, 10 tweets, 3 min read Read on Twitter
25 anos sem Ayrton Senna. O "culto" (muitas aspas necessárias) permanece firme, pois a Fórmula 1 daqueles tempos foi aniquilada e o sentimento popular ninguém controla.
Para a referência das crianças: quando Ayrton Senna morreu, seus anos de auge tinham ficado bem para trás. O hype post-mortem foi turbinado pela @RedeGlobo, mas saiu do controle em muitos aspectos.
Há 25 anos reverenciam Ayrton Senna como herói da pátria. Há uma fronteira sutil entre onde termina o hype da @redeglobo e começa a demanda simbólica do povão por outra coisa.
A comoção com a morte de Ayrton Senna, na verdade, simboliza uma profunda insatisfação do Brasil profundo com os picaretas que os subjugam - e, 25 anos depois, segue terrivelmente atual.
Explico. Em 1989, instado e obrigado pela Constituicinha a ir às urnas "como nas democracias mais desenvolvidas", o povo elegeu @collor incontestavelmente. Se era picareta, era pouco. Seu impitma só serviu para mandar a direita nunca mais se meter a besta.
Está cada vez mais claro: a expressão do povo nas urnas foi jogada fora através de denúncias ralas, barulheira de estudantes maconheiros e o voto de parlamentares de moral questionável. Leonel Brizola atacava @collor mas mantinha admirável relação governador-presidente.
Ayrton Senna morreu em meio a um vácuo de lideranças no Brasil. A voz das urnas tinha sido "relativizada" (mesmo quem não elegeu @collor deve ter sentido o fedor da coisa), Itamar Fusquinha representava "ninguém", a possibilidade do golpe militar era especulação permanente.
Sir Ney acertou: a Constituicinha tornou o país ingovernável. Foi feita para isso.
A falta de autoridade, a relativização da grandeza humana, cidadãos tratados como súditos, o desprezo da elite pelo povo, o tapetão com perfuminho democrático: todo esse sentimento do Brasil profundo aflorou no luto por Ayrton Senna.
Como definir o brasileiro padrão que paga boletos, vive numa casa que ninguém enxerga por trás dos muros altos e tem que prestar continência todo dia pra um molequinho fedorento de AR-15 na mão? Ser súdito seria um upgrade.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Paulo Francis
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!