Profile picture
, 15 tweets, 3 min read Read on Twitter
Passaremos a semana ouvindo que o gol do Athletico aconteceu por causa da linha alta de marcação, que a estratégia do Flamengo é suicida etc.

Por favor, não caiam nessa. O erro foi de comportamento da última linha de defesa. Orientação corporal e esses detalhes.

Segue o fio.
Como Jesus disse outro dia em entrevista, o problema é que os defensores do Flamengo ainda não entenderam a diferença entre "bola coberta" e "bola descoberta"
Bola coberta: o homem da bola está marcado e não tem um passe limpo pra frente. Nesse caso, o time pressiona e a defesa AVANÇA em bloco.

Bola descoberta: o cara da bola está livre. Não tem ninguém na frente dele. A defesa RECUA e deve correr para trás, evitando a bola nas costas
O melhor conteúdo sobre o gol dos caras vem de Portugal, onde eles entendem essa diferença e conhecem o trabalho do Jesus. O @lateralesquerd fez um bom vídeo sobre o assunto:
Mas eu quero ir além: o problema não foi a linha de defesa estar adiantada demais.

O problema foi a linha estar POUCO ADIANTADA e ainda por cima não correr para trás no momento certo.
Quando o goleiro Santos tem a bola, cinco jogadores do Flamengo marcam sete do CAP (4 defensores, 2 volantes e o goleiro).

Eles fazem isso muito bem e forçam Leo Pereira a um chutão pressionado. O zagueiro não tinha NENHUMA opção limpa de passe, nem mesmo o recuo para o goleiro.
Até aqui, perfeito. O lançamento é quase da linha de fundo e não tem como ultrapassar a nossa defesa. Gabriel está apertando o cara. Bola coberta! A defesa deve se adiantar!

Mas só Rafinha faz isso, acompanhando de perto Rony, já que o Fla marca homem a homem do lado da bola.
Rony usa muito bem o corpo e vence a disputa. Com isso, a bola sobra para Marco Ruben na linha do meio-campo. Cuellar está colado nele, também bem posicionado, mas não consegue fazer a falta porque o 9 do CAP é muito forte.

Nisso, Nazário está livre pelo meio.
O que aconteceu aqui? Como Nazário está livre? Se 5 do Fla marcavam 6 do CAP lá na frente, temos um a mais na defesa, certo?

O problema é que Leo Duarte, RC e Renê marcam, juntos, Marcelo Cirino. Com isso, Cuellar tem Marco Ruben e Nazário.
Se os 3 de trás subissem até o meio-campo na hora do lançamento, Cirino seria obrigado a recuar. Um zagueiro pegaria Ruben e Cuellar estaria em Nazário. Não haveria homem livre para dominar com tranquilidade e lançar.

A defesa estava recuada demais. Defender alto tb é encaixotar
Mas beleza. Acontece. Uma vez que a bola chega a Nazário, é uma BOLA TOTALMENTE DESCOBERTA e a zaga precisa correr imediatamente para trás. Leo Duarte precisa virar o corpo para fora, na direção de Rony, pois é a única possibilidade de cobertura para Rafinha, que já não está lá.
Quando Nazário lança, RC está plantado e Leo Duarte está virado para dentro do campo! Com isso, ele precisa dar um giro de 270 graus e não tem a MENOR chance de chegar.

Como Rony está muito aberto e corre em diagonal, se Leo tivesse a orientação certa do corpo, chegaria.
Ou seja, não caiam na ladainha de que Jorge Jesus é kamikaze e foi burro. O 1x0 não era garantia de nada e ele queria chegar ao 2x0. Além disso, a pressão alta foi a melhor forma de neutralizar o Athletico até ali. Ainda falta ajustar a última linha, mas não mudar a estratégia.
Em resumo:
Um amigo disse que peguei leve com o Cuellar, que ele não quis fazer a falta mesmo. Pode ser!

Confesso que não sou fã desse "deveria ter feito falta" porque não considero falta um recurso do jogo. Mas nesse tipo de jogada é útil. O CAP, inclusive, cansou de matar o Diego assim.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Téo Benjamin
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!