, 14 tweets, 4 min read
Não dá pra entender como ninguém fez um filme sobre a vida do Meneghetti, um ladrão anarquista que dedicou toda a sua vida a roubar basicamente joias e relógios, por considerá-los "objetos fúteis que só serviam para aguçar a vaidade dos ricos". Sigam o fio.
Gino Meneghetti era um italiano de Pisa que se mudou para São Paulo na juventude. Na Itália era procurado por diversos roubos. Sua primeira prisão foi aos 14 anos e na última tinha mais de 60. Morreu com 88 e passou 40 preso, sendo 15 numa solitária.
Em São Paulo, Meneghetti se dedicou à "arte do roubo" por décadas. Dos anos 20 aos 50, o larápio dilapidou todas as joalherias e palacetes da capital paulista. Foi ladrão até o fim: dias antes de morrer de velho, em 1976, foi pego tentando invadir uma casa.
Foram incontáveis as suas passagens pelos presídios de São Paulo (e também do Sul, onde tentou a sorte quando passou a ser muito visado). Fugiu de quase todos, em fugas tidas como impossíveis. Tinha a inteligência aguçada e a agilidade de um artista de circo.
Em uma de suas fugas mais incríveis, quando estava preso numa espécie de castelo em Florianópolis, escalou a muralha de quatro metros numa distração da guarda e saltou para o mar de uma altura superior a 50 metros. Nadou horas até chegar à praia.
Já ficou preso dentro de um poço com uma grade por cima, de onde nunca ninguém havia escapado. E Meneghetti conseguiu fugir escalando as paredes como um gato e arrancando as grades na unha, durante a madrugada, quando todos dormiam.
Nunca se confirmou com a prisão, por ser contra o encarceramento de seres humanos. Embora não agredisse a ninguém fisicamente, era rebelde e não cumpria ordens. Por isso era sempre enviado à solitária, de onde gritava: "io sono un uomo" (eu sou um homem).
Meneghetti passou 15 anos numa solitária, incomunicável e sem ver a luz do sol. Suportou as piores torturas físicas e psicológicas para confessar crimes que nunca cometeu, como o homicídio de um chefe de polícia. Foi inocentado. Era ladrão, não assassino.
Nunca ficou rico roubando, mas alternava períodos de fartura com outros de dura carestia. Gastava o dinheiro "expropriado" com a boa vida (a qual julgava ter direito) e ajudando os pobres (que considerava vítimas da exploração dos ricos).
Meneghetti era chamado de "gato dos telhados", porque andava sobre eles com agilidade felina e se escondia como rato no forro das mansões. Quando a polícia o cercava, saltava de telhado em telhado até sumir na poeira.
Meneghetti em dois momentos: com e sem bigode. Quando ele ficava manjado de um jeito, voltava a roubar de outro. Por mais ridícula que possa parecer a tática, ela confundia a polícia, pois os homens da época se vestiam como ele e o uso de bigode era comum.
Por fim, Meneghetti com a idade avançada, vagando por São Paulo. Em entrevista ao Pasquim, nos anos 70, disse que nunca se arrependeu e que faria tudo de novo, por convicção. "Não me recuperei porque nada fiz de errado para me recuperar".
Há dois livros que podem ser encontrados na @estantevirtual: o melhor é "Meneghetti - O Gato dos Telhados", do Mouzar Benedito. Mas também vale a pena ler "O Incrível Meneghetti", de Paulo José da Costa Jr, seu amigo e advogado que o defendeu.
Nunca fizeram um longa-metragem sobre a vida de Meneghetti, mas Beto Brant fez um curta (obrigado por lembrar, @gustavo_menezes).
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Bruno Ribeiro

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!