, 19 tweets, 5 min read Read on Twitter
Já que hoje começa o mês das bruxas, uma curiosidade a respeito: qual a origem da palavra "bruxa"? Os cognatos (como 'bruja', em castelhano e 'bruèissa' em occitano), só existem nas línguas ibéricas e dialetos do sul da França.
Pela localização geográfica, a suposição mais comum é que a palavra seja de origem celta. Seria derivada de uma hipotética palavra proto-celta 'brixtā', com sentido de 'feitiço' ou 'magia' en.wiktionary.org/wiki/bruxa
Outra hipótese é que seja de origem latina, embora não tenha deixado derivados fora dessa região. Nesse caso, seria derivado do latim 'plusscia' (literalmente, "a que sabe mais"), palavra que só aparece num texto latino, o 'Satyricon' de Petrônio filologia.org.br/textos/bechara…
Adeptas modernas da bruxaria geralmente preferem acreditar nessa segunda etimologia. O mesmo sentido de "mulher sábia" está presente em um sinônimo romano de 'bruxa', que é 'saga' (que nada a ver com 'saga' no sentido de épico escandinavo, porém é cognato de 'sagaz')
A etimologia de "witch", em inglês, também não é ponto pacífico. A forma medieval era wicca, no masculino (daí o nome da religião neopagã moderna) e wicce no feminino. etymonline.com/word/witch
Mas de onde vem 'wicca' ou 'wicce'? Os adeptos modernos querem aproximar a palavra de 'wisdom' ou 'wit' para lhe dar o mesmo sentido de 'sabedoria', mas a origem parece ser o proto-germânico wīhaz, 'sagrado' en.wiktionary.org/wiki/Reconstru…
Um termo alternativo em inglês para 'bruxo' é 'warlock', que significava originalmente 'mentiroso' ou 'traidor' etymonline.com/word/warlock
Em alemão, bruxa é 'Hexe', que tem como cognatos em inglês 'hex', 'enfeitiçar' e 'hag', bruxa (principalmente se velha e feia). São cognatos de 'hedge', 'cerca' ou 'sebe' em inglês, o limiar da área cultivada onde as bruxas encontrariam ervas ou espíritos para suas atividades.
Em francês, bruxa é 'sorcière', a que faz sortilégios - originalmente "ler a sorte".
Em italiano, é 'strega', do latim 'strix', 'guinchante', vampiro imaginário que sugava o sangue das crianças e no qual se supunha que as bruxas se transformavam à noite. Um derivado existe em português antigo como 'estria'.
Em árabe, é 'sāḥira', que vem de saḥara, 'encantar'. Em hebraico é geralmente 'kashaph', que significava originalmente 'rezar' ou 'sussurrar', mas no caso da Bruxa de Endor é 'ba'al ob', 'mestra dos espíritos', ou 'necromante'.
Em sânscrito, a palavra é kṛtí, "fazedora", análoga ao português "feiticeira" (que "faz coisas", "coisas-feitas"). Em mandarim, é wū (cantonês mou), com o significado original de "mulher xamã".
Em japonês é majo (魔 女), literalmente "mulher dos demônios" (não os demônios cristãos, mas os 'ma' ou 'māra', demônios budistas).
"Bruxaria" é mahō ou mahou (魔法), "método dos demônios" e garota é shōjo ou shoujo (少女), "mulher jovem". Logo "mahou shoujo", que geralmente é traduzido como "menina mágica", significa, na verrdade, "jovem bruxa"
Vale notar que na tradição nativa do Japão não existiam "bruxas" propriamente ditas O mais próximo disso eram as miko (巫女), mulheres-xamãs como as wū chinesas, que ainda existem como sacerdotisas de templos xintoístas. O termo "majo" surgiu para descrever as bruxas ocidentais.
Para os japoneses, as "majo" ou "mahou shoujo" são parte de um exótico folclore ocidental, geralmente não levado tão a sério. Mas têm os traços característicos da concepção ocidental - inclusive o "familiar" , mascote que na tradição ocidental era visto como disfarce do demônio
(Vale notar que esses bichos são menos fofinhos do que parecem. Falar de Kyubey seria spoiler, mas Luna, da Sailor Moon, é a clássica gata preta das bruxas europeias e o mascote de Sakura se chama Cerberus - o nome do cão infernal de três cabeças da mitologia grega)
E que na Europa Ocidental, principalmente na Itália, a Inquisição acreditava que a deusa das bruxas era Diana ou Ártemis, deusa da Lua - o que provavelmente influenciou a concepção de Sailor Moon.
Em Portugal e algumas regiões da Espanha, "Diana" se tornou "Jana", geralmente vista como um espírito ou fada que vivia junto às fontes e rios - nome do qual provavelmente deriva "Janaína", um dos nomes de Iemanjá no Brasil.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Antonio Luiz M. C. Costa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!