, 10 tweets, 2 min read Read on Twitter
O caso do dia na Itália mostra como a xenofobia e o racismo, alimentados por uma direita raivosa, estão envenenando a opinião pública e a política do país. Segue o 🧵:
Um policial foi brutalmente assassinado na madrugada de ontem na praça Cavour, no centro histórico de Roma, a poucos passos do Vaticano. Um carabiniere de 35 anos levou oito facadas.
As primeiras notícias (confirmadas pela polícia e repetidas pelos políticos) diziam que o policial foi assassinado por dois imigrantes africanos. Jornais, sites e TVs detalharam depois que eles eram norte-africanos -- não se sabia se do Marrocos, Argélia ou Tunísia.
A história era nebulosa: os jovens teriam roubado a bolsa de uma mulher no turístico bairro de Trastevere. A vítima ligou para o telefone, que estava dentro da bolsa, e marcou um encontro com os ladrões para recuperá-la. Iria pagar em troca 100 euros.
Ao marcar o encontro para recuperar a bolsa, a vítima avisou a polícia, que foi ao encontro dos jovens. Ao abordá-los na praça Cavour, os policiais foram atacados (o segundo carabiniere ficou levemente ferido com as facadas). Os jovens fugiram.
A notícia gerou uma onda de comentários racistas e xenófobos da extrema-direita. Salvini e aliados exploram à exaustão os crimes cometidos na Itália por estrangeiros (sobretudo africanos) para justificar a política contra os imigrantes. Hoje não foi diferente.
Agora à noite, o caso foi esclarecido: os dois jovens que esfaquearam o policial não eram africanos, mas sim americanos que foram identificados pelas câmeras de segurança e reconhecidos pelo policial ferido.
Os dois americanos estavam de férias em Roma e foram encontrados num hotel de luxo onde estavam hospedados. Um deles confessou ter esfaqueado o policial.
Os americanos tinham comprado em Trastevere aspirina moída pensando que era cocaína. Revoltados, eles roubaram a bolsa da pessoa que vendeu o remédio. Ela ligou para o celular, que estava na bolsa, e marcou um encontro com os dois para recuperá-la. E avisou a polícia.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Lucas Ferraz
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!