Profile picture
Além das Sombras @AlemD4sSombras
, 16 tweets, 3 min read Read on Twitter
Não alimentem os trolls: um guia Além das Sombras para não dar voz ao discurso de ódio da internet

Aqui é o @cedricgraebin para um textão meio chato, falando sobre bots, trolls e stalkers (ou "motoboys de treta") nas redes sociais que estão propagando discurso de ódio.
Desde que redes sociais como Facebook e Twitter mudaram seus algoritmos para parar de mostrar os posts em ordem cronológica e sim em “ordem de interesse”, essencialmente é isso o que acontece na sua linha do tempo nas duas redes sociais:
Quanto mais reações ou curtidas, comentários, respostas ou compartilhamentos ou "retweets" em uma postagem, maior a chance de que ele apareça em sua linha do tempo, quer você considere ele importante ou não. O motivo desta mudança é bem simples: dinheiro.
Quanto mais visto um post, mais tráfego é atraído para os sites e mais pessoas vêem as publicidades associadas à postagem. Quer dizer: quanto mais chocante, polêmico ou indignante um post ou tweet for, mais dinheiro as empresas responsáveis pelas redes sociais estão ganhando.
E para dizer de um modo mais direto, Facebook e Twitter estão ganhando dinheiro a partir da repercussão do discurso de ódio nas redes sociais.
E, ao divulgarmos, compartilharmos, retuitarmos ou citarmos os tweets de trolls (contas nas redes sociais com o objetivo de causar polêmicas, ofender, xingar e assediar outras), estamos essencialmente dando palanque para a mensagem de ódio dessas contas se espalhar ainda mais.
E essa visibilidade enorme acaba gerando um descompasso entre o movimento real das pessoas nas redes sociais e o que é percebido (ou mostrado) para as pessoas usando estas redes.
Para citar um exemplo bem recente, um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) acompanhando a reação das pessoas nas redes sociais após o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) mostrou que apenas 7% dos posts ou tuítes foram mensagens de ódio ou ataques.
(vejam, por exemplo, a reportagem da @VICEBRASIL sobre este estudo em: vice.com/pt_br/article/…).
Embora o número absoluto destes posts tenha sido baixo em relação ao total de posts mencionando o assassinato, o que percebemos é que eles se espalharam nas redes como fogo em grama seca, por causa do alto número de "retweets", compartilhamentos, reações e respostas,
que fizeram os algoritmos das redes sociais interpretarem esses posts como “interessantes” e colocar eles com destaques nas telas de muita gente.
Uma outra coisa importante que podemos falar aqui é sobre como lidar com trolls, bots e “motoboys de treta” nas redes sociais.
Já falamos um pouco sobre o que são os trolls, mas é bom também descrever os outros dois tipos de contas: bots (de robots) são contas automatizadas (integralmente ou parcialmente) que, em geral, procuram palavras-chave em posts em redes sociais para responder a elas.
Um jeito fácil de identificar uma conta de um bot no Twitter, por exemplo, é olhar o perfil e ver se as postagens da conta são mais"retweets" e respostas em relação a posts individuais. Se na maioria for retuítes e respostas, *provavelmente* é um bot ou conta coletando tweets.
A minha experiência com alguns bots nas redes sociais indica que os bots utilizados para a propagação de discurso de ódio em geral propagam um conteúdo para alertar uma conta operada por um troll, o qual então incita a manada de seguidores para o autor da mensagem original.
Existem também os motoboys de treta (ou stalkers), contas operadas por pessoas que, ao verem uma mensagem, compartilham ela marcando um troll famoso e assim atiçam a manada. Como lidar com essas contas?
Existem duas opções: o bloqueio e o silenciamento. Para bots, stalkers ou “motoboys de treta”, o bloqueio é a melhor opção, pois isso quebra o poder de visualização dos posts (e, por consequência, a cascata de respostas tóxicas que vem logo depois).
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Além das Sombras
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!