, 10 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
Pelo segundo dia consecutivo o G1 Rio publica matéria sobre o concurso de beleza em um presídio feminino do Rio, no qual foi eleita a presa mais "bela e simpática". A matéria de hoje, segundo a chamada, tem "histórias de superação".
O crime é ameaça diária. Quase 1 MILHÃO de brasileiros foram assassinados nos últimos 20 anos. Todo ano ocorrem quase 2 MILHÕES de assaltos só nas capitais (3 assaltos p/ minuto), apenas 2% são solucionados. Todos já foram vítimas de crime violento. A impunidade é a regra.
Não é coincidência que nas últimas décadas a mídia, a cultura popular e até as universidades vêm promovendo a glamourização e glorificação do crime e dos criminosos.
A mensagem, repetida centenas de vezes por dia, por todos os meios possíveis, é que o criminoso é uma “vítima das circunstâncias”, um “pobre coitado” que “não teve oportunidade”, quase um anjo eternamente à espera de redenção.
“Cadeia não adianta”, diz essa turma. “Prender para que?”, perguntam o Freixo, os jornais e as novelas. Não importa o crime, não importam as vítimas.
O que descrevi acima é a manipulação das ideias da sociedade baseada no conceito da Janela de Overton. Funciona assim: aos poucos, um grupo de indivíduos e entidades vão, dia após dia, transformando uma ideia antes considerada repulsiva e inaceitável em algo normal e rotineiro.
ANTES: O criminoso é responsável por seus atos, e deve ser punido proporcionalmente à ofensa. A punição mais humana é a prisão que, ao mesmo tempo, cobra do criminoso um preço pela ofensa, o retira do convívio social - interrompendo seus crimes - e desestimula futuros criminosos.
DEPOIS: Prender não adianta. O criminoso é a verdadeira vítima. O que o criminoso precisa é de oportunidade. Menos prisões e mais escolas. É preciso acabar com as cadeias. É obrigação do Estado ressocializar o criminoso. O Estado deve criar cotas de empregos para ex-detentos.
Esse processo de manipulação de ideias acontece todos os dias. Ele inclui a apresentação das drogas como um simples item de consumo do jovem moderno e independente. Por isso uma traficante condenada ganha um concurso de beleza no presídio, e é capa de matéria no G1 Rio.
A maioria das pessoas não percebe o que está acontecendo.

Duvido que os próprios jornalistas do G1 entendam o impacto de publicar uma matéria como essa. O impacto é esse:

Um milhão de brasileiros assassinados nos últimos 20 anos.

Um país onde o crime saiu de qualquer controle.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Roberto Motta

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!