My Authors
Read all threads
Thread sobre meu artigo hoje no @valoreconomico, em parceria com a Daniela Campello (FGV e ex-Princeton).

Qual a importância dos preços das commodities para a economia brasileira? Quais as suas consequencias políticas?

mobile.valor.com.br/opiniao/640213…
1- a correlação entre crescimento do índice CRB de preços de commodities e do PIB brasileiro é enorme: 75%!
2- Testes de causalidade de Granger sugerem que há precedência temporal dos preços das commodities para o PIB (uma vez que commodities são determinadas globalmente e o Brasil é pequena economia aberta).
3- modelos simples de vetores autorregressivos (VAR) e modelos um pouco complicados (LBVAR) sugerem efeitos positivos e estatisticamente significativos dos preços das commodities sobre o PIB brasileiro.
4- vários artigos acadêmicos sugerem que as commodities são fundamentais para países exportadores de commodities, incluindo o Brasil. Para ficar em apenas dois exemplos.

lacer.lacea.org/handle/1234567…

sciencedirect.com/science/articl…
5- isto posto, quais seriam os mecanismos de transmissão? Nossa resposta aqui é mais especulativa (as evidências são menos claras sobre isso). Pode ser via aumento de liquidez e crédito, Q de Tobin, câmbio (balanço de empresas, barateamento de BK importado), fiscal e monetário.
6- o fato é que a correlação positiva da FBCF com preços de commodities é imensa. O mesmo ocorre com o consumo (privado e do governo) e também com as exportações. Via vários componentes da demanda, as commodities afetam o PIB do Brasil.
7- como o PIB é muito afetado, a política também é. Como diria um antigo assessor do Bill Clinton, “it’s the economy, stupid”. No nosso caso, poderíamos falar: “it’s the international economy, stupid”. (Ps: quero chamar ninguém de estúpido, é só uma brincadeira com as palavras).
8- Um modelo que se propõe a medir o impacto de fatores externos (como preços de commodities) na popularidade de presidentes brasileiros revela que aumento de um d.p. no índice que combina fatores externos aumenta a popularidade presidencial em até 15 pontos percentuais.
9- O impacto da variação desses preços também afeta resultados eleitorais. Examinando as eleições na América Latina, estimamos que num cenário de altos preços de commodities, a probabilidade de que um presidente se reeleja é 35% mais alta do que em cenário externo desfavorável.
10- Presidentes que governam em períodos de altos preços de commodities também têm probabilidade muito mais alta de terminarem seus mandatos. Essa conclusão é baseada na observação de como terminaram 162 presidências na América do Sul entre 1960 e 2018.
11- Isso sugere que eleitores respondem aos efeitos de ciclos de preços de commodities sobre a economia, ainda que não saibam disso. Em períodos de alta, presidentes são mais populares, têm maiores probabilidades de serem reeleitos e transições regulares de poder são mais comuns.
12- Períodos de queda de preços, por sua vez, estão frequentemente associados a governos impopulares, com poucas chances de reeleição e mais sujeitos a golpes, impeachments e outras transições irregulares.
13-Do ponto de vista político, estas evidências apontam para a dificuldade de eleitores de distinguir sorte - boa ou má, representada por choques externos - de mérito ao selecionar seus governantes.
14- Sendo assim, governantes são frequentemente premiados com alta popularidade e sucesso eleitoral não necessariamente por adotarem boas políticas, mas por estarem "no lugar certo, na hora certa”. Os incentivos negativos que isto acarreta são inúmeros e merecem ampla discussão.
15- não controlamos os ventos que vêm de fora, mas podemos ter algum controle sobre a forma como esses ventos nos afetam. Será que não há desenhos de política econômicas que possam minimizar o dano econômico e político das flutuações nos preços das commodities?
16- o Chile, por exemplo, adota metas de superávit primário estrutural há anos. Curiosamente, é o único país da América Latina em que a relação entre preços de commodities não é clara.
17- Para maiores informações sobre as consequencias políticas das commodities, seguem dois papers da Daniela com Cesar Zucco Jr sobre algumas destas questões políticas:

journals.uchicago.edu/doi/abs/10.108…

professor.fgv.br/sites/default/…
18- Em suma, a importância das commodities é imensa. E é um tema muito pouco explorado no debate público. É como se ignorássemos uma das locomotivas do nosso trem sem saber que, às vezes, dentro dessa locomotiva senta o piloto.

O que estamos esperando para começar esse debate?
Para quem não tem acesso ao jornal, segue o artigo completo abaixo:
@tabataamaralsp , @rigoni_felipe , @Sen_Alessandro , @acreditobr , talvez possa interessar.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Ricardo Barboza

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!