, 29 tweets, 12 min read
Bora lá juntar em um lugar só imagens icônicas de protestos. Peguei só as da última década, pra focar mais.

Começando com Brasil, 2015. Estudantes protestam contra fechamento de escolas.
Ainda no mesmo protesto. A menina nas fotos se chama Marcela e era uma das lideranças de uma das escolas (o protesto era bem capilarizado, tinha lideranças em cada lugar, etc). Eu amo a cara dela de "não vou largar" nessa foto.
Um casal se beija em meio a protestos em Vancouver, em 2011. O protesto começou porque um time de hóquei de Vancouver perdeu a final do campeonato. Milhares de pessoas quebraram a cidade, o prejuízo estimado foi de 5 milhões, 150 pessoas feridas, quase mil presas e processadas.
Essa parece uma pintura. Palestina, 2018. Protesto contra uma barreira militar colocada por Israel.
Fazendeiros protestam contra a queda dos preços de leite em Bruxelas, 2009. Sim, o rapaz está espirrando leite de vaca no policial.
Uma americana escala o mastro e retira a bandeira Confederada da frente da assembléia legislativa da Carolina do Sul, em 2015. A bandeira é usada por grupos racistas e de extrema direita como símbolo.
Santiago, 2016. Estudantes protestavam contra mudanças no sistema de educação que iriam encarecer mais o ensino superior. Eu amo a cara dessa menina.
Ainda na editoria "menina encarando a polícia" temos aqui uma estudante de São Paulo sem medo de cara feia. Também dos protestos de estudantes de 2015.
Uma manifestante aproveita o escudo do policial pra retocar o batom em um protesto na Macedônia, em 2016. O deboche é importante demais.
Tess Asplund fez frente a 300 manifestantes neo-nazistas na Suécia, em 2016. Depois, falou em uma entrevista: “Foi por impulso. Eu estava muito brava, só fui pro meio da rua. E pensei HELL NO, nenhum nazista vai marchar aqui, não está certo." Que mulher.
Protesto em Baton Rouge, EUA, depois da morte de 2 jovens negros assassinados pela polícia. Ieshia Evans, uma enfermeira, se recusou a sair da rua e calmamente esperou os policias. Foi presa, libertada no dia seguinte, e não foi acusada nem processada. #blacklivesmatter
Uma professora aparentemente consegue intimidar mais de 20 policiais ao mesmo tempo apenas apontando um dedo. Protesto no Rio de Janeiro (a data parece ser 2013, não tenho certeza).
Essa lindeza do Chile, em 2019. <3
Por enquanto é só :)
Em tempo: sabe por que essas imagens são importantes? porque imagens como essas ficam gravadas no imaginário e as pessoas se lembram delas depois. Isso importa.
Muita força numa imagem só. O fogo, a fumaça, a postura, o turbante, o braço estendido, a expressão firme. Greve geral em 2017, no Brasil. (dica da @renata7gomes <3)
@renata7gomes Eu nem sei o que dizer dessa foto. Acampamento Terra Livre, 2017, em Brasília (dica da @rak_zingara <3)
@renata7gomes @rak_zingara Depois que um policial branco foi declarado inocente da morte de um adolescente negro em Ferguson, no Missouri, protestos explodiram por todo o país. Essa foto brilhante foi tirada em St Louis, EUA, 2014. (dica de @chupacabragomes)
Todas essas pessoas e a bandeira Mapuche lá em cima de tudo. Chile, 2019.

(tinha esquecido de colocar antes sei lá por quê)
Vi alguem aqui falando que a foto acima é da @su_hidalgo, no instagram dela tem essa e mais duas fotos tiradas em momentos próximos instagram.com/p/B4EFvVzFcjv/

Vale a pena seguir, ela está postando fotos muito incríveis dos protestos.
A funda parece ser uma arma bem usada na região. Manifestante palestino Saber Al-Ashkar em confronto com forças israelenses, maio de 2018. Fotografia de Mahmud Hams e dica de @piraticus137
Um garoto católico de 15 anos levanta um crucifixo em frente a uma marcha pró-igualdade LGBTQ+, na Polônia, Agosto/2019. A marcha esperou que ele fosse removido pela polícia e seguiu. Não houve violência de parte nenhuma.
(essa dica veio de um cara que fala umas besteiras sobre deus vult e quetais, não vou colocar a @ porque não quero trazer lixo pra timeline. A foto é bonita mesmo. )
Me perguntaram pq coloquei essa foto na thread. É pq o garoto tem direito de protestar, de maneira pacífica, assim como as pessoas da marcha têm direito de estar ali. Democracia é isso: msm se discordar de algo, não podemos proibir (a menos que seja violento, contra a lei, etc)
Mais uma do Chile, dos protestos atuais. Achei num subforum do Reddit que junta fotos que parecem pinturas renascentistas. Não localizei a autoria.
Esta outra parece transmitir todo o cansaço de quem estava lá nas ruas, depois que passou a adrenalina, já no fim do dia. (Dica do @ferdsmg. O original parece ser do @MedelPitbull.)
@ferdsmg @MedelPitbull Corrigindo pra não quebrar a thread: a foto abaixo é dos protestos na Catalunha, que acontecem agora por lá. Fui devidamente corrigida pela @whannellwan e prometo na proxima lembrar de fazer pesquisa reversa de imagens pra ter certeza.
Em 2014, os garis do Rio de Janeiro ficaram 8 dias em greve. Queriam aumento de salário - e conseguiram. Ganhavam R$893, passaram a receber R$1100. A limpeza da cidade levou 3 dias para ser normalizada. Lembrada pela @LilianHonda <3
Abril de 2015: professores organizam ato pacífico em frente à assembleia legislativa contra alterações na previdência estadual. O governo estadual manda a PM. Mais de 200 professores feridos, 8 em estado grave. (dica da @dark_angel6891, tem documentario: )
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Cute but will fight

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!