, 16 tweets, 3 min read Read on Twitter
Depois do meu tweet de ontem sobre como o colapso do PSDB é a condição que levou ao bolsonarismo, houve três tipos de incompreensão (e sou responsável por isso porque na imensa maioria dos casos a discordância foi de boa fé e se não entenderam é porque expliquei errado):
O primeiro tipo de incompreensão foi achar que eu estava eximindo o PT de toda culpa. Não é isso. É que o PT, pensemos o que quisermos dele, manteve boa parte de sua base eleitoral apesar de tudo que acometeu o partido. Quem perdeu o lugar de polo eleitoral foi o PSDB.
Isso foi feito, como já disse o Ciro Gomes, com base numa tentativa de enganar o povo brasileiro, mas não vem ao caso. Se eu dissesse em 2014 que Dilma e o PT colapsariam e Lula estaria preso em 2018, todo mundo apostaria (como vários apostaram) numa vitória do PSDB.
A responsabilidade do PT para mim é no máximo indireta. Sem colapso do PSDB ainda veríamos Bolsonaro com força, mas Alckmin teria vencido. Foi a percepção da falência do PSDB como polo de oposição que levou os extremistas a preferir outra alternativa, dando-lhe peso eleitoral.
A segunda incompreensão foi achar que eu estava dizendo que essa seria a única causa. Não é; muito antes da Lava Jato ou dos protestos de 2013 já havia clareza sobre a possibilidade de surgimento de um candidato como Bolsonaro. Mas havia também a ideia de um "cordão sanitário".
Os radicais do PT foram contidos pelo próprio PT logo no começo do governo Lula. Alguns saíram ou foram expulsos, outros ficaram roendo algum osso duro. O campo majoritário segurava a onda da turma e nunca houve chavismo ou mesmo impulso eleitoral para alternativas mais radicais.
No caso do PSDB havia duas dificuldades. Os radicais de direita não eram do partido, ao menos não originalmente. Votavam no PSDB por um problema tático. Uma vez demonstrado que a força eleitoral do PSDB estava comprometida, abandonaram o barco para nunca mais voltar.
A segunda dificuldade foi elaborar um discurso que fosse ao mesmo tempo de oposição e não negasse a parte popular do projeto petista. Não é fácil para nenhuma oposição fazer isso, mas o PSDB falhou principalmente por escolher algo em que também não figurava bem: corrupção.
Quando os limites do PSDB para apoiar a Lava Jato foram ficando claros, cada vez mais seus eleitores foram para alternativas. Um universo em que o PSDB tivesse superado os dois problemas teria produzido uma vitória do Aécio em 2014 e/ou segurado Bolsonaro abaixo de 20 em 2018.
Ou seja, o colapso do PSDB não é a única causa do bolsonarismo, mas é o que mais explica sua força logo no primeiro turno da eleição. Todo o resto contribui, mas um PSDB forte teria pelo menos disputado a sério para ir ao segundo turno, não ficado abaixo de 5%.
A terceira incompreensão é mais normativa: achar que o meu tweet buscava culpar alguém. Teve até petista compartilhando como se isso deixasse o PT em excelente situação. Não tem nada a ver com isso. A importância de entender como foi o colapso do PSDB está nos seguintes pontos:
1) As pessoas de centro e centro-direita precisamos sair da posição confortável de culpar o PT por tudo de horrível que acontece no país e entender que uma alternativa extremista ganhou o eleitorado que supúnhamos ser nosso.
2) A que ponto chegamos: o pessoal espera que Bolsonaro passe logo para ver se elegemos Doria ou Huck! Como se eleger o primeiro resolvesse o problema, como se eleger o segundo agora fosse trivial. A verdade é que o polo da direita foi perdido. Está com Bolsonaro e Moro.
É preciso ter realismo. O objetivo mais importante agora é impedir que Bolsonaro cause ainda mais mal ao país. O segundo é encontrar uma forma de fazer frente ampla contra esse câncer em 2022. Nenhum dos dois será fácil tratando o terço antibolsonarista como igualmente daninho.
3) Se por um milagre da natureza o extremismo for derrotado sem compreensão de como venceu, a chance de ficar ainda pior é alta. O que noto, quase um ano após as eleições, é que para muitos cogitar os problemas do PSDB como condição para o bolsonarismo ainda é tabu.
Fim do flood.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Vinícius M. Justo
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!