Profile picture
Thales Machado @thalescmachado
, 16 tweets, 6 min read Read on Twitter
Já que é o dia da despedida, vou contar aqui uma história de bastidor do Jefferson, e também do trabalho da imprensa: repórteres, editores, assessores, que aconteceu comigo, e com o goleiro, em 2015. Segue a #thread que é um causo bom e mostra que o cara é especial.
O Botafogo fez uma visita ao Degase, centro de menores infratores, e levou o técnico Renê Simões, o lateral Gilberto (hoje no Flu) e o Jefferson. Eu trabalhava na ESPN e, consegui fazer uma matéria exclusiva no evento. O Jefferson foi juiz de uma pelada entre os garotos.
Depois da pelada, pedi pra fazer uma entrevista com Jefferson. Ele topou. Era época de @DepEduardoCunha na presidência da Câmara e votação sobre redução da maioridade penal para 16 anos. Aproveitei e perguntei ao Jefferson a opinião dele sobre isso. E ele foi muito sincero...
Fugiu do script e disse que era a favor de uma segunda chance pra todo mundo, porque até ele tinha cometido pequenos furtos na infância, contou algumas histórias dessa época, sobre entrar em supermercados e casa dos outros para furtar, sobre um amigo que se envolveu com drogas...
Duas semanas depois publiquei a reportagem na TV e no site, e claro, a fala dele, que era goleiro titular da seleção na época, e estava no Chile com o Brasil para a Copa América, foi a chamada de uma reportagem com um tom bem emocionante. O link tá no final da thread.
A fala dele e a reportagem repercutiram muito: Globo, Uol, Folha, Extra, Dia, entre outros, e até meios gringos. Todo mundo deu,, com créditos para a ESPN. Saiu até no impresso do As e do Marca, na Espanha. E de acordo com o tom da matéria, uma declaração legal de superação e tal
Só que aí aconteceu um plot twist. No fim do jogo da estreia do Brasil na Copa América, no Chile, Jefferson falou na zona mista com a Globo, Sportv, Band, Fox, todas as TVs. Mas se recusou a falar com a ESPN. Disse, ao ver o microfone, que não falaria com o canal.
O repórter @Vini_Nicoletti, que estava lá, me ligou na hora.

- Parece que o homem tá puto com a matéria. Tenta resolver essa aí.

Fiquei matutando em como ele poderia estar chateado, mas mandei uma mensagem pra assessoria dele pra saber o que estava acontecendo.
O que era? Um portal tinha republicado a matéria, linkando direto para o vídeo no site da ESPN. Mas o editor do tal portal carregou nas tintas. Colocou a reportagem com a manchete:

"Goleiro da seleção CONFESSA PASSADO DE CRIMES em entrevista"

Jefferson ficou pistola. Com razão.
Só que ele achava que eu e a ESPN que tínhamos feito a manchete em tom policial.

Escrevi uma mensagem à assessoria esclarecendo o caso, pedi para meu chefe na época, o @etironi fazer o mesmo, e ainda conseguimos falar com o portal, que mudou a chamada. E fiquei no aguardo.
No fim do segundo jogo da seleção na Copa América, apita meu celular e tem um áudio, quase um podcast, de mais de 6 minutos, do próprio Jefferson, da concentração, dizendo que entendeu, se explicando e PEDINDO UM TANTO DE DESCULPAS POR TER REAGIDO DAQUELA MANEIRA.
O cara tinha mil razões para estar puto, poderia não fazer nenhum esforço pra entender o que tinha se passado, e se deu ao trabalho de pedir desculpas pessoalmente.

Pra quem lida com jogador de futebol sabe o que normalmente aconteceria neste caso. E com jornalista também.
Por essa história e por outras razões é que foi possível, três anos depois, e três dias antes do jogo de sua despedida, sentar frente a frente com o goleiro de novo para outra entrevista exclusiva, publicada hoje no Globo e no Extra, que você lê aqui:

m.oglobo.globo.com/esportes/jeffe…
E a emocionante matéria de 2015, com a declaração de Jefferson que gerou toda essa história, ainda está disponível neste link da @ESPNagora

espn.com.br/video/516981_e…
Tem uma vírgula sem sentido ali no segundo tweet que foi um erro de digitação. Certeza que vocês não ligam. rs.

Não apago porque apaga a thread toda, mas fica o alerta 🚨🚨🚨

mas a história é boa, né não?
Fim.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Thales Machado
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!