, 18 tweets, 10 min read Read on Twitter
Uma série de imagens e vídeos falsamente associados à tragédia ocorrida em Brumadinho (MG) se espalhou pelas redes sociais. Trabalhamos para combater a disseminação de informações erradas. Confira em bit.ly/2CSrHEv. Na dúvida, não compartilhe!
Circula na internet um vídeo que supostamente mostra o momento exato em que se dá o rompimento da barragem da Vale que destruiu boa parte de Brumadinho (MG) e deixou dezenas de mortos e centenas de desaparecidos na região. Confira em bit.ly/2B2F6tx.
O vídeo analisado não foi gravado em Brumadinho (MG) e não data da última sexta-feira (25). Ele mostra o desmoronamento de parte das obras de uma usina hidrelétrica em Sinop (MT) e foi gravado em outubro de 2015. Detalhes em bit.ly/2B2F6tx.
Circula na internet a foto de uma mulher grávida deitada de lado na lama e uma legenda que associa a cena ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG). A imagem não foi feita na cidade nem data desta semana. Detalhes em bit.ly/2WpKZKh.
O registro foi feito pelo fotógrafo Eraldo Peres, para a Associated Press, em fevereiro de 2013, durante o 1° Encontro Nacional do Movimento de Mulheres Camponesas do Brasil. Detalhes em bit.ly/2WpKZKh.
Circula na internet a foto de uma menina coberta por lama acompanhada de uma legenda que sugere que a cena tenha sido flagrada em Brumadinho (MG), onde uma barragem da Vale rompeu. A imagem não foi feita na cidade nem data desta semana. Detalhes em bit.ly/2G6pCYG.
A foto consta no banco de imagens da Getty Images desde 2008 e mostra Alyssa Braun, então moradora dos EUA, quando ela tinha 12 anos. Naquele 08/07/08, Alyssa e outras crianças fotografadas por Bill Pugliano celebravam o “Mud Day”, ou “Dia da Lama”: bit.ly/2G6pCYG
Circula um vídeo que mostra pessoas hostilizando uma repórter de televisão, com uma legenda afirmando que a população de Brumadinho (MG) por pouco não linchou os jornalistas da TV Globo. O vídeo não foi gravado na cidade nem data desta semana. Detalhes em bit.ly/2Wlstmp.
O vídeo mostra uma repórter e um repórter cinematográfico ao lado de caminhões parados e diante de pessoas que vestem verde e amarelo e gritam palavras de ordem contra a TV Globo. A gravação foi feita em maio de 2018, na cidade mineira de Montes Claros: bit.ly/2Wlstmp
Um texto afirma que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um venezuelano e um cubano suspeitos de terem explodido a barragem da Vale em Brumadinho (MG). O conteúdo é falso. Detalhes em bit.ly/2Usw9B7.
Por meio de uma nota oficial emitida no último sábado (26), a própria Polícia Rodoviária Federal já desmentiu esse boato. Detalhes em bit.ly/2Usw9B7.
Circula na internet um vídeo em que se vê uma mulher que emerge de um rio de lama e consegue se salvar em meio a pedaços de madeira. A legenda que acompanha a gravação “informa” que se trata de uma cena filmada em Brumadinho (MG). Detalhes em bit.ly/2G6E3vZ.
O vídeo mostra o momento em que Evangelina Chamorro Díaz conseguiu se salvar de um deslizamento de terra, lama, lodo e pedras ocorrido em Punta Hermosa, um subúrbio de Lima, capital do Peru, em março de 2017. Detalhes em bit.ly/2G6E3vZ.
Circula nas redes sociais a imagem do Decreto nº 8.572, de 13/11/15, assinado pela então presidente Dilma. A reprodução vem acompanhada de um texto que acusa Dilma de ter alterado a classificação de rompimento das barragens para desastre natural: bit.ly/2RmIiWb
A informação de que o decreto assinado pela ex-presidente Dilma Rousseff após a tragédia de Mariana serviria para desviar a responsabilização pelo ocorrido é falsa. Detalhes em bit.ly/2RmIiWb.
A partir de 2015, o rompimento de barragens passou a ser equiparado a “desastre natural” apenas nos casos em que vítimas precisem movimentar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Circula nas redes sociais vídeo em que um soldado chora ao resgatar um bebê recém-nascido. Na legenda, é “informado” que esse homem é israelense e que a vítima teria sido “tirada da lama” de rejeitos da barragem que rompeu em Brumadinho (MG). Confira em bit.ly/2FZnD9v.
O vídeo é de 2016, registrado na Síria. Trata-se de um socorrista sírio que resgatou um bebê vivo nas ruínas de um local que havia sido bombardeado. O vídeo foi publicado pela conta da emissora de televisão americana ABC em 30/09/16. Confira em bit.ly/2FZnD9v.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Agência Lupa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!