, 12 tweets, 2 min read Read on Twitter
Todo conhecimento tem de ter utilidade prática e imediata? Não!!! Como assim?

Segue a aula-fio.
Em 1687, Isaac Newton publicou a Filosofia Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos da Filosofia Natura, ou simplesmente Principia). Nesta obra está a base da Fisica, conceitos, fórmulas e leis que são a base de quase toda a tecnologia atual.
Sem este estudo, o mundo seria bem diferente hoje. Newton criou o mundo contemporâneo. Simples assim.Por isto que,apesar de historiador, sou fascinado por sua vida e obra. Sabe o que também não seria o mesmo sem Newton?O Iluminismo. Voltaire foi tradutor de Newton para o francês.
Dito isto, vocês imaginam alguém perguntar ao mal-humorado Sir Isaac Newton, sobre a utilidade de seus estudo? Que retorno financeiro suas leis da física poderiam render? Conhecendo seus modos, consigo vislumbrar um livro voando na cabeça do autor de tal pergunta. No mínimo.
Newton não estudava pensando em retorno imediato, potencial financeiro, custos e dividendos. Ele estudava para conhecer melhor a realidade em que vivia, e poder, com sua pesquisa, contribuir com o conhecimento de toda a realidade.
Ninguém conhece o todo, mas sempre contribui com uma parte deste todo. Ele mesmo se dizia um anão em ombros de gigantes (referia-se à Galileu, Copérnico e Kleper).Assim funcionam todas as ciências. Colaborativa e livre para pesquisarmos o que quisermos,por mais inútil que pareça.
Então, cortar verbas das Ciências Humanas, com a justificativa do pouco retorno financeiro não faz sentido. A maioria dos pesquisadores (de TODAS as áreas do conhecimento) não se preocupa com isto. O que nos move é a curiosidade, não a ganância.
Quanto ao ponto dos posicionamentos políticos, balbúrdias e outros delírios, só escrevo o seguinte. Se o atual governo fosse tão rigoroso em críticas à manifestações de sua própria ideologia quanto é com as de esquerda, eu não veria perseguição seletiva. Como não é o caso...
Sobre as universidades públicas serem local de drogas, orgias, e afins,bem...estas coisas podem existir em toda festa, e universitários organizam festas.Porém, nestes anos,nunca vi consumo de drogas,lícitas ou ilícitas,nem comportamento fora do decoro exigido por um local público
No horário de aula, as universidades são local de estudo. A demonização que vejo destas instituições tem basicamente três origens: de gente que nunca pisou em uma universidade pública, de gente frustrada por não ter feito universidade pública e pessoas mal-intencionadas.
Desconhecimento tem remédio, é só buscar informações. Frustração tem remédio, busque se aceitar ou trabalhar para ter o que deseja, já o terceiro caso é pior, pois atrás desta mal-intenção, existe um projeto, que é o de enfraquecer os ambientes que pesquisam e portanto questionam
Enfim, é preciso entender que o ambiente universitário é um foco de questionamento à tudo. E isto não é só bom. É necessário. Ainda mais nestes tempos papudos que vivemos.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Dennis Almeida
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!