, 17 tweets, 4 min read Read on Twitter
Confesso que tenho cada vez menos paciência para casos patológicos de burrice violenta. Aquela que não fica no seu cantinho, mas mostra os dentes e morde. O orgulho de ser "burro" mostra que o poço não tem fundo no Brasil (siga a thread)
Antes de mais nada, burrice não é a falta de um conhecimento específico. Um camponês pode não saber navegar na internet. Mas duvido que vc saiba produzir comida como ele. A beleza da sociedade é a complementaridade dos saberes, a ponto de precisarmos uns dos outros.
Burro também não é quem separa sujeito e predicado por vírgula. Muita gente não entende isso e desvaloriza a opinião do outro por não compartilhar dos mesmos padrões de fala. Burrice é achar que usar ou não a norma culta da língua é pré-condição para participar do debate público
Trato aqui da burrice de quem menospreza o conhecimento, chegando a odiar quem o detém ou quem busca aprendizado. Ou pior: a burrice de quem tortura a realidade até ela gritar o que ele quer ouvir.
Da burrice apressada, que xinga algo na rede sem ter consumido nada além de seu título ou visto o nome do autor ou autora. E, diante das críticas sobre a superficialidade desse comportamento, rosna, dizendo que tudo o que é importante pode ser escrito em uma linha ou um tuíte.
O burro é aquele que vê seu preconceito violento como sabedoria.
Essa burrice pensa que já sabe de tudo a ponto de tachar os que discordam de sua visão de mundo como mal informados ou manipulados sem apresentar dados e fatos que corroborem a crítica. Ou tenta calar as vozes diferentes da sua por encarar a dissonância como ruído e não música.
Pois a burrice sempre tenta destruir o conhecimento que ameaça jogar luz sobre ela própria.
A burrice também é incapaz de aceitar o próprio erro, transferindo a culpa para o outro. Ou, diante de um questionamento, foge da autocrítica, dizendo que outra pessoa ou partido também faz a mesma coisa. A burrice não pede desculpa.
Pois a burrice de um indivíduo acha que é absolvida pela burrice de outro indivíduo ou do coletivo.
A burrice não aceita a existência de outra versão que interprete os fatos além da sua. É incapaz de reafirmar sua visão e, ao mesmo tempo, conviver com outras. Enxerga a opinião alheia como "notícia falsa" por não admitir a sua existência.
A burrice de alguns seguidores de políticos que não aceitam a existência de divergências ocorre da direita à esquerda, ou seja, não é monopólio de ninguém.
Se o debate público fosse mais qualificado, a pessoa se sentiria mais motivada a procurar se informar melhor e de maneira mais plural a fim de conviver com seus pares nas redes sociais ou mesmo na vida offline.
Ler coisas com as quais concordamos e com as quais não concordamos. Ler fontes de informação que não sejam anônimas, que se responsabilizam pelo que divulgam. Preferir fontes que baseiam relatos em provas e não em teorias da conspiração. Que são gostosas, mas burras.
Muitos na Alemanha pré-Segunda Guerra se acovardaram ou acharam pertinente a queima de livros levado a cabo por estudantes que apoiavam o regime nazista. Hoje, vemos muitos se acovardarem diante de ondas burras, intolerantes e violentas frente ao conhecimento.
Não, não estou comparando nossa sociedade com a nazista. Apenas dizendo que a burrice pode ser atemporal. E universal.
Como sempre digo: falta amor no mundo, mas falta interpretação de texto. E um bom calmante na água de muita gente.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Leonardo Sakamoto
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!