Profile picture
, 36 tweets, 4 min read Read on Twitter
Inúmeros autores atribuem a Skinner o início dos estudos mais profundos sobre a aprendizagem humana que nos levariam a uma tecnologia comportamental.
Burrus Frederick Skinner nasceu em 1904, num povoado rural do nordeste da Pensilvânia, Estados Unidos. Doutorou-se em psicologia em 1931, pela Universidade de Harvard.
De linha behaviorista, Skinner realizou inúmeras experiências sobre comportamento animal, em laboratório, transferindo posteriormente suas pesquisas para a área da aprendizagem humana.
Em sua teoria, Skinner sugere algumas formas de controle para o processo de aprendizagem através de arranjos das contingências do reforçamento (situações arranjadas com o intuito de possibilitar ou aumentar a ocorrência de uma resposta a ser aprendida-condicionada).
É o próprio Skinner quem esclarece:
“Tanto quanto aqui nos ocupa, ensinar é simplesmente arranjar contingências de reforço. Entregue a si mesmo, em dado ambiente, um estudante aprenderá, mas nem por isso terá sido ensinado. ...
A escola da vida não é bem uma escola, não porque ninguém nela aprende, mas porque ninguém nela aprende, mas porque ninguém ensina.
Ensinar é o ato de facilitar a aprendizagem: quem é ensinado aprende mais rapidamente do que quem não é. ...
O ensino é, naturalmente, muito importante, porque do contrário o comportamento não apareceria.”
A função mestra do professor, no processo da instrução, é arranjar as contingências de reforço.
Skinner enfatiza que o importante para o professor não é procurar ou encontrar reforços outros do que aqueles que já existem na situação do dia a dia, mas sim armar e arranjar as contingências desses reforços em relação às respostas desejadas.
As ideias básicas sobre a apresentação de estímulos para a aprendizagem, em Skinner, estão condensadas em dois instrumentos: as máquinas de ensinar (criadas por volta de 1920 por Sidney Pressey e posteriormente desenvolvidas por Skinner) e a instrução programada.
Tanto a máquina de ensinar quanto a instrução programada buscam levar o aluno a estudar individualmente, sem intervenção direta do professor, por meio de material previamente elaborado, à base de fracionamento mínimo da matéria, ...
adaptado às possibilidades do educando, segundo seu ritmo próprio, maturidade e conhecimentos anteriores.
O propósito da instrução programada é aumentar ao máximo a frequência de reforçamento e reduzir ao mínimo as consequências aversivas que acompanham o erro.
Ela se baseia nos seguintes princípios: pequenos passos; resposta ativa; avaliação imediata; ritmo próprio; progressão lógica e graduada; reforço constante; verificação da aprendizagem.
Robert Mills Gagné nasceu em North Andover, Massachusetts, em 1916. Obteve o grau de Mestre na Universidade de Yale e o Doutorado, em psicologia, na Universidade de Brown. Desde 1969 é professor na Universidade Estadual da Flórida.
Considerado neobehaviorista, Gagné situa-se entre os pesquisadores interessados na tecnologia educacional, isto é, na aplicação dos princípios da ciência da aprendizagem aos problemas práticos do ensino.
Gagné define aprendizagem como uma modificação na disposição o na capacidade do homem, modificação esta que não pode ser retirada ou simplesmente atribuída ao processo de crescimento.
O autor apresenta oito tipos de aprendizagem, hierarquicamente situados:
Aprendizagem de sinais
Aprendizagem estímulo-resposta
Aprendizagem por encadeamento motor (ou em cadeia)
Aprendizagem de associações verbais
Aprendizagem de discriminações múltiplas
Aprendizagem de conceitos
Aprendizagem de princípios (ou regras
Aprendizagem de resolução de problemas
Cada um dos tipos de aprendizagem apresentados por Gagné inicia-se a partir de um ponto diferente de habilidade interna e demanda uma situação diferente para se realizar eficientemente.
Para que a aprendizagem ocorra há que existir os seguintes elementos:
aprendiz;
situação estimuladora;
respostas (ou performance) dadas pelo aprendiz.
Aprendizagem de sinais
Tipo involuntário de comportamento que pode ser prontamente adquirido em conexão com determinado sinal. Caracteriza-se por respostas gerais, difusas e emocionais.
É o conjunto de condições apropriadas para o estabelecimento de uma resposta condicionada.
Aprendizagem estímulo-resposta
Tipo de aprendizagem que compreende a execução de movimentos musculares muito preciosos e a resposta a estímulo ou combinações de estímulos muito específicos – “respostas voluntárias”.
Aprendizagem por encadeamento motor (ou em cadeia)
Tipo de aprendizagem que envolve uma determinada sequência ou ordem de ações. Cada ato isolado da cadeia, é algo que já foi aprendido. A questão é fazê-lo convenientemente.
Uma cadeia não pode ser aprendida sem que o indivíduo seja capaz de executar cada elo separadamente.
Aprendizagem de associações verbais
Refere-se à aprendizagem de associação entre pares de palavras ou sílabas, como também a aprendizagem de sequências verbais mais longas.
Aprendizagem de discriminações múltiplas
O indivíduo aprende a dar n diferentes respostas identificadoras em relação a diferentes estímulos que, no entanto, devem-se assemelhar fisicamente em maior ou menor número.
Relaciona-se, essencialmente, ao estabelecimento de um certo número de cadeias diferentes.
Aprendizagem de conceitos
Adquirir noção de “sistema”.
A pessoa que aprende adquire a capacidade de dar uma resposta comum a uma classe de estímulos que podem diferir uns dos outros, de maneira mais profunda, quanto à aparência física.
Assim, ele se torna capaz de dar uma resposta que identifica toda uma classe de objetos ou fatos.
Aprender um conceito significa aprender a responder a estímulos em termos de propriedades abstratas, tais como: forma, cor, número etc.
Aprendizagem de princípios (ou regras)
Princípios são cadeias de conceitos que constituem o que geralmente se denomina conhecimento. A aprendizagem de princípios significa a apreensão de todas as relações possíveis entre os conceitos.
Aprendizagem de resolução de problemas
A resolução de problemas é um tipo de aprendizagem que requer elementos internos habitualmente chamados de pensamento. Dois ou mais princípios anteriormente adquiridos são combinados de maneira a formar uma nova capacidade.
Gagné afirma que “a especificação de objetivos comportamentais deve ser baseada a partir de uma análise hierárquica que proporcione diferentes tipos de aprendizagem tais como: discriminação, encadeamento, conceituação, solução de problemas etc.
Para cada um desses tipos de habilidade deve-se estabelecer objetivos da maneira mais clara possível”.
O processo de instrução tem quatro funções principais: tornar possível ao aprendiz identificar o que se espera dele no final da aprendizagem; possibilitar a identificação dos elementos de uma situação estimuladora; ...
aumentar a probabilidade de o aprendiz relembrar as informações, habilidades que lhe são apresentadas; guiar o pensamento promovendo a aplicação de set de aprendizagem e facilitar os conhecimentos.
Mestre @Nilson_de_Vix Boa tarde. Veja a sequência. Abraço
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Escritor
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!