, 7 tweets, 2 min read Read on Twitter
Sou apoiadora da causa LGBTT mas questiono a estratégia da criminalização do discurso de ódio no STF. Não cabe ao judiciário tipificar crime nem dar interpretação ampliada a uma norma penal. Imaginem uma corte bolsonarista o que faria com essa mesma estratégia? +thread
1. Não há legitimidade no STF, como tribunal constitucional, de ordenar a criação de um tipo penal, esse papel é do Parlamento e isso interfere na divisão de poderes. E os ministros do STF não são eleitos nem têm essa competência. Isso fere a democracia.
2. O Judiciário é um órgão politico e não é neutro, atende aos interesses das classes dominantes. Deve atuar como defensor da Constituição e na proteção de minorias, esse é o seu papel, mas o direito penal não protege minorias, é seletivo e atua no controle social
3. É importante debatermos esse ponto e minha opinião não pode ser vista como “prejudicial à causa LGBTT” pois defendo a igualdade e as pessoas LGBTT, mas tenho divergência sobre a estratégia e o papel do STF, como criminóloga e professora de direito penal.
4. Tecnicamente viola o princípio da legalidade (que veda interpelação ampliativa) e a divisão de poderes. Politicamente amplia os poderes do STF sem limites, pois o STF poderia passar a ampliar tipos penais contra mov sociais, minorias e na criminalização da política.
5. Simbolicamente, a Lei Caó 7726/89 que criminalizou o racismo, é muito importante, mas não houve redução do racismo no Brasil desde então. O sistema penal é seletivo, classista, machista, racista e LGBTTfóbico tb. Ainda que se criminalize em tese, não haverá proteção se fato.
6. Muita gente ainda acredita na justiça neutra. O parlamento muda de 4 em 4 anos e a democracia burguesa não é lá essas coisas, mas o STF é composto por ministros indicados politicamente e vitalícios. Imagina uma maioria bolsonariana?
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Luciana Boiteux
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!