, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
Resolvi passar a raiva logo completa e fiz o cálculo da aposentadoria pra mim, pra minha mãe e pra minha sogra. Elas estão perto de completar os 60 anos de idade. Conclusão: isso não é uma proposta de reforma da previdência, é uma crueldade. Provas abaixo: 👇🏾
Mainha é professora municipal há 21 anos. Para receber a aposentadoria integral ela teria que trabalhar mais 19. Tipo, aos 77 anos de idade ela ainda ia ter que ficar em média 8h por dia, de seg a sex, aguentando uma sala de aula com cerca de 30 alunos do ensino fundamental.
A situação fica pior porque, para chegar ao trabalho, ela tem que andar 1km a pé e pegar o carro até o outro povoado onde fica a escola. São uns 40 minutos dentro de uma caminhonete velha (tipo pau de arara) em uma estrada de chão. Na volta para casa, a mesma coisa.
Mas piora um pouco mais porque, quando chove, o pau de arara fica no meio do caminho. Aí só resta se abrigar na casa de alguém ou voltar a pé. Imagina isso tudo isso por mais 19 anos, aos 77 anos de idade.
Ah, mas ela pode optar por não receber a aposentadoria integral. Nesse caso ela terá que trabalhar mais 4 anos e receber menos de 62% do salário. Se a regra nova já valesse e ela se aposentasse logo, perderia 29% do salário. Na regra atual, perde apenas 9% se parasse hoje.
Agora a situação da minha sogra. Ela é camareira. Acorda todos os dias antes das 5h da manhã. Só tem folga um dia do final de semana, às vezes no sábado e às vezes no domingo. Trabalha todos os feriados em troca de uma folga na segunda-feira seguinte.
Com a nova regra ela vai ter que trabalhar mais 20 anos pra receber a aposentadoria integral. Tipo, aos 80 anos de idade ela ainda estaria limpando quarto de hotel. São 10 anos a mais comparando com a regra atual.
Diante dessas tragédias aí, a minha situação até parece ok. Tenho que trabalhar por mais 31 anos e me aposento aos 63. Estou considerando que não ficarei desempregada nas próximas 3 décadas e que as regras não vão piorar. Ou seja, conto com o ovo com no cu da galinha.
O que essa simulação jogou na minha cara é o que todos já sabemos, mas quando a realidade afeta pessoas tão próximas e queridas, parece que se torna pior. Quem vai sofrer mesmo é gente como a minha mãe, como a minha sogra, como o trabalhador da construção civil, do comércio...
É cruel o que o governo está fazendo com pessoas que já têm vidas tão sofridas. Querem tirar desses trabalhadores até a miséria de uma aposentadoria na velhice.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Nayara Felizardo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!