, 19 tweets, 5 min read Read on Twitter
O cenário da ciência brasileira é pré-apocalíptico. E vou te explicar como o governo está usando isso para colocar a opinião pública a favor da reforma da previdência. Segue o fio.
Tudo começa quando o governo Bolsonaro, com extrema dificuldade para a aprovação da reforma da previdência, investe na propaganda na TV aberta para estimular o apoio popular à reforma, por meio de figuras conhecidas, como o próprio Sílvio Santos.
Outra que entrou no jogo recentemente foi a própria Luciana Gimenez, uma das figuras mais importantes na criação da imagem machista de Bolsonaro, quando em um de seus programas, ele afirmou com todas as letras que "não empregaria (mulheres) com o mesmo salário (dos homens)".
A apresentadora entrevistou Bolsonaro novamente em seu programa essa semana, após 100 dias de governo. E estranhamente não houve alarde ou indignação na entrevista, ela inclusive rebateu as críticas à sua conduta dizendo que torce pelo Brasil e quer um Brasil que dê orgulho.
Até aí tudo bem. Rolam rumores de que o governo teria pagado esses apresentadores para falar bem da Reforma. Se o objetivo for aprovação popular, estão no caminho certo, apesar dos meios serem questionáveis.
O problema é que recentemente o governo vem anunciando por meio do MEC uma série de medidas completamente arrasadoras para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, ou seja, teoricamente impopulares, mas está conseguindo apoio da opinião pública!! Como?
O contigenciamento de 30% do orçamento inicialmente de 3 universidades se estendeu para todas as federais e depois o anúncio do bloqueio de novas concessões de bolsas da CAPES destruiu a motivação de se fazer ciência nesse país. Não só a motivação, mas agora nem quem ama, pode!
Essa medida criou um levante estudantil que nunca vi, pois agora os estudantes bolsistas, mestrandos e doutorandos realmente foram afetados. O problema é que esse levante orgânico popular já foi desqualificado antes de começar.
Circula nos diversos grupos de whatsapp uma série de fotos e vídeos sobre as tais balbúrdias que ocorrem nas universidades. É gente pelada, gente usando drogas, gente fazendo putaria. E muito disso é algo isolado, muitas vezes nem foi filmado em uma universidade.
Um dos professores da UFMG que desenvolveu um robô que consegue prever levantes populares por meio do whatspp, notou que recentemente houve um aumento do compartilhamento dessa falsa balbúrdia universitária em um padrão parecido com o disparo de fake news em massa nas eleições.
A ferramenta se chama "Eleições sem Fake" e foi criada exclusivamente para fins de pesquisa. Ela foi capaz de prever a greve dos caminhoneiros antes que ocorresse e o governo da época não tinha acesso a esse tipo de tecnologia e não pôde fazer nada. bbc.com/portuguese/bra…
Só que como já sabemos, a equipe bolsonaro é expert em mídias sociais e é suspeita de ter usado disparo em massa pela rede para vencer as eleições. Com um novo disparo colocando a opinião pública contra o movimento estudantil ela mata dois coelhos com uma cajadada só. Por quê?
Quando o governo faz uma chantagem falando q o corte nas universidades é apenas um contingenciamento de gastos e que irá cessar com a aprovação da reforma, ele põe todo o povo que acabou de descobrir no silvio santos que a reforma é boa contra a luta em prol da ciência!
E quem não seria contra às balbúrdias dos peladões em meio à "suposta pesquisa" com dinheiro público? Assim, o governo com a intenção de passar reforma, vai acabar matando a ciência brasileira. O POVO não vai entender que ela é uma coisa boa pro desenvolvimento desse país.
Esse fio todo só mostra como que nossa sociedade está atrasada tecnologicamente. Tem coisa rolando que a gente nem imagina e tudo isso tá acontecendo numa velocidade muito maior do que qualquer levante popular em assembleia estudantil.
Vamos mudar isso??? O que você desenvolve na sua pesquisa que não é uma balbúrdia? Mostra pra todo mundo!! Afinal, isso começou por meio das redes sociais. Vamos usar o poder que ela tem!
Eu sou mestrando em Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual. Na #MinhaPesquisaMinhaBalburdia eu estudo a interação entre universidades e empresas e como esse processo pode ser mais eficiente visando o desenvolvimento de tecnologias inovadoras.
Acabaram de me mandar o link do projeto que monitora o whatsapp: monitor-de-whatsapp.dcc.ufmg.br
E se você não ainda não sabe qual a importância da ciência na sua vida ou porque você deveria se importar com ela, convido vocês a acompanharem o meu canal de divulgação científica, o @olaciencia
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Lucas Zanandrez
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!