, 14 tweets, 3 min read Read on Twitter
Um fio sobre HISTÓRIA feito por historiador:

Eu queria mesmo entender o fenômeno que tem levado divulgadores de ciência a discutirem com História com tanta propriedade. Geralmente são cientistas que trabalham com as ciências naturais (prefiro chamar de "desumanas").
Aí a gente tem o tal do Pirula que compara o MAOÍSMO aos OLAVETES!

Depois, vem a maior divulgadora do Pint of Science no Brasil dizer que o NAZISMO não é nem de ESQUERDA e nem de DIREITA.

Vocês comeram cocô, é?????????
Esse não é um espaço de debate acadêmico, verdade, então posso partir do princípio mais básico: vocês são tão ignorantes na minha área quanto qualquer aluno ou aluna de ensino básico. Mas com uma diferença:

Esses alunos e alunas reconhecem seus limites. E vocês não.
Eu, infelizmente, sei muito pouco sobre Biologia, sobre ciências naturais no geral. É um problema comum da superespecialização dos saberes, reflexão da expansão acadêmica das últimas três, quatro décadas no Brasil. Então, posso dizer que sou ignorante na área de vocês.
E tudo bem, não é mesmo? Porque no final das contas, as ciências humanas são formas de analisar a sociedade e, marcadas por paradigmas relativistas, qualquer opinião é válida, não é mesmo?

ERRADO!
Falando só do campo da História, tem uma caralhada de gente discutindo teoria da história, história da historiografia e filosofia da história para discutir epistemologicamente como a nossa área constitui um saber.
Nas humanidades em geral, desde os anos 60, ninguém cai nessa de saber objetivo. Mas tampouco é um vale-tudo em que qualquer opinião meia-sola tem status de conhecimento. Tem status de opinião.

E como é quando usam de opinião nas suas áreas?
Imaginem eu, um historiador, dizendo para um biólogo, que a minha opinião é de que a evolução é uma mentira? Muda alguma coisa a minha opinião? Claro que não! E por que, caralhos, a opinião de vocês sobre História deveria ter algum peso?
Eu acho perfeitamente normal que as pessoas constituam visões sobre o passado. Muitas vezes isso se chama MEMÓRIA e é um campo completamente diferente da HISTÓRIA. Dialogam, mas não são a mesma coisa.

Mas quando você diz que NAZISMO não é de ESQUERDA nem de DIREITA...
...você tá sendo leviano com o trabalho de historiadores e historiadoras. De gente que lê muito mais livros sobre a área do que você, que conhece debates sobre teoria e sobre epistemologia que você não conhece.

"Ah, mas você tá sendo corporativista"
Tô.

Me recuso a ter que lidar com corporativismo de todos meus colegas "cientistas" e depois ver eles cagarem em cima na minha área de conhecimento como se não valesse nada. Vamo se respeitar, né?
O pior é que como o @ALuizCosta colocou: esses caras são biólogos e pelo visto sofrem do mal de Dawkins, que saltou da teoria da defesa da evolução para a bandeira da islamofobia, achando que poderia falar sobre todas as áreas do conhecimento só porque tinha público.
Na boa, com esses "divulgadores de ciência" aí, cagando regra sobre áreas que não conhecem, não é à toa que o obscurantismo olavete ganha terreno.
Fiquei pistola, mas é por um bom motivo.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Fernando L'Ouverture
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!