Profile picture
, 41 tweets, 5 min read Read on Twitter
A FÍSICA,
seu estudo e desenvolvimento

Nelson Valente
O vocábulo Física provém do grego (phusis=natureza) e representa o conjunto das coisas da natureza.
A Física era estudada, antigamente, com o nome de Filosofia Natural, abrangendo tudo que existe no Universo.
Estudava as causas tanto remotas como próximas de todos os seres corpóreos. Mais tarde, as causas remotas passaram a ser tratadas na Filosofia, e a Física tornou-se uma ciência particular.
Podemos conceituar Física como sendo o estudo dos fenômenos físicos, isto é, dos fenômenos que não modificam a constituição íntima dos corpos. (Ao contrário da Química, que estuda os fenômenos químicos, ou seja, que modificam a constituição íntima dos corpos).
Fenômeno, linguagem científica, é qualquer alteração que se produz nos corpos; tudo o que aparece, tudo o que acontece. Ao aquecer-se um pedaço de metal, é um fenômeno; quando um corpo cai, é um fenômeno.
O método empregado pela Física é, primeiramente, o indutivo, de fatos (que não se demonstram), passando à causa, a lei que rege esses fatos, e firmando-se sobre o princípio da causalidade, e o de uniformidade da natureza:
:entendendo-se que as mesmas causas produzem os mesmos efeitos, nas mesmas condições.
Causa é um fenômeno necessário e suficiente para determinar a aparição de outro fenômeno, que é o efeito.
A relação entre causa e efeito chama-se lei física. Existe a lei física qualitativa, que relaciona apenas qualidades (o calor dilata o metal; causa=calor, efeito=dilata), e lei física quantitativa, que relaciona quantidades ou resultados numéricos:
:sendo representada por uma fórmula matemática (lei de Boyle Mariotte; lei da atração universal, etc.).
A lei física é, portanto, a relação entre as grandezas que entram em jogo no mesmo fenômeno.
A lei indica, pois, que, ao fazer-se determinada experiência, encontram-se sempre os mesmos resultados.
Devemo-nos lembrar que o método indutivo emprega dois processos: a observação e a experimentação.
Pela observação, procura-se uma explicação para determinado fato, surgindo a hipótese; para confirmar ou infirmar a hipótese, realiza-se a experimentação, procurando-se a relação entre efeito e causa; ...
...:confirmando-se a hipótese, vem a generalização, formulando-se a lei sobre o respectivo assunto.
Teoria física é o conjunto de leis que regem um determinado assunto, ela liga as várias leis que se relacionam à mesma classe de fenômenos, como, por exemplo, a teoria cinética dos gases, a teoria mecânica do calor, a teoria da relatividade, etc.
A Física e as outras ciências
Na Antiguidade, as coisas da natureza eram estudadas na disciplina Filosofia Natural (seria a Física de antigamente) mas, com o desenvolvimento das ciências:
...:foram aparecendo divisões, mais ou menos relativas, até surgirem dois grupos distintos: as ciências biológicas e as ciências físico-químicas; as primeiras, para estudarem os seres vivos em geral, e, as segundas, para tratarem das propriedades dos corpos inanimados.
Depois, as ciências físico-químicas se subdividiram, formando ciências mais particulares: Mineralogia, para estudar as substâncias que constituem o solo e o subsolo; Astronomia, para o estudo dos astros e suas trajetórias; Geografia, para tratar do globo terrestre; etc.
Porém, a divisão mais importante das ciências físico-químicas deu-se no século passado, quando a Química se separou da Física, para pesquisar as substâncias que constituem os corpos, continuando a Física a estudar as propriedades desses corpos:
...:interessando-se em determinar as leis que exprimem a interdependência entre as grandezas físicas e seus fenômenos.

Surgiu, então, a primeira classificação das ciências naturais, chamadas ciências básicas: Física, Química e Biologia.
Entre os ramos das diversas ciências relacionadas com a Física, podemos considerar:
Biofísica, que estuda a relação entre os fenômenos físicos e biológicos, Física aplicada à vida; ex.: pressão, osmose, eletricidade animal, etc.
Físico-Química, que estuda a relação entre as duas ciências, isto é, as partes comuns entre elas, tais como: gases, termoquímica, eletroquímica, constituição da matéria, radioatividade, etc.
Geofísica, que trata da física da Terra, dos fenômenos físicos relacionados com a Terra, como a força de gravidade, o magnetismo, os movimentos sísmicos, etc.
Astrofísica, que estuda a física do mundo astronômico, Física aplicada à Astronomia, como a luz proveniente dos astros, a espectroscopia, a temperatura dos astros, etc.
Considerando-se a Física Aplicada, podemos distinguir vários ramos: a Astronomia, que trata do estudo dos astros, seus movimentos em relação uns com os outros e sua situação no Universo; a Meteorologia, que estuda as condições atmosféricas e as previsões do tempo; ...
...a Tecnologia, que representa a ciência aplicada à técnica, como a hidráulica, as máquinas, os instrumentos de óptica, as aplicações da eletricidade e da eletrônica, as invenções, etc.
A Física se relaciona, ainda, com vários outros ramos do saber humano, como a Medicina, a Engenharia, a Geodésia, etc., caminhando conjuntamente, desde tempos remotos.
A maioria das invenções e descobertas baseia-se na Física, ligada à Tecnologia.
Partes da Física

Mecânica

Parte da Física que estuda o movimento e as condições em que se realiza. Subdivide-se em três partes:
Cinemática, que estuda os movimentos sem se interessar pela causa, ou seja, sem se interessar pelas forças que os produziram; Estática, que estuda as forças em equilíbrio, não se interessando pelos movimentos produzidos;
...Dinâmica, que determina as relações entre os movimentos e as forças, isto é, entre os movimento e as causas que os provocaram.

Nos três aspectos, são considerados os sólidos, os líquidos e os gases.
Termologia

Parte da Física que estuda o calor e seus efeitos e todas as suas aplicações, constando das seguintes partes: Termometria, que trata da determinação da temperatura dos corpos; ...
... :Calorimentria, que estuda as quantidades de calor absorvidas ou desprendidas nos diversos fenômenos térmicos; Termodinâmica, que estuda as transformações de calor em trabalho, e vice-versa.
Acústica ou sonologia

Parte da Física que trata da teoria do som e das ondas.

Óptica
Óptica

Parte da Física que estuda a luz e os fenômenos luminosos em geral; divide-se em: Óptica Geométrica, que trata da propagação da luz em linha reta, nos meios homogêneos; Óptica Física, que considera a luz como resultante de um movimento vibratório.
Eletrologia

Parte da Física que trata da eletricidade e de suas aplicações; divide-se em: Magnetismo, que estuda as massas magnéticas, os imãs naturais e artificiais e o magnetismo terrestre;
Eletricidade, considerando a eletrostática (cargas em repouso) e a eletrodinâmica (cargas em movimento); Eletromagnetismo (relação entre a eletricidade e o magnetismo e os instrumentos de medição) e a Eletrotécnica (eletricidade aplicada à técnica); ...
... ; Eletrônica, ciência que envolve o deslocamento de elétrons.
Física corpuscular

Parte da Física que estuda a constituição da matéria (física atômica e nuclear).
Segundo a tendência e o método de trabalho dos físicos, eles são chamados teóricos.
Os primeiros tratam de questionar a natureza através de experiências, empregando técnicas variadas e habilidade de planejamento experimental; os outros tentam sistematizar o conhecimento adquirido em formulações gerais, de grande complexidade matemática.
Sob esse ponto de vista, divide-se a Física em Experimental e Matemática ou teórica.
Fonte: A FÍSICA,
seu estudo e desenvolvimento. Editora Prismas. Curitiba, 1998

Nelson Valente
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Escritor
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!