My Authors
Read all threads
Confesso que tenho admiração pelo Gustavo Franco. Além de ser um dos criadores do Plano Real, é um economista erudito e escreve textos sempre muito claros.

Mas frequentemente discordo dele. Ontem, isso aconteceu quando li sua coluna do @Estadao. (1/n)
Na coluna, Gustavo Franco afirma que "o investimento público tem de morrer para que o investimento privado tome o seu lugar". Para quem tiver curiosidade, segue o texto aqui no link abaixo: (2/n)

economia.estadao.com.br/noticias/geral…
Em seguida, ele diz que: (i) o dinheiro acabou; (ii) a capacidade de execução de obras públicas colapsou; (iii) governantes não querem criar novas estruturas que vão elevar os gastos correntes.

Acho discutíveis esses três pontos. (3/n)
Sobre o dinheiro acabou, essa não é uma situação estampada em pedra. É possível criar regras fiscais responsáveis com "sobra" de recursos para investimento. O texto para discussão de Fabio Giambiagi e @gtinocolh, p. ex, cria um corredor possível para o investimento público. (4/n)
Sobre a capacidade de execução de obras públicas ter colapsado, eu acho isso curioso. Não dá para mudar? Por que funciona em outros países ou mesmo em alguns estados brasileiros, mas no Brasil - por alguma razão desconhecida - é impossível melhorar? Não compro! (5/n)
Sobre governantes não quererem investir, tenho minhas dúvidas sobre a validade da afirmação. Políticos têm incentivos a investir porque isso traz benefícios eleitorais e porque, dados os mandatos curtos, os gastos correntes muitas vezes ficam para os próximos governantes. (6/n)
O artigo também dá a entender que investimentos público e privado são substitutos e não complementares. Se forem substitutos, o investimento público "expulsaria" o privado (crowding out). Se forem complementares, o público estimularia o privado (crowding in). (7/n)
Não é um assunto simples desvendar se o investimento público gera crowding in ou crowding out. É possível que determinados investimentos públicos expulsem investimentos privados, enquanto outros investimentos públicos estimulem investimentos privados. É o famoso "depende". (8/n)
Também é possível que, no curto prazo, o investimento público pressione a demanda agregada, forçando o BC a aumentar juro, reduzindo o investimento privado. Mas no longo prazo, a maior disponibilidade de infra pode elevar o PIB potencial e a produtividade, reduzindo preços (9/n).
Olhando para os dados, temos que a correlação entre investimento público e privado no Brasil é bem alta (71%) desde 1994. Mas isso é só correlação. É preciso ir além para descobrir o que queremos (causalidade) (10/n).
Olhando para os artigos mais recentes sobre o assunto, temos evidência de efeitos de "crowding in" na economia brasileira, vide paper de Reis, Araujo e Gonzales (2019) no Journal of Economic Issues para o período 1982-2013 (11/n).

tandfonline.com/doi/abs/10.108…
No mesmo sentido, artigo da minha querida ex-professora Viviane Luporini, apresentado na ANPEC de 2008, sugere resultados na mesma linha (crowding in). (12/n):

s3.amazonaws.com/academia.edu.d…
Por alguma razão (seja por questões de identificação ou por mudanças na postura do Estado ao longo do tempo), parece que transitamos de evidência de "crowding out" no passado mais longínquo (papers da década de 90) para evidências de "crowding in" no passado mais recente (13/n).
Paper publicado hoje na @nberpubs, de grandes economistas como @AIzquierdoIDB e Carlos Vegh, sugerem que o multiplicador do investimento público é maior em contextos em que o estoque de capital público é baixo (em linha com a teoria). (14/n)

nber.org/papers/w26478?…
No caso brasileiro, desconheço estimativas de estoque de capital público, mas o Claudio Frishtak tem estimativas do estoque de capital de infra (cerca de 35% do PIB), muito abaixo do padrão mundial (entre 50% e 70% do PIB). Isso sugere a possibilidade de alto multiplicador (15/n)
Em suma, discordo que "o investimento público tem de morrer para que o investimento privado tome o seu lugar". Me parece refletir uma visão de mundo do autor. O investimento público parece importante para o investimento privado! (n/n)
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Ricardo Barboza

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!