“Tanto quanto aqui nos ocupa, ensinar é simplesmente arranjar contingências de reforço. Entregue a si mesmo, em dado ambiente, um estudante aprenderá, mas nem por isso terá sido ensinado. ...
Ensinar é o ato de facilitar a aprendizagem: quem é ensinado aprende mais rapidamente do que quem não é. ...
O propósito da instrução programada é aumentar ao máximo a frequência de reforçamento e reduzir ao mínimo as consequências aversivas que acompanham o erro.
Aprendizagem de sinais
Aprendizagem estímulo-resposta
Aprendizagem por encadeamento motor (ou em cadeia)
Aprendizagem de associações verbais
Aprendizagem de discriminações múltiplas
Aprendizagem de princípios (ou regras
Aprendizagem de resolução de problemas
aprendiz;
situação estimuladora;
respostas (ou performance) dadas pelo aprendiz.
Tipo involuntário de comportamento que pode ser prontamente adquirido em conexão com determinado sinal. Caracteriza-se por respostas gerais, difusas e emocionais.
Tipo de aprendizagem que compreende a execução de movimentos musculares muito preciosos e a resposta a estímulo ou combinações de estímulos muito específicos – “respostas voluntárias”.
Tipo de aprendizagem que envolve uma determinada sequência ou ordem de ações. Cada ato isolado da cadeia, é algo que já foi aprendido. A questão é fazê-lo convenientemente.
Refere-se à aprendizagem de associação entre pares de palavras ou sílabas, como também a aprendizagem de sequências verbais mais longas.
Aprendizagem de discriminações múltiplas
Relaciona-se, essencialmente, ao estabelecimento de um certo número de cadeias diferentes.
Adquirir noção de “sistema”.
A pessoa que aprende adquire a capacidade de dar uma resposta comum a uma classe de estímulos que podem diferir uns dos outros, de maneira mais profunda, quanto à aparência física.
Aprender um conceito significa aprender a responder a estímulos em termos de propriedades abstratas, tais como: forma, cor, número etc.
Princípios são cadeias de conceitos que constituem o que geralmente se denomina conhecimento. A aprendizagem de princípios significa a apreensão de todas as relações possíveis entre os conceitos.
A resolução de problemas é um tipo de aprendizagem que requer elementos internos habitualmente chamados de pensamento. Dois ou mais princípios anteriormente adquiridos são combinados de maneira a formar uma nova capacidade.