, 22 tweets, 21 min read Read on Twitter
Ontem (9), o @TheInterceptBr publicou uma série de reportagens com conversas entre membros da #LavaJato, entre eles o procurador do MPF @deltanmd e o ex-juiz e atual ministro da Justiça e Segurança Pública @SF_Moro. Siga a thread com algumas checagens que fizemos sobre o tema.
Circula pelas redes sociais uma imagem com um suposto diálogo entre @SF_Moro e o coordenador da força-tarefa da #LavaJato em Curitiba @deltanmd. Os diálogos mostrados na imagem em questão, no entanto, são FALSOS. Confira em: bit.ly/2WvYXJk.
O @TheInterceptBr informou, em nota, que a conversa não consta nos arquivos que foram entregues pela fonte anônima que passou o conteúdo ao site: “Esta imagem não foi produzida pela equipe do Intercept Brasil”. Confira em: bit.ly/2WvYXJk.
Circula pelas redes uma suposta entrevista dada pelo vice-presidente, @GeneralMourao, após a publicação, pelo site @TheInterceptBr, de conversas entre procuradores da Operação Lava Jato e o ministro da Justiça e Segurança Pública, @SF_Moro. Confira em: bit.ly/2XE0RZM.
A informação é FALSA. @GeneralMourao não concedeu entrevista à BandNews sobre as reportagens publicadas pelo @TheInterceptBr. As frases, que têm vários erros de português, foram extraídas de um perfil falso de Hamilton Mourão no Twitter. Confira em: bit.ly/2XE0RZM.
Circula pelas redes a “informação” de que a @CFOAB pediu o fim da Operação Lava Jato. Isso ocorreu depois que foram divulgadas mensagens privadas entre o coordenador da Lava Jato, @deltanmd, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, @SF_Moro. Confira: bit.ly/2MJspw4.
A informação é FALSA. A assessoria de imprensa da @CFOAB informou que “isso sequer esteve em pauta em qualquer momento”. Na segunda (10), a entidade publicou uma nota recomendando o afastamento das pessoas citadas nas reportagens. Confira em: bit.ly/2MJspw4.
Circula pelas redes sociais uma imagem com fotos do cofundador do site @TheInterceptBr, @ggreenwald, de seu companheiro, o deputado federal @davidmirandario, e do ex-deputado federal @jeanwyllys_real. Confira em: bit.ly/2F4U7Nu.
Legendas “informam” que Greenwald é traidor dos EUA, que Miranda é acusado de terrorismo na Grã-Bretanha e que Wyllys é suspeito no atentado contra Bolsonaro. As 3 afirmações são FALSAS. Confira em: bit.ly/2F4U7Nu.
@ggreenwald jamais foi acusado formalmente de traição pelos EUA. Ele foi o jornalista responsável por revelar, em 2013, os documentos secretos reunidos por @Snowden sobre o programa de vigilância interno e global promovido pelos EUA. Confira em: bit.ly/2F4U7Nu.
@davidmirandario não responde a acusação de terrorismo no Reino Unido. Ele foi detido em Londres, em 2013, e teve apreendido um disco rígido criptografado com material secreto ligado ao caso @Snowden, que seria entregue a Greenwald no Brasil. Confira: bit.ly/2F4U7Nu.
@jeanwyllys_real não foi considerado suspeito no atentado sofrido pelo então candidato a presidente @jairbolsonaro em set/2018. O relatório final da @policiafederal pediu o indiciamento do autor da facada, Adélio Bispo, e não cita Wyllys. Confira em: bit.ly/2F4U7Nu.
Circula pelas redes sociais a informação de que o jornalista @ggreenwald teria ligado 17x para Adélio Bispo, responsável pelo atentado que feriu gravemente @jairbolsonaro em setembro de 2018, durante as eleições presidenciais. Confira em: bit.ly/2KMjPtH.
A informação é FALSA. A Procuradoria Regional de MG afirmou que a informação não procede, enquanto o @MPF_PGR comunicou que desconhece o assunto. A @policiafederal, que investiga o atentado, informou que não comenta casos em aberto. Confira em: bit.ly/2KMjPtH.
A @policiafederal rastreou ligações, mensagens e contatos de Adélio. Até o momento, não foi divulgada qualquer informação sobre um suposto mandante ou cúmplice do atentado. Confira em: bit.ly/2KMjPtH.
Circula pelas redes uma mensagem atribuída à conta oficial do @telegram afirmando que um hacker forjou o conteúdo das mensagens trocadas pelo coordenador da Lava Jato, @deltanmd, com o ministro da Justiça e da Segurança Pública, @SF_Moro. Confira em: bit.ly/2ZwzNfR.
O tuíte é FALSO. Trata-se de uma montagem, com vários erros de português. O texto que circula nas redes sociais foi colado sobre a resposta oficial da empresa para um usuário a respeito do vazamento das conversas. Confira em: bit.ly/2ZwzNfR.
Na mensagem original, o @telegram afirma: “De fato, não há evidências de qualquer hack. Muito provavelmente foi um malware [software malicioso] ou alguém não usou a senha de verificação em duas etapas”. Confira em: bit.ly/2ZwzNfR.
Circula pelas redes sociais um post que teria sido publicado pelo coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, @deltanmd. Na publicação, o procurador teria chamado o jornalista @ggreenwald de “renomado jornalista”. Confira em: bit.ly/2F8LRvX.
A informação é VERDADEIRA. Em outubro de 2017, o procurador Deltan Dallagnol publicou em seu Facebook um post afirmando que o “renomado jornalista Glenn Greenwald” foi o palestrante da cerimônia de um prêmio ao qual a Lava Jato concorria. Confira em: bit.ly/2F8LRvX.
Circula pelas redes sociais imagem com texto afirmando que o jornalista e cofundador do site @TheInterceptBr, @ggreenwald, e seu marido, o deputado federal @davidmirandario, são acusados de atentar contra a segurança pública no Reino Unido. Confira em: bit.ly/2WDxUMl.
A informação é FALSA. Greenwald e Miranda jamais foram acusados de atentar contra a segurança pública do Reino Unido. Em 2013, Miranda foi detido em um aeroporto de Londres. O deputado teve seus pertences confiscados e depois de 9h foi liberado. Confira: bit.ly/2WDxUMl.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Agência Lupa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!