, 46 tweets, 15 min read Read on Twitter
Há alguns anos, essa imagem foi compartilhada como sendo Nibiru, o planeta hipotético que está vindo colidir com a Terra. Mas, na verdade, essa é uma erupção da estrela V838 Monocerotis.

Mas quais são os reais perigos que pode atingir o nosso planeta?
Segue a #AstroThreadBR
Pela grande variação de aparência uma escala de poucos meses, muitos usuários de chapeuzinhos de alumínio assumiram que esse era o Planeta X que estava se aproximando de nós. Porém, hoje sabemos que é fruto de uma erupção (com origem ainda desconhecida) dessa estrela variável.
Nibiru é um puta de um fura rolê. Já foi anunciada sua chegada nos anos 90, 2000, 2003… O pânico principal foi em 2012 e com certeza ele vai aparecer mais algumas vezes daqui uns anos. Mas ele nunca aparece, principalmente pq não temos nenhuma evidência que ele existe.
Porém, a Astronomia, após séculos de aperfeiçoamento e comprometimento com o entendimento racional do Universo, pode nos mostrar que existem eventos que de fato podem dizimar com a vida na Terra. Vamos conversar um pouquinho sobre 3 possibilidades:
O primeiro é certo: a morte de nosso Solzinho. O fim de uma estrela depende diretamente de sua massa. Para estrelas com massa superior a 8x a de nosso Sol, após um grande período de instabilidade, elas explodem em um evento chamado Supernova tipo II.
No caso de estrelas pouco massivas como a nossa, antes de virar uma anã branca, nosso Sol vai passar por processos que literalmente, podem engolir a Terra! 😳
Para equilibrar o peso das camadas mais externas que anteriormente era sustentada pela energia gerada da queima de Hidrogênio no núcleo, as camadas mais externas irão se expandir em um raio aproximadamente igual a nossa órbita, se tornando uma Gigante Vermelha.
Apesar de modelos diferem no tamanho que o Sol vai chegar, existe uma grande possibilidade de sermos engolidos. Mas, mesmo que não sejamos, a temperatura aumentará substancialmente evaporando nossa atmosfera e esterilizando a vida que restar.
Mas calma!! Estimamos que o Sol possui 4,6 bilhões de anos (Universo tem aprox. 14bi), com tempo de vida total de 10 bilhões. Portanto, ainda temos ~ 5 bilhões de anos ela frente.
Bom, talvez você não saiba mas o Sol tem um ciclo magnético com período de aprox. 11 anos. Esses ciclos podem gerar manchas solares e consequentes explosões liberando uma porrada de partículas para o Sistema Solar.
Apesar de possível, um grande evento que nós prejudique fatalmente é EXTREMAMENTE raro, para nosso tipo de estrela. porém, devemos estar sempre preocupados com essas épocas de atividade, que podem gerar danos significativos em satélites, sondas e até telescópios espaciais.
Alias, agradeçam ao nosso campo magnético guerreirinho que nós protege desse fenômeno. Sem ele não seríamos nadinha
Um outro perigo, o segundo dessa thread, para a humanidade bastante discutido é sobre a possibilidade da colisão de grande meteoro acabando conosco assim como aconteceu com os dinossauros.
A extinção foi causada por um impacto de um asteroide de 15 km, liberando o equivalente a 10 bilhões de bombas atômicas de Hiroshima. 😱
A extinção não foi devido ao impacto em si mas a elevação de poeira para atmosfera e liberação de enxofre das profundezas da região de impacto
Impactos violentos são relatados recentemente:

Em 1908, na região da Sibéria,Rússia, um meteoro explodiu antes mesmo de atingir o solo (5-10km de altitude). Porém, gerou grande devastamento em uma grande área de floresta.
Estimativas de seu tamanho variam de 60-190m.
Na Rússia também, em 2013, o Meteoro de Cheliabinsk foi amplamente registrado, gerando uma forte onda de choque que danificou casas e aterrorizou a população local, mesmo sem nenhuma fatalidade. Estima-se que o bichinho tinha 10000 toneladas e 17m de diâmetro.
Nos referimos como pequenos corpos aqueles objetos que são incríveis relíquias da formação do sistema solar. Nessa categoria podemos incluir os meteoroides, asteroides e cometas que podem estar ocupando cinturões ou até mesmo vindo nos visitar o Sol de vez em quando
Muitos corpos adentram as órbitas dos planetas mais internos e muitos corpos entram na Terra a todo o momento. Vou deixar aqui a minha thread que fala de chuvas de meteoros e a da @AstroNatasha falando sobre meteoritos em si.
Mas, com quais devemos nos preocupar? Vai depender diretamente do tamanho do corpo! À medida que esses objetos passam pela atmosfera em altas velocidades, o forte atrito incandesce as camadas mais externas e o fragmenta. Poucos objetos caem em solo.
Meteoros com diâmetros de até dezenas de metros explodem na atmosfera antes de chegar em solo, provocando dano local. Meteoros de algumas centenas podem gerar impactos em escalas de continentes. Já meteoros com diâmetros de dezenas a centenas de km podem dizimar nosostros.
E segundo estimativas de eventos passados, podemos traçar a frequência desses eventos (aproximadamente):
1m ~ 1x por hora
10m ~ 1x por ano
100m ~ 1x por milẽnio
1 km ~ 1x por milhão de ano
10 km ~ 1x por centena de milhões de anos
Portanto, um evento de impacto como o da extinção dos dinossauros encontra-se na faixa das dezenas a centenas de milhões de anos para ocorrer.
Calcula-se que o impacto ocorreu há 65 mihões de anos atrás. Então, aos poucos estamos caminhando para a maior faixa de probabilidade
Dentro desse contexto, existem os NEOS: Near-Earth Objects,ou em bom português: objeto que tá pra cheirar nosso suvaco. Esses objetos possui órbitas que adentram o sistema solar interno e a cada passagem podem ser cada vez mais atraidos para perto.
Existem três tipos: Apollos, Amores e Atens, sendo os Apollos e Atens os que eventualmente cruzam a órbita da Terra.
Achei esse gif aqui na wikipedia com alguns NEOs já identificados e saca só: KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
(fora de escala, calma jovens)
Se o jovem cruza a órbita da Terra e possui um diâmetro maior do que 140m, é chamado de “potentially hazardous object”, em portugues: objeto que além de cheirar o suvaco E o cangote, pode vir de voadora na nossa barriga, para os cultos: objetos potencialmente perigosos.
Eu queria comentar aqui sobre os casos mais recentes e mais peligrosos mas confesso que achei essa astrothread nas minhas coisas e esqueci de pesquisar sobre isso HEEEEEEEE

então isso vai virar uma #astrominibr por essas semanas. fiquem de olho!!
cneos.jpl.nasa.gov/stats/ nos da estimativas dos numeros de objetos identificados, tanto para os NEOs quanto para os PHOs.

Porém, estimamos números superiores a 4700 objetos.
Em suma, para os casos de eventos de impacto, vemos que existem baixas possibilidades de colisão porém, há longo prazo elas não são ignoráveis!!
Muitos astronômos estão incubidos de detectar possíveis ameaças, estudar tais objetos e propor mecanismos de eliminação desses trambolhos. Aliás, há grupos brasileiros, e isso é de se orgulhar!! (valorizem nossa ciência, ela é bem rica!)
#EDITANDO

Última coisa que queria completar aqui é se você quiser ficar de olho, nesse site da NASA estão listados objetos com potencial de impacto no futuro:

cneos.jpl.nasa.gov/sentry/
Por fim, o ultimo possível fim da humanidade está relacionado a escalas galácticas. Talvez mudar de planeta não seria suficiente :(
Vou deixar aqui a minha thread sobre fusões de galáxias. Nela eu falo um pouquinho sobre a física do processo

Bom bem, Andromeda é uma galáxias espiral vizinha e em termos de distância de galáxias, se encontra próxima (2.537.000 anos-luz). Estamos ligadas a ela gravitacionalmente e em inicio de um processo de fusão
O processo de fusão modifica completamente as propriedades das galáxias envolvidas. Como podemos ver, parte do material é jogado para o meio intergaláctico. Parte do gás é canalizado para a região do núcleo dessas galáxias, favorecendo a formação estelar.
Apesar de ser um ambiente de grande instabilidade, algo muito curioso é que as distâncias entre as estrelas são tão grandes que aprobabilidade de haver uma colisão entre elas é mínima.
O nosso futuro nesse evento é incerto. Dificilmente colidiremos com outro sistema solar mas faremos parte dessa grande movimentação de material, que pode ser fatal para nossa existência, estando inicialmente aqui no sistema solar, ou em outro sistema.
A nossa sorte é que esse evento só acontecerá daqui a 4 bilhões de anos. O pepino não é nosso, mas com certeza, deverá ser tema de discussão (assim como os demais temas que discuti) para a humanidade no futuro caso queira sobreviver.
Para finalizar, queria deicar uma mensagem:

Nenhum evento astrônomico é tão rápido quanto as nossas ações e seus impactos sobre nosso planeta. Estamos cada vez mais chegando em um momento crítico.
Saiu essas notícias há uns dias e quando li, me bateu um aperto no coração. 😔

g1.globo.com/natureza/notic…
Vamos cuidar melhor de nossa casa. Pode ser quer sejamos a única civilização existente no Universo. Já parou para pensar nisso? Talvez o Universo não seja possível de ser explorado pela nossa simples tolice e incapacidade de cuidar de nossa morada.
Compreendo o sentimento de frustação, mas eu não compro discurso de que não adianta, que a gente merece ser dizimado mesmo. Aceitar a derrota é aceitar a certeza de que isso REALMENTE irá acontecer e ser conivente com o fato de que bilhões de pessoas no futuro irão sofrer+
+ por algo que não tiveram a chance de mudar. Não é justo!

Cuide disso aqui com carinho. Não desista de nós. Vamos dar uma vida mais digna para nossas futuras gerações. Faça pequenas ações, levem isso em consideração na hora de votar, cobrem dos governantes e principalmente:
NÃO ACEITE ESSE DISCURSO RIDÍCULO, ANTICIENTÍFICO E CONVENIENTE DE QUE O AQUECIMENTO GLOBAL É UMA MENTIRA!!!

desconfiem fortemente de quem se apega a essa luta. pois os interesses economicos são enormes!!

Beijos espero que tenham gostado 😉
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Ana Carolina Posses
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!