, 8 tweets, 2 min read Read on Twitter
Um thread: sim, o direito penal e o processo penal são empecilhos porque existem justamente para impor limites ao poder punitivo do Estado, e não para liberar geral a violência. A violência não precisa de permissão, porque quem tem poder não precisa pedir licença.
Nos séculos XVII e XVIII, a filosofia política fixou, em primeiro lugar, a ideia de que o poder do Estado é legítimo quando baseado na razão dos indivíduos - e não na Providência divina - e, em segundo lugar, no compromisso com a proteção da liberdade.
A construção ideológica da modernidade repousa, portanto, no argumento de que a liberdade é o fundamento último da vida política, de tal sorte que o poder estatal, inclusive o poder punitivo, só se legitimaria se exercido dentro dos limites da legalidade.
O direito penal e o processo penal são formas de racionalização e legitimação do poder punitivo, justamente porque o limitam. Fora de tais limites não há espaço para coisas como advocacia, ministério público, magistratura ou polícias. Tem-se apenas selvageria pura e simples.
Em momentos de crise, a disputa entre diferentes grupos pelo poder do Estado e pelo controle dos fundos públicos faz desmoronar os frágeis limites da legalidade. A legalidade se torna um problema que precisa ser contornado ou eliminado, pois a luta obedece mais a regras.
No contexto da crise, dois pilares básicos do constitucionalismo são destruídos: as liberdades individuais e os direitos sociais. O primeiro pilar, com o avanço do Estado penal e com a retirada das garantias do processo; o segundo pilar, com as medidas de austeridade.
Austeridade - cortes no financiamento dos direitos sociais - e autoritarismo frequentam as mesmas festas e dançam de rosto colado. Assim, a legalidade torna-se mera forma de organização da matança de pobres, de minorias, de quem não pode consumir, e no limite, de opositores.
Portanto, o projeto anticrime e as "reformas estruturais" da economia são a expressão atual do que Mbembe chama de necropolítica: o governo que se faz com a prioridade da morte sobre a vida.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Silvio Almeida
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!