisor é importante para hotéis, albergues e restaurantes.
3- Detectar qual é a dor do seu cliente é fundamental, pois sua estratégia em search, e-mail marketing, post em blog corporativo ou mídias sociais será voltada, no final das contas, em resolver o problema do seu público.
4- Fazer pesquisa é fundamental para entender o seu consumidor, confirmar ou não hipóteses para diminuir o "achismo", além de construir sua base para lista de e-mail com potenciais clientes.
5- Desenvolver Marketing de Conteúdo para uma marca ou profissional é criar autoridade para ela dentro do mercado, se tornando referência. Além de educar e ganhar clientes através das indicações de quem consome esse conteúdo.

A Resultados Digitais é craque nisso.
6- Plataformas para desenvolver Marketing de Conteúdo:
- Blog
- Webinar (ótimo pra capturar e-mails de potenciais clientes)
- Lista de transmissão no WhatsApp
- Mídias sociais
7- Blogs e sites que não queiram perder posição no Google precisam ativar o SSL (o cadeado verde no navegador). Isso pode ser feito pedindo ao servidor de hospedagem.
8- Use Gatilhos Mentais nos seus textos
- Autoridade (especialista há vários anos)
- Prova social (ex: depoimentos de clientes)
- Antecipação (ex: teaser de filmes)
- Escassez (vagas limitadas, oferta válida só por hoje)
9- Use vídeos curtos para enviar aos seus clientes que fazem parte do WhatsApp, mas não mande assim que fizer. Diminua a resolução com ajuda do aplicativo Format Factory. Vai facilitar o carregamento e possível compartilhamento das pessoas.
10- Caso seu produto seja algo que dê pra ser comercializado em quantidade, como quentinhas para almoço, crie grupo no WhatsApp para agilizar os pedidos. Se for com estoque mais limitado, como uma loja de vestidos, prefira a lista de transmissão.
11- No WhatsApp, agora dá para configurar grupo onde só o administrador manda as mensagens. Pode ser uma boa alternativa para não precisar pedir autorização para colocar a pessoa em lista de transmissão.

Use o bit.ly para criar um link amigável na divulgação.
12- Ao contrário do "achismo" de muita gente, o Status do WhatsApp é muito usado. Duas pessoas se mostraram interessadas pelo meu curso quando coloquei o card por lá.
13- Google Meu Negócio é algo fácil e gratuito, mas que é muito valioso para o posicionamento de busca das empresas, mas muitos empresários e empreendedores não sabem disso.
14- O autocompletar na pesquisa do Google e o Google Trends são ótimas ferramentas de inspiração de conteúdo.
15- O plugin Yoast do WordPress é o seu melhor amigo para o post do blog ter chances de ficar bem posicionado no Google.
16- Organize um calendário de posts para o blog e veja quais são as datas e eventos mais importantes para o seu nicho de mercado. E publique com cerca de uma semana antes do evento. Isso vale para vídeos no YouTube.
17- Mesmo que você já tenha site, integre um blog nele. Google gosta de sites com conteúdo fresco.
18- Três fatores para seu site se dar bem nas buscas Google:
- Autoridade
- Experiência
- Confiança
A Inteligência Artificial da busca é capaz de detectar se seu conteúdo reúne esses fatores.
19- Se você perguntar aos amigos o que você faz, eles responderiam com certeza? Se você acha que não, talvez o seu posicionamento não esteja claro por não ter uma linha editorial bem definida.
20- Pra definir uma linha editorial é importante que o perfil da sua marca nas mídias sociais ou do blog nunca saia dela. Ou seja, se eu publicar no blog algo fora da área de publicidade, marketing digital e mídias sociais, certamente o Google vai "rebaixar"esse conteúdo na busca
21- No perfil do Instagram da marca também é necessário seguir uma linha editorial. Ou seja, seria estranho ver a Mc Donalds falar sobre pneus, não é. Com isso, seu posicionamento e diferencial ficarão mais evidentes.
22- Em qualquer plataforma, sempre use a proporção 80% conteúdo relevante e 20% oferta. O objetivo nas mídias sociais é criar relacionamento. Seja útil para seu público. Confiança gera vendas. Ninguém compra de que não conhece.
23- Use a bio do Instagram para colocar as informações essenciais da sua marca e coloque o link do seu site ou até mesmo pesquisa para conhecer seu público e construir sua base de e-mails.
24- A área de destaque do Instagram é muito boa para apresentar os serviços, portfólio da marca. A pessoa tem consciência de que está interagindo com um perfil comercial. Por isso, seu conteúdo precisa informar e educar o público para ele espalhar sua mensagem.
24- Um exemplo muito bom de entrega de conteúdo é o Instagram da Apple. Quase nunca você verá iPhones sendo protagonistas na foto. A qualidade das câmeras vende a qualidade espontaneamente. Fotos de paisagens incríveis postadas pelo perfil da Apple
25- Stories ainda possuem um ótimo alcance. Aproveite para mostrar os bastidores do seu negócio. Quanto mais descontraído, melhor.
26- O tipo de linguagem que você usará nas suas publicações precisam estar alinhadas com a sua persona, que é um personagem semi ficcional que representará as características da sua marca.
Persona da Mercedes é Homem de meia idade que gosta de golfe e bebe uísque.
27- Nunca faça conteúdo com memes que estão em alta ou algo que tá fazendo sucesso se ela não tem a ver com a persona da sua marca. A Mercedes cometeu esse erro no passado quando usou o Lek Lek Lek e gerou crise sem necessidade com seu público Classe A.
28- Em 95% das nossas decisões foram emocionais. Lembre das marcas que você mais gosta e tente lembrar o motivo de você amá-la.
29- Quem atua no marketing digital ou produz conteúdo, ainda tem um mercado gigante pra ser explorado. Apesar do Brasil ter mais de um smartphone por habitante, cerca de metade da população ainda não possui acesso à internet.

Por isso é tão importante manter produção constante.
30- Por ter um potencial de mercado ainda grande, é fundamental ter sua "casa própria": blog e lista de e-mail. Muita gente achava que o Orkut nunca iria acabar.
31- Todos nós temos capacidade de influenciar um grupo de pessoas com nossas indicações. Por isso, entregue conteúdo de qualidade, que informe ou ensine para as pessoas se transformarem um meio pra sua mensagem.
32- Publique com frequência. Não é à toa que o ditado Quem não é visto não é lembrado continua atual.
33- A frequência no Instagram pode varia. Um post publicado pode ter uma sobrevida na timeline por alguns dias. É provável que publicar pelo menos três vezes por semana seja o ideal.
34- Não tenha medo de compartilhar "segredos"da sua área através das suas plataformas. Sua experiência é algo único que as pessoas terão acesso a um curso, palestra paga.
Se você quiser sabe quando terá meu curso online, responda essa pesquisa: bit.ly/PesquisaBlogci…
35- Todos nós gostamos de ouvir e conhecer boas histórias. Se tiver uma experiência que traga uma dica valiosa e que tenha a ver com a linha editorial da marca, publique.
36- Sua imagem digital diz muito sobre você. Às vezes, é a única coisa que alguém tem para formar uma opinião da sua pessoa. Se você participa de um grupo de profissionais da área, não fique de zoeira pq compromete sua credibilidade diante p/ quem não te conhece pessoalmente.
37- Para quem quer entender o comportamento do consumidor, pesquise por Micro Momentos, que são 4:
- Eu quero saber
- Eu quero ir
- Eu quero fazer
- Eu quero comprar
38- Publicidade contextual sempre é bem vinda, ainda mais depois de tanto conteúdo informativo e educativo. Se você chegou até aqui e está gostando das dicas, me siga:
Instagram: instagram.com/blogcitario
YouTube: youtube.com/blogcitario
39- Existe a técnica de funil de vendas para você conquistar pessoas que comprem de você. As etapas são:
- Atenção
- Interesse
- Desejo
- Açao
Segue dicas de plataformas para usar em cada fase.
40- Trocar ideias c/ outros profissinais é importante p/ aprender e conhecer outros pontos de vista sobre os assuntos. A cada edição do Podcitario, eu tenho oportunidade de conversar com grandes profissionais. Podcast disponível nos agregadores e Spotify.
bit.ly/podcitario
41- Se você tem um diferencial em relação à concorrência, tenha certeza absoluta de que poderá cumpri-la. Sethe Godin, um profissional que vale muito conhecer, fala sobre isso. O cliente precisa confiar na promessa. Seth Godin
42- Definir a Missão, Visão e Valores da sua marca é muito importante.

Missão: para que seu produto existe?
Visão: onde sua marca deseja chegar no futuro?
Valores: quais valores guiarão as ações e comportamentos da empresa?
43- Use o FOFA: levante quais são as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças relacionadas à sua marca. Os Fs você pode controlar, mas os outros dois não, mas dá para prevenir.
44- Acompanhe o que a concorrência está fazendo para poder estabelecer o seu diferencial. Tenha certeza que um dos seus concorrentes também fica de olho no que você faz ;)
45- Emojis ajudam muito na comunicação, além de chamar atenção. Use na bio do Instagram, pois lá tem restrição de caracteres e nos títulos do seu e-mail marketing. 😎
46- Compartilhar conteúdo que você acredita que seja relevante para seus seguidores aumenta sua credibilidade. Se você viu valor nessas dicas, dê RT no primeiro tweet dessa thread 🙏🏾
47- Search do Twitter pode ser uma forma de conquistar audiência para sua plataforma. Consigo conquistar alguns ouvintes para o Podcitario pesquisando por indica podcast.
48- Sempre que possível, anuncie no Facebook ou Instagram usando sua lista de email marketing e configure o público semelhante. Assim, sua chance de alcançar mais pessoas interessadas no que anuncia aumenta ;)
49- Se puder, comece a produzir conteúdo em vídeo. As pessoas estão consumindo cada vez mais vídeos. Algo em torno de um minuto demonstrando o produto ou serviço de nicho, melhor para a busca no YouTube.
50- Transformar o perfil comercial do Instagram é essencial para o seu negócio. Lá será possível medir desempenho, colocar botão para a pessoa ligar direto para sua loja e o endereço conectar diretamente no Uber do usuário.
51- Insisto que produtor de conteúdo ou uma marca precisa ter seu próprio site ou blog para não ficar 100% dependente das mídias sociais. Nunca saberemos até quando vender pelo Instagram será um bom negócio.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Caio Costa - ouça Podcitário
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!