, 30 tweets, 12 min read Read on Twitter
Excelente matéria do @andretrig para o @jornalnacional sobre o que está rolando no Fundo Amazônia. Resumo de onde está nos levando a anti política ambiental do governo.
g1.globo.com/jornal-naciona…
O Fundo Amazônia é uma conquista da sociedade brasileira, resultado dos esforços empreendidos a partir de 2004 com a criação do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm).
O Plano se baseou na integração de várias ações e políticas, sob responsabilidade de diferentes áreas de governo e instituições da sociedade. Retirando o foco só do controle e da fiscalização ambientais, e envolvendo outras ações mais estratégicas e de inteligencia.
Uma das primeiras ações foi tornar abertos os dados do PRODES do @inpe_mct convidando outras instituições de pesquisa e ONGs com experiência em sensoriamento remoto para analisar dados e cruzar informações com conhecimento de campo.
Com isso, o entendimento das dinâmicas do desmatamento aumentou bastante, e as políticas e ações puderam ser melhor direcionadas. Medidas de restrição de crédito, responsabilidade solidária da cadeia produtiva e embargo de áreas ilegalmente desmatadas foram adotadas.
O Plano era coordenado pela Casa Civil e envolvia diversos ministérios. A prioridade do @Min_Agricultura foi a "Erradicação da febre aftosa, mosca da carambola e controle e prevenção da Sigatoka Negra". 🤦🏽‍♀️
Recordar é viver, para quem quer saber o que é uma política consistente de prevenção e combate aos desmatamentos, aqui tá a primeira e melhor fase do PPCDAM mma.gov.br/images/arquivo…
Essa fase incluia um eixo sobre infraestrutura que na real nunca foi implementado. Ordenamento territorial - com a criação de unidades de conservação - e fundiário, e monitoramento e controle foram os mais efetivos. O de fomento às atividades sustentáveis também ficou a desejar.
Teoricamente no momento estariamos na 4a fase do PPCDAm, implementando esse plano operativo aqui mma.gov.br/images/arquivo…
#sqn
Mas já sabemos que as prioridades do @mmeioambiente no momento são outras. Foto: Liliane Souza/G1 Santos
A queda nas taxas de desmatamento a partir de 2005 até 2012 são inquestionáveis, o que demonstra que a abordagem integrada do PPCDAm teve efeito. (2012 foi o ano em que o Congresso alterou o Código Florestal, não é mera coincidência que de lá pra cá a coisa começou a desandar),
Foi aí que o governo da Noruega, por meio de sua iniciativa de florestas e clima @Climateforest, decidiu doar 1 Bilhão de dólares ao Brasil pelo reconhecimento desse incrível resultado
mma.gov.br/informma/item/…
A doação de 1 bilhão da @Climateforest teve como base, entre outras coisas, o Pacto pela Valorização da Floresta e pelo fim dos desmatamentos na Amazônia, lançado em 2007.
g1.globo.com/Noticias/Brasi…
A @Climateforest levou em consideração que o Brasil tinha o PRODES do @inpe_mct desde 1998 realizando o monitoramento dos desmatamentos na Amazônia, compondo uma série histórica na qual se basear para comprovar a redução havida.
O @bndes foi escolhido como gestor por ser sólido, atendendo às exigências internacionais de monitoramento e controle. Mas sempre foi uma contradição ter o Fundo em um Banco que financia ações que muitas vezes promovem o desmatamento.
O outro elemento considerado pela @Climateforest como positivo foi o Brasil ter uma sociedade civil ativa e eficiente 💪🏽👊🏽 com capacidade de exercer controle social e contribuir tecnica e politicamente para o sucesso do Fundo.
Por isso na criação do Fundo foi instituido o COFA.
COFA é o Comitê Orientador do Fundo Amazônia. Formado pelos governos federal e estaduais e representantes da sociedade civil, do setor privado e da academia. O Fundo tem também um Comitê Técnico que atesta as emissões de carbono oriundas do desmatamento. fundoamazonia.gov.br/pt/fundo-amazo…
O Comitê define as diretrizes, os critérios e as prioridades para cada período de 2 anos. Claro, faz isso quando é convocado, o que não foi o caso ainda no novo governo. As diretrizes válidas até que sejam atualizadas em nova reunião do COFA são: fundoamazonia.gov.br/export/sites/d…
O Fundo também tem critérios orientadores para temas específicos, assegurando certos padrões. É o caso dos projetos de apoio à implementação dos Cadastros Ambientais Rurais (CAR)

fundoamazonia.gov.br/pt/como-aprese…
O site do Fundo Amazônia traz vários dados e informações sobre os projetos apoiados. A transparência adotada pelo Fundo, necessária para atender às exigências dos doadores internacionais, ajudou a pressionar outras áreas do BNDES a serem mais transparentes fundoamazonia.gov.br/pt/home/
Até 20% dos recursos do Fundo podem ser utilizados em ações de monitoramento e controle em outros biomas ou países de floresta tropical. Isso permitiu ao Fundo apoiar projetos de CAR em todo o Brasil e também promover cooperação técnica em monitoramento do INPE a outros países.
Aproximadamente 60% dos recursos do Fundo Amazônia estão em projetos de governos estaduais e do governo federal, em órgãos como @embrapa, @inpe_mct , @brasil_IBAMA e @SFB_florestal
O restante são projetos de instituições de pesquisa e ONGs. As regras de acesso ao Fundo são rígidas e limitam o acesso de organizações locais, como associações indígenas, quilombolas e de extrativistas. Apenas 2 organizações indígenas já acessaram o Fundo diretamente.
A perseguição ao Fundo é uma estratégia dos ruralistas. Em 2017 a CPI Funai-Incra determinou a realização de auditoria para verificar a conformidade na gestão dos recursos. O @TCUoficial atestou a satisfatória execução do Programa, pesquisa.apps.tcu.gov.br/#/documento/ac…
Mas quem trabalha como condenado não descansa, então esse ano o Fundo teve que parar tudo o que estava fazendo para atender o Ministro monarquista, que quis fazer uma varredura nos projetos, talvez por acreditar que o COFA, que ele preside, fosse um Comitê de Fiscalização.
E ai voltamos ao início dessa thread, fechando com a ótima matéria do @tuffani no @diretodaciencia
diretodaciencia.com/2019/05/18/sal…
E lembrando que, para que o Fundo Amazônia continue existindo, é preciso trabalhar para que o desmatamento não volte a crescer, o que já é uma tarefa quase impossível considerando o que rolou no ano passado.
veja.abril.com.br/brasil/desmata…
Fundamental também garantir a manutenção da legislação que já foi flexibilizada em 2012...

congressoemfoco.uol.com.br/meio-ambiente/…
E não permitir mais retrocessos que seguem aparecendo em jabutis no Congresso Nacional #SalveOCódigoFlorestal

www12.senado.leg.br/noticias/mater…
@threadreaderapp unroll please
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Nãosoumaisamesma
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!