, 13 tweets, 2 min read Read on Twitter
1. Olavo falou o óbvio (e cada vez mais verificável): a intelectualidade brasileira padeceu e ficou soterrada nas cinzas deixadas pelo ambiente de terra arrasada da hegemonia esquerdista de décadas, que ressecou até a raiz (e o solo) a nossa cultura, inteligência e moralidade.
2. Esta última fulcralmente, a moralidade, foi ferida de setas mortais com pontas salgadas esterilizantes. Não há honestidade, sinceridade e nem consistência em quase todos intelectuais de 3ª e 4ª ordem que dominam o cenário brasileiro; inclusive de tantas escumalhas direitistas.
3. Para chegar brevemente ao ponto, trago um texto que o JS Cesar escreveu sobre a biografia de um genuíno intelectual, tão admirado por gigantes como Olavo de Carvalho e Nelson Rodrigues. Veja o que este homem era sem precisar se afetar ou querer parecer, e sintam o nosso drama.
4. "Antes de completar 18 anos, Gilberto Freyre já havia lido Platão, Aristóteles, Santo Agostinho, Tomás de Aquino, Descartes, Hobbes, Spinoza, Hume, Kant, Hegel, Comte, Schopenhauer, Nietzsche, William James, Spencer, Henry Bergson, Marx, J.S. Mill, Taine, Dante, Cervantes,
5. "John Bunyan, Pascal, La Fontaine, Shakespeare, John Milton, Defoe, Goethe, Vítor Hugo, Baudelaire, Antero de Quental, Dickens, Renan, Anatole France, Tolstói, Machado de Assis, Camões e Eça de Queirós (quase todo).
6. "Movia-se com desembaraço, através da leitura, na língua portuguesa, inglesa, francesa, espanhola, italiana e na própria língua latina. Sabia alguma coisa de grego. Devorador de livros desde os 13 anos de idade, o menino pagava o preço de uma vida de estudos no Brasil:
7. "'Com quem posso conversar em torno de minhas leituras de filósofos e de poetas e escritores mais profundos? Com ninguém. Esta é que é a verdade. [...] Dos estudantes mais velhos do que eu, com nenhum posso ir muito longe em conversas sobre tais assuntos.'
8. "(Giberto Freyre, Tempo morto e outros tempos).

Já em 1919, quando estudava na Universidade de Baylor, conheceu um estudante brasileiro que chegava naquelas bandas. Lê o episódio:
9. "'Um estudante recém-chegado é o baiano Landulfo Alves. Excelente pessoa. Mas impregnado como ele só de preconceitos brasileiros. Inclusive o da doutorice." Landulfo logo lhe perguntou: "Vai se doutorar em quê, Gilberto?" — "Disse-lhe que não me preocupo com isso.
10. "O que me interessa é estudar, adquirir saber, aperfeiçoar conhecimentos de acordo com minhas tendências." O estudante brasileiro ficou escandalizado, assombrado: "Arregalou os olhos como se estivesse diante de um maluco." Então, o jovem Gilberto rematou com chave de ouro:
11. ""Olha, estou disposto a instruir-me o máximo, mas sem profissionalizar-se de acordo com as convenções em vigor. Quero criar meu próprio caminho. Fingindo, até, quando voltar ao Brasil, não ser homem formado.'
12. "Terminada as matérias na Universidade de Baylor, seguiu para a Universidade de Columbia, mas sempre sem dar importância aos graus acadêmicos: "Preciso dar o exemplo de desprezar a mania pelos graus acadêmicos que torna o Brasil tão ridículo."
13. "Na época, Gilberto tinha dois apelidos: "Genius" e "Wisdom". Sua vida, como açucenas, já era um feixe de prenúncios. A marca distintiva do gênio já estava nele."

JS Cesar

E hoje temos que aturar Chauí, Constantino, Karnal, Pondé, Sader, Joel, Tiburi, Martim, Safatle...
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Cristiano Xavier
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!