Algumas pessoas me perguntaram o que quero dizer com "pricing game". Eu explico: precificar e valorar uma empresa são processos distintos.
Profissionais como a @helocruz parecem mais gabaritados para falar sobre isso, mas vou dar minha breve opinião.
Uma empresa pode ser valorada a partir dos fundamentos do negócio ou pode ser precificada a partir de informações sobre o quanto está sendo pago por ativos comparáveis.
Quando valoramos um ativo, atributos como fluxo de caixa e tamanho e qualidade de crescimento são determinantes. Já quando precificamos, informações como liquidez, momentum e humor do mercado são os determinantes.
As ferramentas que usamos para valorar e precificar são, portanto, diferentes também. Para valorar, é comum usarmos DCF e valores contábeis. Para precificar, o mais comum são os múltiplos e os indicadores técnicos.
Como são processos distintos, valorar e precificar por vezes leva a resultados distintos. A maneira como você encara essa diferença entre valor e preço vai ditar que tipo de investidor você é e que tipo de caminho seguir.
Como eu já escrevi no blog do Rabisco do Don, no texto "Diversidade e Diversificação" ( bit.ly/2NIQ1kM ), é possível fazer dinheiro a partir de diferentes abordagens. Mas é importante ser consistente e coerente.
Por exemplo, comprar baseado em pricing achando que é valor e por isso ficar no buy and hold é caminhar para o abismo. Escolha a abordagem que melhor funciona para você e bom trabalho!
Essa foi minha primeira thread e agradeço a você que se dispôs a ler. Tenha um bom dia!