, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
A última declaração do Filipe Martins, o famigerado Soracabannon, deixa muito claro o sentimento que anima a ala ideológica do Governo e que explica grande parte do movimento de direita radical que está na base do bolsonarismo.
Esse sentimento pode ser resumido em uma palavra: anti-intelectualismo. Um sentimento que, aliás, manifesta-se em várias roupagens (desde rejeição aos “professores doutrinadores” até rejeição aos “tecnocratas”).
É interessante como isso se formou. Nas origens dessa direita, estava o Olavo de Carvalho d’O Imbecil Coletivo e suas críticas à intelectualidade uspiana.
Mas é curioso notar como essa rejeição foi ganhando corpo e crescendo. De uma crítica aos intelectuais de esquerda ela passou a uma rejeição quase completa a qualquer intelectual não-ideológico.
É bem visível como no núcleo olavista, capitaneado pelo Soracabannon, os militares são um entrave justamente por também representarem uma casta intelectual (na forma de burocratas e técnicos altamente especializados).
Dizer que é contraditório “usar critérios técnicos” é apenas uma outra forma de dizer que o que interessa é um certo “contato” direto do Bolsonaro com os eleitores (ou melhor, com parte deles) ou com a “realidade mesma” (pra usar um termo comum nos textos do Olavo)
Ao mesmo tempo, qualidades técnicas são cada vez menos importantes. Guedes vai bem com a ala ideológica justamente quando incorpora a imagem de um “político” com reações “autênticas” - justamente porque a “autenticidade” é mais importante que o conhecimento.
sso também ajuda a explicar a posição dominante e exclusiva que o Olavo desempenha como intelectual do bolsonarismo: é que o Bolsonarismo, por definição, não pode aceitar mais intelectuais além desse.
Na verdade, o próprio Olavo funciona como uma espécie de racionalização do anti-intelectualismo bolsonarista. Ele dá - para parcelas do movimento - uma chancela intelectual para um movimento que é contra todos os intelectuais.
E não deixa de ser curioso como o movimento que surgiu alegando que formaria a “nova elite intelectual” hoje, após não ter passado nem perto disso, queira acabar com qualquer relevância de intelectuais no Brasil.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Horacio Neiva
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!