, 20 tweets, 3 min read Read on Twitter
1)- Alguns insistem na afirmação de que a lista tríplice para escolha do PGR é um procedimento que garante que o cargo seja exercido com "independência" pelo seu ocupante. "Independência" em relação a quê?
2)- É certo que nos últimos anos a atuação da PGR na persecução penal contra criminosos detentores de foro privilegiado foi, em boa medida, "independente" - embora a quadrilha descoberta no caso do "mensalão" tenha sido denunciada sem seu mandante e principal beneficiário (...)
3)- e apesar de que no caso do "petrolão" a condenação do apontado chefe do esquema - o ex-presidente Lula - tenha se dado quando ele já não mais exercia o mandato, e em decorrência de investigação e processo capitaneados por procuradores de 1ª instância, e não pela PGR.
4)- De todo modo, numa época em que as ações das autoridades públicas são fortemente vigiadas pelos meios de comunicação e sobretudo pelas redes sociais - que demonstram forte capacidade de mobilização inclusive em torno de pedidos de impeachment de ministros do STF (...)
5)- é muito pouco crível a hipótese de que um PGR, seja ele escolhido dentro ou fora de lista tríplice, possa encarnar a figura de um arquivador-geral da República. Supor o contrário significaria dizer que, dentre todos os mais de 1.000 integrantes do MPF, apenas os 3 que (...)
6)- componham a lista tríplice seriam capazes de exercer com "independência" a função de processar
criminosos detentores de foro privilegiado. A insinuação seria absurda e colocaria uma imerecida e descabida suspeita de potencial prevaricação sobre todo o contingente (...)
7)- de procuradores da República que não integre a lista tríplice. Mas a importância da função de PGR extrapola a atuação na área penal. Cabe ao PGR a iniciativa de contestar a constitucionalidade de normas, bem como arguir o descumprimento de preceito fundamental.
8)- Em outras palavras, o PGR exerce, em certo grau, um tipo de "controle político" da administração pública. Nesse aspecto, pergunta-se: a lista tríplice realmente garante a "independência" do PGR no desempenho do cargo?
9)- De que lado esteve a PGR quando foi liberada uma nova hipótese de aborto no Brasil, não prevista em lei? De que lado esteve a PGR quando o governo federal defendeu a divisão racial dos brasileiros para ingresso nas universidades?
10)- De que lado esteve a PGR na discussão que pretendeu revisar a "Lei da Anistia"? De que lado esteve a PGR quando as instituições de ensino público brasileiras foram transformadas em verdadeiras extensões de partidos políticos de esquerda?
11)- De que lado esteve a PGR em algumas das recentes tentativas de modernização da CLT? De que lado esteve a PGR quando dinheiro público brasileiro era usado para financiar ditaduras comunistas ao redor do mundo?
12)- De que lado esteve a PGR diante das iniciativas de grupos autoritários contra as liberdades individuais? Procuremos as respostas na experiência. Afinal, é pelos frutos que se conhece a árvore.
13)- Na ADPF 54, a PGR se manifestou favoravelmente ao aborto de fetos anencéfalos. Na ADPF 186, a PGR se manifestou favoravelmente à previsão de cotas raciais para ingresso em universidades públicas.
14)- Na ADI 4275, a PGR se manifestou pela possibilidade de alteração do prenome e do sexo dos transgêneros em cartório, independentemente de autorização judicial ou de qualquer procedimento médico prévio. Nas ADI's 5035 e 5037, a PGR se manifestou (...)
15)- favoravelmente ao programa "Mais Médicos", dispensando a revalidação dos diplomas dos candidatos e afastando a alegação de que os direitos sociais dos profissionais estivessem sendo violados. Na ADPF 320, a PGR defendeu a revisão da "Lei da Anistia" para possibilitar (...)
16)- a punição de militares por crimes cometidos durante a ditadura. Na ADI 5766, a PGR sustentou inconstitucionalidades na reforma trabalhista. Nas ADI's 5537 e 5580, a PGR se opôs às iniciativas de contenção da doutrinação ideológica nas escolas ("Escola Sem Partido").
17)- Na ADPF 548, a PGR abriu a possibilidade de utilização das instituições de ensino para atividade político-partidária. Na ADO 26, a PGR se manifestou pela criminalização da "homofobia", sem existência de lei e sem definir o que pode caracterizar concretamente "homofobia".
18)- Ou seja: em matéria de "interpretação constitucional", a PGR, ao longo dos últimos 15 anos - período no qual sempre prevaleceu a lista tríplice - seguiu rigorosamente muitas das pautas que são caras à agenda ideológica esquerdista.
19)- É essa a "independência" proporcionada pela lista tríplice? Se a resposta for negativa, resta invalidada a assertiva de que a lista tríplice garante a independência do PGR.
20)- Se a resposta for positiva, vê-se que não haveria perda da independência do PGR, ainda que ele compartilhe da mesma cosmovisão daquele que o escolher - e mesmo que não integre a lista tríplice.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Adriano Faria
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!