Profile picture
, 12 tweets, 4 min read Read on Twitter
O PT não quebrou o país. Entenda o porquê nessa thread sobre os índices do governo petista:
#LulaLivreSabadoSDV
#LulaLivre
O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, que representa toda a soma de riquezas produzidas pelo país, aumentou exponencialmente nos governos petistas, mesmo sob o turbilhão da crise econômica internacional de 2008.
A Inflação em todo esse período se manteve na meta, mesmo com as pessoas consumindo mais e com o rendimento das famílias crescendo.
O desemprego caiu continuamente, fazendo o Brasil chegar a menor taxa histórica de pessoas desempregadas, em 2014, c menos de 5% e não somente cresceu o emprego como cresceu o emprego formal.Nós passamos de uma taxa de trabalhos c carteira assinada de 23% em 1995 para 49,6% 2015
Nesses anos nós não precisávamos escolher entre “emprego” e “direitos”, nem entre “emprego” e “salário”. O nível de emprego cresceu, a formalização também e o salários não ficaram pra trás!
Salários mais altos, desemprego baixo e políticas sociais fizeram o Brasil reduzir um dos seus principais problemas: A pobreza e a extrema pobreza.
E isso tudo leva a uma redução de outro grave problema brasileiro, a desigualdade social. O índice de GINI calcula a desigualdade de renda no país; quanto mais próximo de 1 mais concentrada e quanto mais próximo de 0 menos concentrada é a renda nacional.
Por fim, algumas pessoas poderão pensar que todos esses ganhos sociais foram à custa do endividamento público e da “quebra” do Estado brasileiro. Esse último gráfico mostra que até 2015 em todos os anos dos governos petistas, o estado gastou menos do que arrecadou. Isso mesmo.
“Superávit primário” significa a diferença positiva entre o que o governo arrecada e o que ele gasta. Ou seja, se o governo arrecada 200 e só gasta 150, os 50 restantes ficam como uma “economia”, o que chamamos de superávit.
Dessa forma, o PT não quebrou a máquina pública, pelo contrário, em todos os anos ele arrecadou muito mais do que gastou.
A maior crise econômica que o Brasil já vivenciou – que iniciou em 2015 é, em parte responsabilidade da crise política que levou a presidenta Dilma a adotar o programa liberal dos candidatos derrotados. A outra e maior parte se deve à política econômica aplicada pós impeachment.
Fonte: Todos esses gráficos são do Centro de Altos Estudos Século XXI e estão disponíveis aqui:
brasildebate.com.br/wp-content/upl…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Lisa Liz
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!