, 29 tweets, 5 min read Read on Twitter
Fala, galera. Preparei aqui um material sobre o Jorge Jesus. Quem é, seu histórico, sua personalidade e seu estilo de jogo. Não postei antes sobre ele pois queria pesquisar bem, para não me ater na superficialidade. Segue a Thread do novo treinador do Flamengo:
Jorge Jesus é um treinador português de 64 anos. Apesar da idade um pouco avançada - apenas 2 anos mais novo que Abel - ele surgiu no alto nível do futebol recentemente e com um estilo moderno. Passou alguns anos treinando times de divisões inferiores em Portugal.
Em 2006 ele foi contratado pelo Portimonense, time que já foi grande em Portugal, mas não tem mais força. No ano anterior, equipe terminou em 15° no campeonato (18 times disputaram). Já na primeira temporada com Jesus, ficaram em 5° e na segunda em 8°,ou seja,elevou bem o nível.
Depois dessas campanhas, foi contratado pelo Braga (temporada 2008/09), time de nível maior que o anterior, mas ainda de 2° escalão no país. Ficou em 5° no campeonato, chamando atenção pelo futebol ofensivo, com direito a 8 goleadas (6 delas acachapantes), em 30 jogos.
Após esse bom trabalho, foi contratado pelo Benfica, onde marcou de vez sua história. O time é o principal de Portugal, sendo o maior campeão do campeonato e bicampeão Europeu. Mas, quando Jorge Jesus assumiu (2009), o time não vinha em um grande momento.
A equipe venceu o Campeonato em 2005 e, antes disso, apenas em 94. Ou seja, 1 título nos últimos 15 anos. Quem estava dominando o cenário português na época era o Porto. O time era o atual tetracampeão consecutivo, conquistando também 6 dos últimos 7, além da Champions em 2004.
Ainda assim, Jorge Jesus foi campeão logo no primeiro ano. Em 6 temporadas no Benfica, conquistou 3 Campeonatos nacionais e 3 vices, além de 5 taças da liga e 1 taça de Portugal. Time voltou a dominar no cenário português.
1 desses vices, inclusive, foi na melhor campanha. Foram 77 Pontos em 90 possíveis, 85.5% de aproveitamento, com 24 Vitórias, 5 empates e, apenas, 1 derrota. Ela foi justamente para o Porto, campeão com 78 pontos.
Muitos devem lembrar desse campeonato, pois foi o que teve o histórico gol do Kelvin no ultimo minuto, dando a vitória do Porto em cima do Benfica na penúltima rodada, alterando a liderança.
Além desses títulos, o time chegou em 2 finais da Europa League, 2° principal torneio continental da Europa. No primeiro, em 2013, perdeu para o Chelsea, (atual campeão da Champions) por 2 a 1, com gol da Vitória nos acréscimos. No outro, em 2014, perdeu nos pênaltis pro Sevilla.
Sua pior temporada na Primeira Liga foi a 2010/2011, com 63 Pts (de 90), 20 Vitórias, 3 Empates e 7 derrotas. Nas outras 5 somadas, foram, apenas, 11 Derrotas, com 24 empates e 109 Vitórias. 82.46% de aproveitamento nessas 5 e 80.4% no total. Números impressionantes.
Em seguida, foi para o Sporting, um dos maiores rivais do Benfica, causando grande revolta nos encarnados. Chegou em 2015 e ficou 3 temporadas lá.Acabou não conquistando o campeonato, apenas 1 taça da liga. Mas,no 1° ano o time foi vice com a melhor campanha da história do clube.
Foram 86 Pontos, com 27 Vitórias 5 Empates e 2 Derrotas. 84.3% de aproveitamento. Mas, o campeão foi seu ex-clube,Benfica, com 88 Pontos. Nos outros 2 anos, ficou em 3°. Não foi como esperavam, mas o time também não vinha em grande momento.
Em 2018, foi para o Al-Hilal, último trabalho antes de ser contratado pelo Flamengo, onde ficou até fevereiro desse ano. Rescindiu o contrato em comum acordo, pois não queria estendê-lo até novembro. Foi campeão da Supertaça, era líder do campeonato Saudita e só teve 1 derrota.
Seus times costumam ser ofensivos e intensos. As linhas são adiantadas e a marcação é pressão no campo de ataque. Se perde a bola, já pressiona para tentar recuperá-la. Não costuma recuar a equipe e não fica saciado com 1 gol. Teve médias de 2.2 gols por jogo nos 9 campeonatos.
O Palmeiras, time de melhor ataque do Brasileiro no ano passado, teve médias de 1.67 gols por jogo. Jorge Jesus chegou a ter uma temporada com incríveis 2.6 gols por partida, em 2009/10. Foram também 48 goleadas em 10 temporadas (sem considerar os 3 a 0), quase 5 por campeonato.
Mesmo sendo ofensivo, Jorge Jesus sempre se preocupou muito com a defesa. Pelo Benfica e Sporting, seus times sofreram médias de 0.74 gols por jogo no Campeonato Português. Auge foi na temporada 2014/15, com 0.47.
Por jogar com a linha de defesa alta, Flamengo precisa tomar muito cuidado com os lançamentos. Não pode perder a atenção e precisa estar bem treinado. Um fator positivo é que a dupla de zaga titular é rápida e tem boa recuperação, o que encaixa bem nesse estilo.
Jorge Jesus é viciado em futebol. Fica vendo jogos dos adversários e inclusive de outras ligas (acompanhava o futebol brasileiro em Portugal). Também é fissurado em detalhes e em treino. Exige o máximo de seus atletas e não costuma dar folgas.
Essa é uma questão que o diferencia, mas que pode causar problemas por 2 motivos. Primeiro: com um calendário longo como o brasileiro, o desgaste físico vai ser grande. Preparação precisa ser boa para os jogadores não se lesionarem.
Segundo: por ser um treinador que cobra muito do elenco e exige o máximo de dedicação de cada atleta, pedindo para que marquem desde o campo de ataque, isso pode acabar incomodando alguns jogadores. Flamengo vinha de um trabalho bem menos intenso,então precisa abraçar a ideia.
A formação que ele mais costuma usar é a 4-1-3-2. Ou seja, 4 na linha defensiva, 1 volante de contenção na frente da zaga, 2 meias abertos que cortam pra dentro, abrindo espaço pro avanço dos laterais, 1 meia que vai e volta ditando o ritmo do jogo e 2 atacantes.
Da para imaginar perfeitamente o time do Flamengo nessa formação. Cuellar fazendo o volante, Everton Ribeiro aberto pela direita, Arrascaeta pela esquerda, Diego como o meia que se movimenta e a dupla Gabigol e Bruno Henrique no ataque. Arão perderia espaço entre os titulares.
Seus times costumam ter um atacante mais de área, algo que o Flamengo hoje não tem. Nao me surpreenderia se contratassem um. Jesus também não costuma usar muito a base, mas as vezes revela alguns jovens (David Luiz,por exemplo).
Como ele gosta muito de estudar o adversário, as vezes muda o time de acordo com a característica do rival. Pode botar 1 volante no lugar do Diego, por exemplo. Mas, acredito que, caso use a formação característica dele, os titulares principais sejam esses.
Claro que vai ter um processo de adaptação e a torcida precisa ter paciência. Parada da Copa América será fundamental. Mas, ele não está caindo de paraquedas. Como eu disse, Jorge Jesus já acompanhava o futebol brasileiro e já treinou vários atletas daqui (jovens e experientes).
Ou seja, não chega sem saber nada. Inclusive, pelas poucas declarações que deu, parece ter entendido como funciona a torcida do Flamengo. Mostrou também grande conhecimento da história do clube.
Conclusão: acredito que Jorge Jesus pode dar certo no Flamengo e agregar muito ao futebol nacional. Para isso, a torcida precisa ter um pouco de paciência e, principalmente, os jogadores precisam comprar a ideia do estilo de jogo e de treino dele.
Portimonense não! Belenenses**
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Bruno Almeida
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!