, 46 tweets, 17 min read Read on Twitter
ESTELITA | a thread
#OcupeEstelita vive!
Não é de hoje que Recife passa pelo abandono total de suas raízes arquitetônicas e histórico-culturais para alimentar uma parcela de empreiteiros e construtoras, donos da elite da cidade, que devem retroalimentar, por sua vez, os poderes que os dão carta branca sempre que preciso
Lá no século XIX,quando a elite que governava o estado achou por bem que Recife deveria se parecer mais com a Europa do que com a África ou com a Ásia, o centro da cidade foi DEMOLIDO. Isso afastou a população que morava naquilo que hoje chamamos Bairro do Recife, ou Recife Velho
Aquela população formada por filhos de escravos,brancos e mestiços pobres formava uma mancha urbana cujo perfil e distribuição eram incompatíveis c o projeto de modernização que se encaixava no sistema produtivo capitalista, que tinha uma estética neo-clássica europeu.
Durante todo o século XX, temos vários exemplos do q o‘progresso’promoveu:a demolição de muito do Recife,entre eles igrejas. Históricos e com arquiteturas belíssimas, esses prédios faziam parte não só do cotidiano da cidade, mas como eram também eram patrimônio do povo recifense.
O tombamento de muitos que restaram só veio acontecer nos anos 1990, quando muito da história do Recife Ja havia ido ao chão. Mas vamos ao nosso objeto de estudo, já no século XXI:
2003 | Recife e de Olinda conversavam sobre o Complexo Turístico Cultural Recife e Olinda, que, entre outras intervenções, envolveria um projeto na frente marítima que articula/divide as duas cidades.
O gov Estado contratou, via Porto Digital, a Expo-Lisboa (empresa pública portuguesa que desenvolveu e gere o projeto de expansão de Lisboa em antiga área porto-ferroviária) para pensar um projeto para a mesma área, uma região muito maior do que o cais José Estelita
2005 | Foi então criado um Grupo de Trabalho, envolvendo os dois municípios, o Estado de Pernambuco e a União, e aí começamos a discutir o que ficou conhecido como Projeto Urbanístico Recife/Olinda.
Um convênio foi assinado entre prefeitos, governador e ministros, e planejamos, inclusive, a criação de uma entidade gestora, que seria responsável pela implementação do projeto e a quem seriam repassados não apenas os terrenos da União, mas também os do governo do Estado de PE
A base do projeto era a disponibilização de espaço público e de transporte público de qualidade, interligando as duas cidades, habitação popular e recursos para a urbanização de todas as favelas contidas neste perímetro.
2007 | após as eleições, o governo de PE mudou e o projeto morreu. Dois anos depois,o mesmo aconteceu no Recife. O GovPE resolveu se desfazer dos seus terrenos no perímetro do projeto,privatizando uma área; já o govFederal,decidiu leiloar o terreno da União no cais José Estelita.
2008 | Leilão: o consórcio Novo Recife,formado pelas construtoras Moura Dubeux,Queiroz Galvão, GL Emp e Ara Emp,compra em leilão a área da antiga Rede Ferroviária Federal. Qnd foi lançado, o projeto pretendia construir 12 torres de alto padrão, com até 40 andares.
O metro quadrado das unidades do empreendimento custaria de R$ 5,5 mil a R$ 7,5 mil, o que tornaria a área uma das mais caras da cidade. Além disso, o plano previa estacionamentos para cerca de cinco mil veículos.
29 de fevereiro de 2012 | o consórcio Novo Recife anunciou o início das obras no Cais José Estelita; estudantes, arquitetos, professores e movimentos sociais começaram a se organizar para protestar contra o Novo Recife.
28 de dezembro de 2012 | último dia útil da gestão do prefeito João da Costa, numa reunião NOTURNA do Conselho de Desenvolvimento Urbano, projeto foi aprovado: Isso significa que a prefeitura concorda com o traçado arquitetônico.
Fev.2013 | Justiça suspende o processo de aprovação do projeto na Prefeitura do Recife, em resposta à ação civil pública movida pela promotora Belize Câmara, que UMA SEMANA DEPOIS foi afastada da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente do Recife pelo MPPE.
Abril.2013| ocorre o Ocupe Estelita +1:“um momento de encontro,um espaço para discussão dos rumos e impactos do processo de des. urbano em curso no município do Recife” q contou com exposição fotográfica, shows, apresentações teatrais e de dança, plantio de árvores e palestra.
Ago.2013| a CâmVereadores do Recife aprovou o projeto de lei,transferindo o CDU da SecPlanejamento para a SecMobilidade e Controle Urbano. A decisão foi alvo de protesto de entidades,como o Cons. de Arquitetura e Urbanismo e OAB-PE,e do grupo Direitos Urbanos,contrários à mudança
21 de maio de 2014 | a construtora Moura Dubeux deu início, à noite, à demolição das estruturas do Cais. O trabalho foi flagrado pelo integrante do Movimento Direitos Urbanos, Sergio Urt, que depois de exigir a apresentação do alvará de demolição foi espancado pelos seguranças.
Sérgio mobilizou mais de 200 pessoas ao longo da madrugada que,juntas,conseguiram interromper a demolição. A partir daí a área interna do terreno se transformou num enorme acampamento e na experiência política mais virtuosa da cidade para pensar sobre ela mesma nos últimos tempos
Durante 58 dias,a ocupação visava impedir a demolição,assim como promover assembléias diárias, cultural,aulas públicas,divulgação de todo o debate em torno do uso racional do espaço público da cidade, evidenciava uma forma de se fazer política oposta à que se consolidou em PE.
O #OcupeEstelita queria negociar um replanejamento para a área e, em especial, o cancelamento, haja vistas a série de irregularidades. Tinha a proposta de chamar a atenção para a área e principalmente reforçar que existem muitas possibilidades de ativá-la;
q a proposta da moura dubeux e queiroz galvão não é a única maneira de integrá-la à cidade: é uma das piores, justamente porque a conecta com uma face da cidade que não reflete sua diversidade, que não enfrenta seus problemas e que não respeita sua identidade e sua história.
22 de maio de 2014 | a demolição dos antigos armazéns foi embargada por uma liminar do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que alegou que o consórcio descumpriu um Termo de Ajuste de Conduta, firmado entre as empreiteiras e o órgão de proteção ao patrimônio.
Jun.14 | os jornais locais estavam em total silêncio sobre o assunto. Dependentes da verba publicitátria estadual, municipal e do mercado de construtoras, os jornais, Tvs e rádios não noticiaram o que acontecia nos últimos dias.
Veículos do Grupo dono do Rio Mar, localizado próximo ao Cais José Estelita,vizinho do bairro do Coque (e construído em parceria com a G.L. empreendimentos),são fáceis de perceber. Além do silêncio, havia distorções realizadas sobre as motivações e objetivos do mov Ocupe Estelita
01 de junho de 2014 | sete mil pessoas fizeram da terceira edição do  #OcupeEstelita: a 1a q aconteceu intramuros, contou eventos culturais desde as 11 horas da manhã:aulas, feira de livros, música, oficinas, debatendo pol.urbana e com programação também direcionada para crianças
Diversos artistas plásticos fizeram intervenções nas paredes dos armazéns, que já serviram ao depósito de grãos e açúcar, DJs se apresentaram e criadores de orquídeas fizeram oficinas de cultivo.
02 de Junho de 2014 | os três principais jornais e os noticiários das Tvs locais passaram a publicar notícias – em todos os dias anteriores, praticamente, repórteres estiveram no local, mas seu trabalho não foi publicado/veiculado.
03.06.2014 | a Pref. do Recife suspendeu o alvará de demolição  dos galpões do cais em reunião com reitores das principais univers. do Estado,com o Cons. de Arquitertura e Urbanismo, OAB, Crea, e com integrantes do Movimento #OcupeEstelita e do grupo Direitos Urbanos (DU).
16.06.14 | Novo Recife se reúne com a PrefRecife, CAU-PE, CREA-PE, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e UFPE: em 30dias um novo projeto seria apresentando atendendo às diretrizes ali reafirmadas.Foi acordado que uma reintegração só ocorreria com aviso prévio de 48 HORAS.
17.06.14| 1 dia depois do acordo, o Choque da PMPE foi enviado ao Estelita para retirar os manifestantes que ocupavam o local. A ação que contou com autorização do gov. do estado João Lyra foi tão violenta que acabou com 35 PESSOAS FERIDAS, segundo o Movimento, e 4 detidas.
Março de 2015 | o Iphan inclui a área operacional do Pátio Ferroviário das Cinco Pontas – no terreno do Cais José Estelita, vizinho ao local previsto para o projeto Novo Recife – na Lista do Patrimônio Cultural Ferroviário Brasileiro.
4 de maio de 2015 | a Câmara de Vereadores do Recife aprovou por unanimidade, em primeira e segunda votações, o projeto de lei número 08/2015, o Plano Específico do Cais José Estelita, Santa Rita e Cabanga.
7 de maio de 2015 | manifestantes Reuniram-se na Praça do Derby, na área central do Recife, e fizeram uma passeata pela Avenida Agamenon Magalhães com a troça Empatando Tua Vista, criada pelo movimento, indo até a rua do Pref Geraldo Júlio, onde um acampamento foi montado
30 de setembro de 2015 | a Polícia Federal em Pernambuco (PF-PE) informou, em entrevista coletiva à imprensa, que houve FRAUDE no leilão do terreno do Cais José Estelita, que ocorreu em 2008.
28 de novembro de 2015 | a Justiça Federal anulou o leilão de venda da área onde seriam construídas as torres. A decisão judicial levou em conta a investigação da Polícia Federal, que apontou que a compra do terreno foi fraudulenta.
junho de 2016 | a Justiça Federal emitiu uma reafirmação de sentença e manteve a anulação do leilão do Pátio Ferroviário no Cais José Estelita.
21 de maio de 2017 | em comemoração aos 5 anos de movimento, ativistas do #OcupeEstelita se reuniram no local para promover atividades, como debates e rodas de poesia, música, arte e cinema.
25.03.19|o ConsNovo Recife informou que "inicia nesta segunda-feira, pela área dos armazéns localizados próximo ao Cabanga, a requalificação do terreno do Cais José Estelita.Ação amparada no alvará de demolição expedido pela Prefeitura do Recife de nº 710005014".
Vale lembrar que outros patrimônios de valor histórico cultural da cidade já vieram a baixo por conta de empreendimentos de grandes construtoras de Recife, tudo autorizado pelo poder público.
Acredito que o que está acontecendo com o Edf Holliday também deva ter o dedo dos poderosos construtores. Procure saber.

A preservação da cidade, que é nossa, é constante e pra sempre.

Parabéns a todos do @OcupeEstelita por nunca desistirem. A luta continua.
a demolição de muito do Recife, e entre estas demolições, igrejas seculares.***
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to dona de casa desesperada
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!