, 12 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
A essa altura do campeonato só quem não me conhece tem coragem de me mandar o vídeo do Morgan Freeman. Mas para além do ridículo, tem algo de curioso (e racista) no envio deste video. (continua 👇🏿)
Uma sociedade racista não é necessariamente uma sociedade em estado de guerra. Para além da retórica, a guerra é conflito aberto e com posições de profundo antagonismo. Guerra é desequilíbrio e instabilidade. O racismo funciona quando é possível combinar conflito com estabilidade
Racismo exige controle, estabilidade, capacidade de metabolização e normalização da subjugação do outro. Por isso, é comum que em uma sociedade racista haja espaços para que os racializados falem de si. Isso torna a violência racial algo "normal".
Então é comum que os brancos racistas elejam alguém do grupo racializado, ainda que involuntariamente, para desempenhar o papel de "voz legitimadora da normalidade social". Ou seja, alguém que fale o que eles precisam que seja dito em defesa do sistema.
Neste delírio, o negro que afirma que não há racismo ou nega a consciência negra teria "autoridade" para falar. O negro, nesses casos, não tem autoridade, mas tem "autorização" dos racistas para falar apenas o que eles querem ouvir. Confunde-se autoridade com autorização
A luta antirracista abriu à força seus espaços. A forma de bloquear tais espaços é deslegitimar a fala e a ação dos que denunciam e agem contra o racismo. Nada melhor do que um "negro autorizado" para fazer isso, ainda mais se ele for famoso e respeitado em seu grupo.
Morgam Freeman é perfeito para essa operação. É negro, ator de respeito e estrangeiro. Por isso recebe autorização dos brancos que repetem à exaustão o que ele diz, por mais equivocado que ele esteja.
O aspecto curioso e racista é o fato da escolha de Freeman como porta voz da consciência branca. Por que não ouviram o que Harry Belafonte tem a dizer? E Denzel Washington? Viola Davis? Ao contrário desses, Freeman foi autorizado a se pronunciar sobre este tema por quem manda.
E no Brasil a coisa fica ainda mais nitida. Ninguém perguntou ao ator Lázaro Ramos o que ele acha sobre isso. Claro que não, pois ele não caberia nesse papel. O racismo exige que sobre ele se fale do jeito que ele mesmo quiser.
Os negros e negras que poderiam falar sobre o tema na perspectiva brasileira porque estudam e militam são convenientemente esquecidos. Ou alguém acha que o Freeman pode falar de racismo com mais autoridade que Sueli Carneiro?
Portanto, o branco que envia videos do Freeman falando sobre Consciência Negra não merece consideração. Ou é incauto, racista ou ambos. E se for negro é um desorientado que precisa tomar prumo na vida.
Se quiser me mandar coisas do Freeman aceito Blue-Ray de "Um sonho de liberdade", "Seven" ou "Brubaker". Gosto de vê-lo com autoridade e não como negro autorizado.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Silvio Almeida

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!