, 19 tweets, 7 min read Read on Twitter
Começa amanhã a liga portuguesa 2019/2020. Os candidatos são os de sempre, mas o defeso trouxe mais qualidade para clubes com ambições modestas (jovens talentosos e aposta em mercados alternativos). Um possível destaque por equipa 👇
Florentino tem tudo para se assumir definitivamente como uma figura indispensável para Bruno Lage - e que bem esteve na Supertaça. Além da capacidade defensiva monstruosa, assume um papel importante na construção. Liga a equipa com e sem bola.
Excluindo as questões relativas ao valor pago pelo Porto, Zé Luís representa um upgrade significativo no ataque dos dragões. É mais completo do que Marega/Soares e enquadra-se no modelo de Sérgio Conceição. Pode fazer muitos golos na liga portuguesa.
Wendel deixou a sensação de que podia dar mais. O brasileiro foi uma aposta firme de Keizer, mas nem sempre assumiu a responsabilidade. No duplo pivô, jogando de trás para a frente e aparecendo perto da área, pode marcar diferenças.
Depois de um ano perdido na MLS, André Horta regressou para ser uma das caras do Braga de Sá Pinto. Fora do topo, entra numa lista de melhores reforços da liga. No 4-2-3-1, pensa o jogo em zonas recuadas e aparece mais à frente para desequilibrar em combinações.
No jovem Vitória de Ivo Vieira, não faltam talentos que podem crescer ao longo da temporada. Falar de Joseph é essencial, mas Tapsoba tem condições para ser um dos centrais em destaque na liga - impõe-se defensivamente, contribui na saída de bola e marca golos.
O salto natural para um dos melhores jovens jogadores da segunda liga. Filipe Soares pode ocupar várias posições no corredor central ou nas alas, garantindo decisões inteligentes e qualidade de execução. Tem valor para se afirmar em Moreira de Cónegos.
Taremi e Carlos Mané podem ser armas importantes para Carlos Carvalhal, mas quem desperta maior interesse é Nuno Santos. Tem um pé esquerdo fantástico e, livrando-se de vez das lesões, vai assumir-se como um dos principais desequilibradores da liga.
Sem surpresa, o Moreirense acabou por perder nomes como Chiquinho e Heriberto. O jovem extremo/avançado, móvel e capaz de garantir alguns golos, tem características para se destacar num modelo de transições rápidas como o de Lito Vidigal.
O Belenenses SAD tem dado espaço para o aparecimento de jovens jogadores e Kikas já foi aposta de Silas na época passada. Aos 20 anos, o avançado (não se destaca pela técnica, mas é muito agressivo em zonas de finalização) pode ganhar ainda maior estatuto na equipa.
Fala-se do interesse do Sporting de Braga mas, por enquanto, Guilherme Schettine é a grande referência ofensiva do Santa Clara. Já deu nas vistas na época passada, não só pelos golos mas também porque oferece qualidade a jogar fora da área (eficaz nos apoios).
Jorge Correa é, com distância, o jogador mais talentoso do plantel do Marítimo. A partir da direita, provoca desequilíbrios em diagonais e utiliza o pé esquerdo para promover combinações ou tentar o remate. Há curiosidade para ver Maeda.
O potencial ofensivo do Portimonense é absurdo. Tabata, Marlos Moreno, Cevallos, Jackson... e Paulinho, um dos melhores jogadores da liga extra-grandes. Em termos de criatividade e qualidade técnica (recepções orientadas, passes de morte...), entusiasma como poucos.
Um reforço surpreendente para o Vitória de Setúbal (apontado ao Sporting, por exemplo). Khalid Hachadi foi uma das revelações da última liga marroquina e tem condições para vingar em Portugal - consegue atacar a profundidade, inteligente na área e com recursos na finalização.
Além de Luquinhas, Ricardo Rodrigues foi uma das sensações do Aves sub-23. Já mereceu oportunidades no final da época passada e agora deve ser a referência no ataque. É, acima de tudo, um jogador que se destaca no capítulo da finalização.
Já se destacou no Gil Vicente, no Varzim e na Académica. Aos 22 anos, finalmente poderemos ver Jonathan Toró na primeira liga. É um médio ofensivo (acaba por ser desviado para as alas) com técnica e capacidade de desequilíbrio. Veremos que papel lhe reserva Natxo González.
Depois de dar nas vistas ao serviço do Leixões, saltou para o Benfica B e agora estreia-se na primeira liga. Bernardo Martins é outro jovem português a aparecer e vale a pena segui-lo no Paços - médio inteligente e criterioso na forma como define (privilegia o jogo colectivo).
Este Famalicão, mesmo com toda a qualidade individual, deixa muitas dúvidas. Ainda assim, o talento do plantel é inegável e Fábio Martins chega como um dos mais cotados. Teve pouco protagonismo em Braga, mas não lhe falta valor para ser a figura dos recém-promovidos.
Talvez um dos "desconhecidos" com mais capacidade de surpreender (e vem de um país que já deu grandes nomes ao futebol português). Bozhidar Kraev, búlgaro de 22 anos, reforçou o Gil Vicente e todo o jogo ofensivo deve passar por ele. Trabalha entre linhas e tem chegada à área.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Tomás da Cunha
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!