, 9 tweets, 2 min read Read on Twitter
O nazismo não era de esquerda. Parem, simplesmente parem de dizer essa asneira. Parem de revisionismo histórico. No mínimo, porque o país precisa de debates mais urgentes e menos emburrecedores. Mas também porque (tente ler o fio):
1) O nazismo se alimenta do arcabouço teórico construído por Dietrich Eckart, um dramaturgo ricaço de Munique que integrava a Sociedade Thule, movimento ocultista que se orgulhava de ser... de direita!
2) Os integrantes Thule acreditavam que os alemães eram originários dos teutões, arianos, de uma beleza e força quase sobrehumanas, vindas da antiga Antártida. Só que os alemães se enfraqueceram pelo cruzamento com raças inferiores e moralmente corruptas.
3) Por mais que a ideia fosse maluca, pegava bem para a psique alemã da época, que buscava um senso de identidade e uma narrativa gloriosa para se contrapor à humilhante condição em que estava após o Tratado de Versalhes.
4) Eckart está na raiz da fundação do Partido dos Trabalhadores Alemães em 1920. Eles viam dois grandes inimigos a serem combatidos: judeus e comunistas. Bacilos que contaminavam o corpo por dentro. O partido espalha suas ideias nas cervejarias de Munique e atrai Hitler.
5) Hitler, um jovem extremamente carismático mas tosco, é lapidado por Eckart. Mais tarde, o partido muda de nome. Torna-se "nacional-socialista". Não se enganem. Nacional porque havia forte discurso antissemita e contra influências externas.
6) E socialista (porra, mil vezes porra) porque os trabalhadores formavam a base eleitoral do país e eram, em grande parte, adeptos da Social Democracia (os "Sozi", e vem daí a abreviação "Nazi", em oposição aos "Sozi"). Não por qualquer identificação com o socialismo.
7) Para além de qualquer nomenclatura, o que importa é o conteúdo do movimento: racista, divisor. Não contemplava a divisão de classes no discurso, mas a divisão de raças. Não havia coletivização da produção. Os ideias de igualdade e fraternidade da Rev Francesa eram ignorados.
8) Há uma tentativa em curso de exonerar a extrema direita de qualquer conexão com atrocidades e ditaduras. No caso do nazismo, negando seu caráter de extrema direita. No caso do regime militar, negando que tenha sido uma ditadura. Parem, por favor parem.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Daniel Rittner
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!