, 13 tweets, 4 min read Read on Twitter
Brasília: VINTE membros do Conselho Federal da OAB defendem soltar nota condenando a postura do ex-juiz e agora Min da Justiça, Sérgio Moro. Já há inclusive um esboço circulando na reunião. Eles falam de 'conluio', 'promiscuidade', 'crime', 'escândalo' e 'perda de credibilidade'.
O esboço da nota que circula na OAB diz que a unanimidade do Conselho da Ordem recomenda 'o afastamento de todos os envolvidos' no caso revelado pelo Intercept 'para que as investigações corram sem qualquer suspeita'. A nota fala em 'perplexidade' com 'possível promiscuidade'.
Conselheiros das bancadas do Sergipe, Pará e Ceará querem um tom mais forte, em vez de RECOMENDAR o afastamento, eles querem PEDIR o afastamento dos envolvidos. Vou contar tudo isso já já no @jornaldacbn para a @evelinargenta e os ouvintes da @CBNoficial. #NoArNaCBN
Saiu a nota da OAB: "O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Colégio de Presidentes de Seccionais, por deliberação unânime, manifesta perplexidade e preocupação com os fatos recentemente noticiados pela mídia, envolvendo procuradores da república (+)
e um ex-magistrado, tanto pelo fato de autoridades públicas supostamente terem sido “hackeadas”, com grave risco à segurança institucional, quanto pelo conteúdo das conversas veiculadas, que ameaçam caros alicerces do Estado Democrático de Direito. (+)
É preciso, antes de tudo, prudência! A íntegra dos documentos deve ser analisada para que, somente após o devido processo legal – com todo o plexo de direitos fundamentais que lhe é inerente –, seja formado juízo definitivo de valor. (+)
Não se pode desconsiderar, contudo, a gravidade dos fatos, o que demanda investigação plena, imparcial e isenta, na medida em que estes envolvem membros do Ministério Público Federal, ex-membro do Poder Judiciário e a possível relação de promiscuidade na condução de ações (+)
penais no âmbito da operação lava-jato. Este quadro recomenda que os envolvidos peçam afastamento dos cargos públicos que ocupam, especialmente para que as investigações corram sem qualquer suspeita. A independência e imparcialidade do Poder Judiciário sempre foram valores (+)
defendidos e perseguidos por esta instituição, que, de igual modo, zela pela liberdade de imprensa e sua prerrogativa Constitucional de sigilo da fonte, tudo como forma de garantir a solidez dos pilares democráticos da República. A Ordem dos Advogados do Brasil, que tem (+)
em seu histórico a defesa da Constituição, da ordem jurídica do Estado Democrático e do regular funcionamento das instituições, não se furtará em tomar todas as medidas cabíveis para o regular esclarecimento dos fatos, especialmente junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) (+)
Procuradoria-Geral da República (PGR), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reafirmando, por fim, sua confiança nas instituições públicas". Assim termina a nota, aprovada por unanimidade pela OAB agora há pouco.
Para fazer a nota, a OAB se baseou no caso do ex-ministro da Casa Civíl Henrique Hargreaves, afastado pelo então presidente Itamar Franco pra se defender de acusações de corrupção na CPI dos Anões do Orçamento (1993). Quando comprovada sua inocência, Hargreaves voltou ao cargo.
A diferença é que os advogados já parecem, ter convicção da responsabilidade de Sérgio Moro, então a comparação com Hargreaves parece-me mais uma forma elegante de sugerir que o afastamento seria pelo próprio bem de Moro, quando na verdade, seria um caminho sem volta...
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Pedro Durán
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!