Profile picture
, 53 tweets, 14 min read Read on Twitter
Essa história toda entre a Haas e a Rich Energy deixou um monte de gente na dúvida. O que está acontecendo de fato? Pensando nisso a DepreHaas preparou uma thread explicando desde o início essa parceria.
Em 25 de outubro do ano passado, durante o GP do México, a Haas anunciou o contrato. A Rich Energy seria a patrocinadora master da equipe em um contrato multianual.

haasf1team.com/news/news-rich…
A notícia veio logo após o CEO da companhia, William Storey (aquele barbudo lá) ser visto com Claire Williams durante o GP dos EUA. A princípio, o patrocínio iria para a equipe de Grove. Ainda, no meio da temporada eles tentaram comprar a Force India. racefans.net/2018/10/26/haa…
Uma empresa desconhecida assinando um contrato multimilionário levantou muitas suspeitas. Relatórios anuais de 2017 davam conta de que eles possuíam apenas 581 (!!!) libras em caixa. s3.eu-west-2.amazonaws.com/document-api-i…
A venda de Rich Energy também é bem estranha; feita pela Amazon e em engradados de 3, 12 ou 24 latas. Usuários que compraram disseram que o produto realmente chegou. Mas fora isso, pouquíssimos relatos de que o produto estava disponível em lojas. Estranho, não?
Aliás, bastidores DepreHaas: antes da temporada começar eu queria sortear umas latinhas Rich Energy com vocês, então solicitei a eles. Via email, o gerente de negócios disse que com certeza elas chegariam antes do GP da Austrália... estou aguardando até hoje.
Mas tudo ok. A vida seguiu e aquele marketing barato de Twitter que todo mundo já conhece virou marca registrada da Rich Energy após o fim da temporada 2018. Hashtags como #betterthanredbull (melhor que Red Bull) e #nowingsjusthorns (sem asas, só chifres) viraram piada.
O site Jalopnik fez uma ótima matéria investigativa sobre a origem dos recursos da companhia, vale a leitura. Segundo ela, a empresa teria investimentos de empresários no mínimo excêntricos.

jalopnik.com/what-you-find-…
Vamos falar a verdade: todo mundo sabia desde sempre que, com o orçamento limitadíssimo, a Haas nunca chegaria nem perto da Red Bull, mas ok.
E chegou a pré-temporada 2019. A pintura da Haas, com as cores da Rich Energy, foi a primeira a ser apresentada. A equipe correria essa temporada como "Rich Energy Haas F1 Team". O carro era realmente lindo e todo mundo era só sorrisos.
Vai dizer: é lindão mesmo né? Pena que os pneus não aguentam meia volta nesse chassi.
Ao Motorsport.com, William Storey disse que afirmar que a Rich Energy não existe é como dizer que "o homem nunca foi à lua ou que o Elvis está vivo".

motorsport.com/f1/news/haas-r…
Os problemas fora da pista começaram a surgir em 14 de maio. Na data, a Rich Energy perdeu uma ação judicial movida pela companhia de bicicletas Whyte Bikes. Esta acusava a companhia de energéticos de plagiar o seu logo.

f1i.com/news/341087-ri…
Bem, é um pouquinho parecido, não acham?
No fim de maio a Rich Energy foi obrigada a deixar de usar a sua logomarca plagiada a partir de 18 de julho e a abrir suas contas, bem como abrir os detalhes sobre contratos de patrocínio. Ainda, foi intimada a pagar uma multa.

motorsport.com/f1/news/rich-e…
De fato, a Haas correu sem o famoso logo da Rich Energy no GP do Canadá.
Em 27 de junho uma nova ordem judicial obrigou os condenados a pagarem mais de 35 mil libras à empresa que controla a Whyte Bikes. Tal quantia deveria ser quitada até 11 de julho.

f1i.com/news/347721-ha…
Coincidentemente ou não, um dia antes desse deadline, o tão famoso tweet foi publicado. Nele, supostamente William Storey encerra o contrato de patrocínio com a Haas, alegando performance ruim da equipe (o que no fundo, convenhamos, não é mentira).

Tradução: "hoje a Rich Energy encerrou nosso contrato com a Haas devido à performance ruim. Queremos bater a RBR e ficar atrás da Williams é inaceitável. A política e comportamento politicamente correto na F1 também está inibindo nossos negócios. Desejamos o melhor para o time."
O tweet foi publicado dias antes do GP de Silverstone. O mais interessante é que até alguns dias antes, eles promoviam aberta e positivamente a parceria com a Haas no Twitter e no Instagram, como se tudo estivesse normal.
A novidade pegou todos de surpresa no paddock, inclusive o próprio Günther Steiner. Ao Motorsport, ele afirmou que "eles estarão no nosso carro nesse fim de semana".

"Não me deixa chateado, é apenas algo que eu preciso administrar na próxima semana."

motorsport.com/f1/news/haas-r…
Uma matéria do Motorsport afirmou que o tweet tinha sido publicado por William Storey ou com autorização dele, sem o consentimento dos outros investidores.

"O contrato não foi encerrado e William não tem poder para fazê-lo. Os investidores estão tentando limpar a bagunça."
Após o circo ser armado, a Haas liberou uma manifestação atribuída aos investidores majoritários. Esta afirmava que "as ações trapaceiras de uma pessoa causaram grande constrangimento. Estamos removendo o indivíduo de suas responsabilidades executivas."

espn.com/f1/story/_/id/…
Aparentemente, essa é uma indireta - bem direta, na verdade - a Storey.
Em entrevista ao tabloide britânico The Sun, Storey reafirmou o fim da parceria, indicando que tal ação teria sua autoria ou, ao menos, sua aprovação.

thesun.co.uk/sport/motorspo…
Ainda, pelo Twitter da Rich Energy, Storey acusou "investidores minoritários" de estarem tramando um "golpe" em parceria com a Red Bull e a Whyte Bikes. Afirmou, ainda, que ele detém todos os ativos da companhia e que tem o apoio dos stakeholders.

Vou precisar sair, mas mais tarde continuo a thread. Espero que estejam gostando até agora
Bem, continuando. É aí que a coisa começa a ficar ridícula.

No dia seguinte, alguém (Storey, talvez) publicou um e-mail enviado por assessores da Haas a um acionista da Rich Energy, Neville Weston. O e-mail afirma que a equipe está ciente da sua tentativa... (continua)
...de tomar o controle da Rich Energy, mas diz também que eles não sabem como isso ocorreria, visto que, no documento disponibilizado pelas autoridades britânicas, Storey é acionista majoritário da empresa. Na legenda do tweet, está escrito apenas "a real situação"... (continua)
...ou seja, nesse contexto, possivelmente Storey (ou quem quer que seja) teria publicado o e-mail como uma prova de que estavam tentando dar um "golpe" nele.

No mesmo dia, o perfil da Rich Energy no Twitter publica um comunicado afirmando que, após uma reunião do conselho da empresa e com base na conduta alegadamente "traiçoeira" de acionistas minoritários, os direitos de distribuição de Rich Energy foram transferidos... (continua)
...para outra empresa. Tendo em vista os acontecimentos seguintes dessa história, eu creio que isso tenha sido um blefe do Storey.

No dia da corrida, após a largada desastrosa dos dois carros da Haas, o perfil da Rich Energy postou essa montagem nível Paint debochando da equipe. Aí eu te pergunto, qual a necessidade disso? Profissionalismo zero, pra variar.

Ainda, na noite depois da corrida o perfil da Rich Energy publicou esse e-mail enviado pelos assessores da Haas a William Storey. Dá uns insights bem interessantes sobre valores. Os principais pontos do texto:... (continua)
- O pedido de Storey para encerramento do patrocínio seria uma quebra de contrato.
- A primeira data para encerrar o contrato legalmente seria 1º de dezembro de 2022.
- Para tal pedido valer, a Haas cobraria £6 milhões pendentes, £14 milhões referentes a 2020 e.... (continua)
...£15 milhões referentes a 2021, totalizando £35 milhões.
- O e-mail ainda rebate duas alegações de Storey:
- Quanto à primeira, diz que não há embasamento para quebrar o contrato por "má performance".
- Quanto à segunda, que reclamava que o logo plagiado foi... (continua)
...removido dos carros para o GP do Canadá, a Haas diz que isso ocorreu devido à decisão judicial de conhecimento de todos.
- Ainda, os assessores dizem que se os £35 milhões não fossem pagos em 14 dias, o cliente (Haas) poderia abrir os devidos procedimentos legais... (continua)
...Embora a carta afirme que a Haas aceitou o pedido de Storey, tudo dá a entender que a rescisão acabou não acontecendo na prática, creio que devido à ação dos outros investidores da Rich Energy.

A legenda do tweet é muito engraçada e (tenho certeza) mentirosa... (continua)
...Nela, Storey (ou seja lá quem for) afirma que, ao contrário do alegado publicamente, a Haas concordou em terminar o contrato. Além disso, afirma que eles foram "cúmplices" em tentar derrubar Storey, "que até lhes deu uma garantia de £35 milhões"... (continua)
Como já expliquei, creio que o contrato não tenha sido efetivamente rescindido devido à ação dos outros acionistas.

Além disso, eu duvido muito que o Storey tenha realmente pago a multa! Esse cara parece ser bem fanfarrão.

No dia seguinte, o site RACER publicou uma matéria muito interessante contendo uma entrevista com Neville Weston, um dos investidores da Rich Energy. Ele esclarece, na matéria, alguns pontos muito interessantes, entre eles:

- Storey não é o acionista majoritário... (continua)
- Os demais acionistas não estavam gostando da maneira de Storey gerenciar a empresa e por isso resolveram tirá-lo do posto de CEO;
- Ele trocou a senha do Twitter da Rich Energy e fez todos aqueles posts irresponsáveis;
- Talvez Storey siga fazendo esses posts... (continua)
...mas eles não representam a Rich Energy;
- A Haas está sendo muito profissional nessa história toda, motivo pelo qual ele é grato. Ele inclusive cita pessoalmente o Günther e o Gene como sendo muito compreensivos.

Vale MUITO a leitura: racer.com/2019/07/15/ins…
O melhor trecho da matéria é a frase de Weston que encerra o texto:

"Tudo que aconteceu é que tomamos a atitude de remover um CEO que não gostou da ideia e enlouqueceu."
Já agonizando, Storey deu a sua última cartada no Twitter, dizendo que fazer lobby para derrubar o CEO do seu patrocinador master é quebra de contrato.

Não creio que seja quebra de contrato, assim como creio que a Haas não tenha feito lobby para isso.

Finalmente, para dar um fim (?) à história, o Formula Money deu um furo: William Storey estava oficialmente fora do cargo de CEO da Rich Energy, empresa da qual não era mais acionista.

Além disso, a empresa passou a se chamar Lightning Volt.

O novo CEO, bem como acionista majoritário - ao menos no papel - passa a ser Matthew Kell. Espero sinceramente que ele não seja outro lunático!
Na versão de Storey, publicada no Twitter da Rich Energy, ele, a contragosto, vendeu sua suposta participação majoritária na companhia a terceiros.

O tweet afirma que "Nas palavras de Schwarzenegger: 'he'll be back'!".

Sinceramente? Espero que não.

Enfim, por enquanto essa foi a história do circo em que se transformou o patrocinador master da Haas. Um bravateiro que não queria perder o emprego simplesmente gerou uma briga desnecessária dessas. É uma pena, pois é disso que nós menos precisávamos nesse momento... (continua)
...complicado para a equipe. Não bastando os resultados frustrantes na pista, a equipe ainda precisa lidar com esse tipo de irresponsabilidade fora delas. Mas como torcedor, sei que a Haas vai conseguir superar essas adversidades.
Apesar das piadas que faço, sei que a equipe está cheia de profissionais sérios e responsáveis que sempre dão o seu melhor. Seja com Rich Energy ou com Lightining Volt, espero ver a equipe se recuperando mais cedo ou mais tarde.

E como não pode deixar de ser, VAMO HAAS!
Desde já o meu muito obrigado a todos os guerreiros que chegaram até o fim dessa thread. Espero ter conseguido esclarecer as dúvidas de quem não estava entendendo nada dessa história, e principalmente espero que tenham gostado!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to DepreHaas
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!